Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Reportagens

Recital e contação para desenvolver a oralidade

Desenvolvido desde 2008, o projeto já é um sucesso na EM Dr. Hans Dieter Schimidt.

 

Joinville - Nos dias 16 e 19 de novembro, a EM Dr. Hans Dieter Schmidt, localizada no Jardim Paraíso, realizou a segunda etapa da Semana de Socialização de ideias e práticas pedagógicas.


A segunda etapa do projeto sequências didáticas, envolveu  os alunos de 1º a 5º ano em recital de poemas, contação de histórias, dramatizaram contos infantis, desfiles e, uma aula sobre a dengue.
O projeto visa a levar os à produzir e compreender textos e a desenvolver a oralidade de forma seqüencial. O conteúdo aprendido em um ano é a base para os estudos do ano seguinte.
Em sala, contos dos irmãos Grimm, de fadas, de aventura, de assombração e lendas foram utilizados como ferramenta didática.
Cecília Meireles e escritores joinvilenses também foram lembrados.
A Semana de Socialização é a culminância do estudo da oralidade e os alunos maiores apresentam suas descobertas para os menores, seja em forma de teatro, contos ou narrações.


Homenagens

Alunos desfilaram com objetos que simbolizavam a influência da cultura negra nos costumes brasileiros.


Em paralelo, foram trabalhados aspectos das origens africanas do Brasil, uma referência ao dia da Consciência Negra, 20 de novembro. O desfile com roupas e objetos africanos, capoeira e a apresentação de biografias dos seus descendentes mais famosos foram algumas das atividades. O Coral Saber e Acontecer, formado por alunos, apresentou a música africana Siayamba.


Contra a dengue


O 5º ano promoveu uma aula expositiva de combate a dengue, para todos os alunos de 1º a 4º ano. Através de textos informativos, mostraram aos colegas os principais aspectos da prevenção e tratamento da doença.

 

Edição nº243 - Novembro/2010