Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Secretários da Educação

Conheça os novos secretários de educação - Região Norte

A maioria dos municípios brasileiros está sendo administrada por novos prefeitos  auxiliados por novos secretários, desde o início deste ano. Muito rapidamente, descobriu-se que há muito a ser feito e os novos secretários de educação tem sob sua responsabilidade, mais do que aumentar o número de vagas nas unidades de educação infantil e escolas de Ensino Fundamental, a principal meta, como no restante do país, é melhorar a qualidade de ensino.
A administração do corpo docente é também um grande desafio, na medida que a formação acadêmica não tem proporcionado os conhecimentos mínimos necessários à prática docente eficiente.
Deste modo, além de administrar a secretaria, provendo as unidades escolares de estrutura física e humana, as novas gestores e gestores precisarão promover uma série de atividades visando a capacitação e motivação permanentes dos professores.  
A partir desta edição, o Jornal da Educação pública, um breve perfil dos profissionais que estarão à frente da maior pasta dos municípios, nas regiões de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul/Mafra  e Timbó, nas quais o JE atua com mais intensidade.

Araquari - Secretária: ROSE CLÉIA F. VIGOLO

 Perfil: Administradora Escolar efetiva da EEB Almirante Boiteux, com 18 anos de atuação. Especialista em Interdisciplinaridade. Pedagoga, atuou também como professora de séries iniciais, Ensino Fundamental e Médio e atualmente é professora de Ensino Superior  e  Mestranda em Educação pela FURB.

Metas:
I - Dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido na rede municipal melhorando ainda mais o qualidade do serviço educacional. 
II - Ampliar o número de vagas possbilitando o atendimento das 350 crianças de 0 a 5 anos que ainda estão fora escola.
III -  Implementar coordenadorias para Educação Infantil e Educação Inclusiva.
IV -  Firmar parceria criando atendimento direto para os jovens e adultos entre 18 e 29 anos do município completarem a escolaridade básica.

Ação imediata: Criação de seis turmas de 1º e 2ºAnos na EM Francisco Jablonsky para atender a 180 novas crianças. Até setembro, quando devem estar concluídas as novas oito salas de aulas, com verba resultado de parceria com o governo do estado, os estudantes frequantarão as aulas no turno intermediário.

 

Balneário Barra do Sul - Secretário: CURT NASS

 Perfil: Professor do curso Técnico em Metalurgia. Atuou na Escola Técnica Tupy. É líder comunitário.

Metas:
I - Implementar um novo modelo de educação na rede municipal de modo a sair da última posição no IDEB entre os municípios da região.
II- Promover a integração entre os profissionais da educação, oferecer cursos de capacitação e ajudar os professores para conseguir melhorar a qualidade do ensino.
III -  Nuclear as escolas da rede, centralizando o ensino fundamental em uma grande escola, provavelmente a Costa do Sol, que funciona em espaço alugado, mas já está em construção.
 
Ação imedita:  Reforma total do Nucleo de Educação Infantil e implementação do ensino de 9 anos na rede municipal (inclusive séries finais, atualmente oferecidas somente na escola da rede estadual).   -

Campo Alegre - Secretária: ANGELA  A. R. HÜBNER

 Perfil: Professora licenciada em Ciências Biológica. Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática.   Professora com 16 anos de experiência em sala de aula e diretora da EBM SOPHIA SCHWEDLER (São Bento do Sul), por dois anos.
 
Metas:
I- Implantar  oficinas de dança e informática e aprimorar a oficina de coral, no contra-turno para os alunos do Ensino Fundamental.
II- Reorganizar o Sistema Educacional, revisar os regimentos internos, criar os Projetos Políticos Pegagógicos-PPP e Conselhos Deliberativos das unidades de ensino da rede;
IV- Iniciar a Agenda 21 nas unidades;
V- Construir a nova EMEB Maria José Duarte Silva Bernardes, orçada em Mais de  R$ 1.000.000,00 Para Atender O Ensino Fundamental Que Passará Da Rede Estadual Para Minicipal;

Ação imediata: Criar oficinas no contra-turno

Garuva - Secretária: MÁRCIA A. CORRÊA

 Perfil: Graduada em Pedagogia-Orientação Escolar pela Associação Catarinense de Ensino - (ACE). Especialização em Psicopedagogia. Professora, Orientadora Educacional, Secretária e Diretora de escolas por cinco anos e Secretária de Educação desde outubro de 2007.

Metas:
I - Implementar ações em vista de melhorar a qualidade do ensino, garantindo a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todos os alunos,  visando a inclusão social.
II - Promover os encontros de revisão e aprovação do Projeto Político Pedagógico -PPPs das unidades de ensino da rede municipal.

Ação imediata: Visitar as escolas, juntamente com a equipe pedagógica para entrevistar alunos e professores, ouvir os pais e a comunidade.

Itapoá - Secretária: VALCI TEREZINHA DE SOUZA

 Perfil: Graduada em Pedagogia. Especialização em Pré-escolar e Séries Iniciais. Professora de séries iniciais com 10 anos de experiência. Administradora Escolar efetiva da Secretária Municipal de Educação há 11 anos.

Metas:
I - Ampliação do número de vagas nas creches visando atender a todas as crianças de 0 a 3 anos (atualmente há 50 em lista de espera).
II- Construção do Centro de Alimentação e Distribuição da Merenda Escolar.
III- Adequar o Plano de Cargos e Salários dos professores do Ensino Fundamental, à nova legislação que prevê Piso Nacional e 33% de hora-atividade.
IV - Implantação do Sistema de Avaliação da rede municipal, realizando avaliação por diagnóstico para detectar fragilidades e intervir para garantir a melhoria da qualidade do ensino.

V - Promover a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Ação Imediata:Climatizar duas salas de aula, em caráter experimental, para avaliar a relação custo x benefício em compração com o uso de ventiladores, considerando também a saúde e aprendizagem de alunos e professores.

Joinville - Secretário:  MARCOS A. FERNANDES

 Perfil: Graduado em História com 20 anos de experiência como professor da rede pública e particular. Vereador por dois mandatos, reeleito para o terceiro. Foi presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Joinville.

Metas:
I - Reformar e ampliar a rede física.
 II - Melhorar o desenpenho nas provas nacionais;
 III - Zerar o analfabetismo.
 IV -  Adequar os salários e horas atividades à Lei do Piso do Magistério, valorizando os profissionais.
V - Eliminar o turno intermediário.
 VI -  Ampliar o número de vagas na educação infantil e no ensino profissionalizante.

Ação Imediata: Sanar problemas na estrutura física das unidades escolares para garantir o reinício das aulas.

Rio Negrinho - Secretária:  FÁTIMA  A. MASUTTI

 Perfil: Professora de história, pós-graduada em Avaliação e Gestão Escolar. Professora e diretora de escola, com 25 anos de atuação na rede pública de ensino.

 Metas:
I - Dar continuidade aos trabalhos do PDE/Plano de Desenvolvimento da Escola.
II - Firmar parcerias com a comunidade visando a promoção de projetos socioculturais e ações educativas.
III - Zelar pela transparência da gestão pública na área da educação.
IV - Acompanhar as políticas públicas na área da educação e garantir condições de continuidade das ações institucionais.
V - Elaborar, divulgar e trabalhar na escola e na comunidade os dados relativos à área da educação com ênfase na  elevação do IDEB.

Ação Imediata:  Reconhecimento e adequação da estrutura física e de pessoal  da Secretaria da Educação visando o cumprimento do calendário escolar.


São Francisco do Sul - Secretária: SAMIRA S. POSSAMAI

 Perfil: Orientadora Educacional, com pós-graduação na área. Tem 32 anos de atuação na rede estadual de ensino. Diretora de escola por 10 anos.

Metas:
I- Implementar projetos especiais de Educação Inclusiva  na rede municipal, implantação da coordenadoria e contratação do segundo professor, aperfeiçoamento dos professores que atuarão diretamente em sala de aula.  
II -  Implantar um projeto de trabalho diferenciado de ensino nas turmas de seis e sete anos.
III - Criar espaço físico em cada unidade escolar e firmar parcerias com instituições privadas e públicas com vistas a oferecer atividades no contra turno, possibilitando a permanência dos estudantes de  6 a 14 anos em turno integral na escola.
IV - Ampliar os projetos de inclusão digital

Ação Imediata: Implantar a coordenadoria de Educação Inclusiva-Especial. Contratar os profissionais e preparar a estrutura física e de pessoal para atender às cerca de 200 crianças de 5 anos, transferidas dos CEIs da rede estadual para a rede municipal.

São Bento do Sul - Secretária:SALETE B. SPITZNER

 Perfil: Professora de educação infantil, ensino fundamental, médio, profissionalizant e EJA. Atou também como diretora de escola nas funções administrativas e pedagógicas, com 30 anos de experiência em magistério.

Metas:
I - Ampliar a oferta de vagas da educação infantil e creches visando atender à demanda.
II -  Capacitar os professores, implantar  e acompanhar novos projetos visando melhorar a qualidade de vida dos alunos, professores e seus familiares.
III - Firmar parcerias com outras secretarias, proporcionando ao cidadão cultura, conhecimento e lazer.
IV -  Pesquisar, estudar e efetivar uma proposta de ensino para o Município.

Ação Imediata: Reorganizar a estrutura física e de pessoal das unidades escolares e da SEMED visando garantir o cumprimento do calendário letivo de 2009.

 

Login Form