Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Secretários da Educação

ITAPOÁ-Diminuir a distância entre o que se quer e o que se faz (JE270)


“A educação está fundamentada sobre três pilares: escola, família e sociedade. Se um pilar se desequilibrar, derruba os demais”.  
 
A Secretária de Educação, Terezinha Fávaro da Silveira é graduada em pedagogia, com habilitação em orientação educacional e pós graduada em psicopedagogia na escola.  A pedagoga iniciou sua atuação na rede estadual de ensino em 1985 e, desde 1991 trabalha também na rede municipal, onde foi professora de séries iniciais. 
Sua experiência em gestão educacional inclui a atuação como Supervisora Geral das escolas da rede municipal e gestora da Pré-Escola Gente Feliz, por quatro anos.   Desde 2004, atua como coordenadora pedagógica na SEC.   

  
“Acredito que é possível, em contato com os alunos, pais e profissionais da educação, todos os dias, percorrer caminhos e atalhos em busca de melhorias contínuas no atendimento às necessidades dos alunos”, registra Terezinha. 

No dia quatro de março foi lançado o programa  “Itapoá- diminuir a distância entre o que se quer e o que se faz”.  Gestores, equipe gestora, secretários de departamentos, prefeito, vice-prefeito e coordenadores pedagógicos foram os primeiros a conhecer em detalhes o programa que norteará todas as ações da Secretaria de Educação de Itapoá nos próximos anos. 
Entre as ações do programa, está a ativação do Portal do Aluno, possibilitando aos pais o acesso ao sistema EVN (Escola Via Net) para acompanhar a vida escolar de seu filho. O EVN é mais um dos instrumentos utilizados para monitorar a freqüência dos alunos. Os pais terão também o auxílio da Escola de Pais.  
O Programa Produção de Material Didático e um amplo programa de formação continuada devem auxiliar os professores no seu fazer pedagógico. 
Estes programas devem contribuir para  a implementação da proposta curricular de Itapoá e do programa de Acompanhamento nas Escolas. Foi criado, também, o Centro de Formação para professores, gestores e equipe gestora da SEC.  
Diversas obras estão em andamento nas unidades escolares e no Centro de Alimentação Escolar (que fornece merenda a todas as unidades). O objetivo é melhorar o ambiente de trabalho e as condições de aprendizagem dos alunos.
 
Melhor o IDEB

Ainda neste ano de 2013, os alunos dos 5º e 9º anos terão aulas de reforço escolar. Esta é uma das estratégias para melhorar a aprendizagem e o desempenho destes estudantes na Prova Brasil, cuja nota é usada como base para cálculo do IDEB da rede municipal. 
E para melhorar o ambiente de trabalho e estimular a leitura estão sendo adquiridos  livros de literatura e materiais didáticos, bem como continuam as obras de reforma e  construção de salas de aulas, parques infantis e quadras esportivas. 
De olho na demanda por vagas na educação infantil e ensino fundamental, Terezinha pretende construir uma “Mega creche” na localidade de Itapema e aumentar o número de ônibus, bem como adequar a lei e o transporte escolar à realidade do município. 
 
Habilidades e competências 

Dentre os objetivos do programa “Diminuir a distância entre o que se quer e o que se faz”, no que tange à formação de professores,  está o de criar uma rede de formadores, gerenciada pela Secretaria de Educação, que por meio da gestão democrática das unidades de ensino, garanta  condições dignas de trabalho e ambiente escolar adequado para a melhoria da qualidade do ensino.
A equipe pedagógica da secretaria fará avaliações de aprendizagem, como forma de verificação das habilidades e competências dos alunos. E, a partir de 2014, a avaliação institucional passará a mensurar o desenvolvimento e alcance das  ações administrativas e pedagógicas das unidades escolares.

JECC IV - 2022