Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Indaial

Programa desenvolve o gosto pela leitura (Edição 2007)

Em 2002, um grupo de 25 professores da rede municipal participou do Encontro do Proler – Programa Nacional de Incentivo à Leitura e neste encontro a professora de Língua Portuguesa Rosana Cristina Bonessi, foi eleita representante de Indaial no Proler Regional.

A participação no grupo levou à percepção de que os profissionais que atuam nas escolas da rede municipal tinham consciência de que a leitura e a biblioteca são importantes no processo de formação de leitores, mas que não havia projetos sistematizados para o desenvolvimento do gosto e do hábito da leitura nos alunos.
Iniciou-se, então, um trabalho de formação dos profissionais da educação. A primeira oficina, sobre acervo literário, envolveu as diretoras de escolas e coordenadores de unidades, “porque são elas que estão à frente dos trabalhos, devem organizar o movimento em prol da leitura dentro da escola, recebem os vendedores e adquirem as obras literárias”, explica a professora Rosana. O objetivo foi orientar sobre como reconhecer uma obra literária de boa qualidade.

Após esta oficina, teve início a qualificação do acervo literário das unidades de ensino e a disponibilização das obras para toda a comunidade escolar, na biblioteca. Nas escolas em que não havia biblioteca, foram organizados espaços de leitura.
Este foi o passo inicial para implementação de um projeto de incentivo à leitura em toda a rede municipal de ensino.

“O livro é para ir para a mão dos alunos, reforça a professora Rosana.  Em seguida, teve início a formação dos professores por meio de oficinas. Em 2005, com o programa já consolidado, criou-se o evento Leitura, Literatura e Lazer na Praça. Em 2007, o evento será no dia 10 de outubro, na praça da Prefeitura.
Trata-se de um espaço de confraternização e socialização, no qual as escolas e unidades de ensino mostram, no varal literário, trabalhos relacionados à leitura; há atividades de lazer, espaço de leitura e é montada uma feira de livros.

Login Form