Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Reportagens

Nós também somos artistas

Joinville - Os alunos da 8ª1 e 1ºs anos 1, 2, 3 e 4, da EEB Giovani Pasqualini Faraco tiveram a oportunidade de conhecer e estudar o artista joinvilense Amandos Sell, durante as aulas de artes da professora Estela Maris Pereira de Souza.
 
 
 

 
Com a intenção de explorar a cultura germânica e as casas Enxaimel, presentes nas obras do artista, a professora propôs aos alunos que pesquisassem sobre sua vida e obra.
Já com conhecimento adquirido com as pesquisas, fizeram uma releitura livre de algumas obras do artista. Em seguida, ensinou técnicas de desenhos de paisagem, como posicionar os elementos, coordenação motora, composição da obra, importância das cores, interpretação de obras de arte.
 
 
 
A etapa seguinte foi aplicar as técnicas aprendidas. “O forte do Amandos Sell é o pontilhismo, pequenos pontos coloridos que formam diversas áreas cromáticas de um quadro. Enfatizamos a importância das cores, também relevante na obra do artista”, explica a professora.
No dia 11 de outubro, Amandos foi convidado para um bate papo. Os alunos tiraram dúvidas e conheceram os detalhes das obras mais famosas e sobre a técnica pontilhismo.
 
 
 
A aluna Thainá Tamara Koerner, do 1º01, presenteou o artista com uma caricatura dele, desenvolvida também em sala de aula, com orientação da professora de artes.
E durante as últimas semanas do mês de outubro, as obras dos estudantes ficaram expostas em um shopping da cidade.