Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Indaial

EJA - Integração promove a inclusão social (Edição 2007)

     A coordenadora da EJA, professora Aurora Antunes Coelho, explica que o  EJA-Integração é um programa de inclusão social desenvolvido pela Secretaria desde 2001. O objetivo é possibilitar o retorno aos estudos das pessoas que foram privadas deste direito na idade própria. Em 2006, 318 estudantes participaram do programa que é desenvolvido nas escolas da rede municipal.

     Os conteúdos pedagógicos e a didática de ensino foram desenvolvidos e são aperfeiçoados constantemente para atender aos jovens e adultos de Indaial em suas necessidades específicas. Os estudantes participam de diversas atividades diferenciadas, como aulas de informática, laboratórios e oficinas pedagógicas e eventos culturais.

     O ingresso no programa é feito no início ano letivo. Jovens e adultos maiores de 16 anos podem fazer a matrícula na Secretaria de Educação ou nas escolas municipais, até o dia 23 de fevereiro. As aulas começam no dia 12 de março.

     Além das aulas regulares, a EJA-Integração aplicou, para mais de mil inscritos, nos dias 18 e 19 de novembro de 2006, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos- ENCCEJA - prova que concede certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio a quem obtém uma nota mínima estipulada pelo MEC. 

     O resultado do ENCCEJA será publicado a partir de primeiro de fevereiro na página do INEP (www.inep.gov.br), na página da prefeitura (www.indaial.sc.gov.br). Caso não tenha acesso á Itnernet, o candidato poderá verificar seu desempenho na própria Secretaria de Educação. Em todo o estado de Santa Catarina somente as secretarias de Indaial e Bombinhas aplicaram o Exame.

Login Form