Jaraguá do Sul – Durante o primeiro semestre, 208 estudantes do 6º ao 9º ano, de 12 escolas municipais participaram do projeto Robótica Educacional, promovido pela Secretaria de Educação da cidade.
O projeto promoveu o estudo de conceitos multidisciplinares incentivando a autonomia e a criatividade dos estudantes, através da construção de um protótipo robotizado, com o Kit Lego Educacional e o software Robobab.
Para orientar os alunos na confecção dos protótipos, os professores receberam uma capacitação, ministrada pelo doutor em informática na educação Daniel de Queiroz Lopes, em 2009.
Tecnologia e educação
Durante cinco meses, os alunos pesquisaram, projetaram e montaram os seus próprios protótipos robotizados. A socialização dos trabalhos aconteceu em julho.
Plataformas de acesso para cadeirantes usuários de transporte coletivo, carro de transporte de animais, esteira separadora de lixo reciclável, cadeira de rodas para deficientes visuais, entre outros protótipos surpreenderam pela criatividade e conhecimento aplicado.
“A relação tecnologia e escola esteve sempre presente. Os alunos construíram um protótipo do sistema solar, aprendido nas aulas de geografia. Já o Robô Feliz, que através de luzes demonstra sensações de alegria e tristeza, está associado às aulas de ciências”, explica uma das coordenadoras do projeto, Leila Portz da Silva.
Cada escola participante elegeu um protótipo para representá-la na Feira de Matemática da cidade, que acontece em 17 de setembro, na EMEF Albano Kanzler.
“Os temas foram escolhidos pelos alunos de forma bem diversificada, mas dentro de uma linha pedagógica, alinhando o conteúdo técnico, que faz parte do intuito do projeto, com o cotidiano aprendido dentro de sala de aula”, declara Leila.
Materiais alternativos
Na EMEF Anna Töwe Nagel, além do kit foram utilizados outros recursos, como projetor de slides, filmadora, máquina fotográfica, notebook, garrafas de plástico, caixas e brinquedos.
O projeto selecionado para representar a escola, de autoria dos alunos Maicon S. de Souza, Débora P. Soares e Adriano S. Filho, do 8o ano, é uma esteira separadora de lixo orgânico e lixo reciclável. A separação é feita através de um sensor de luz que identifica e separa o lixo, facilitando o trabalho nas empresas e dando um destino correto ao material.
“O curso de robótica foi de grande importância para o nosso grupo, não só pela pesquisa, mas pela dedicação, cooperação e união. Além de campões estamos muito realizados”, comentou Maicon.
O segundo grupo de robótica, com 11 escolas participantes, teve início na primeira semana de agosto. No total, 265 alunos participam desta nova etapa.