Educação ambiental biológica - Autopoesis

Imprimir

     Uma simples observação sobre as ações e atos do dia a dia das pessoas, mostra que nem mesmo os ambientalistas, ou os professores, que têm conhecimento e informação,  mudam as opções de consumo, abrindo mão daquilo que julgam seu por direito, em função do ambiente e do outro, já que todos temos um único ambiente: o planeta terra, este que está pedindo socorro.

     Por esta razão, a educação ambiental precisa ser trabalhada biologicamente, num processo cognitivo que trabalha com as emoções, a ética, os valores e a espiritualidade, que trabalhe a complexidade do ser humano. Porque também depois que os alunos ou mesmo o adulto interiorizar essa visão, interioriza também a mudança de comportamento e muda a realidade.

     Portanto, precisamos de uma educação de reflexão ética, de formação de novos valores e precisamos não buscar a mudança de hábitos, mas para a mudança de nossa consciência em relação ao outro. Para que a gente não se veja como diferentes, mas como parceiros, responsáveis e convivas deste planeta que é o mundo em que vivemos, pois todos temos uma relação de interdependência com todos e com a Terra.