Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Garuva

O Dia da Mata Atlântica marcou o início das atividades (Junho/2010)

Neste ano, a Prefeitura Municipal de Garuva por intermédio da Secretaria Municipal de Saneamento Ambiental e da Secretaria Municipal de Educação por meio do Projeto de Educação Socioambiental Ser Cidadão coordenou, de 31 de maio até quatro de junho, as atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente. 

No dia 27, o Dia da Mata Atlântica, as escolas realizaram inúmeras atividades pedagógicas promovendo discussões sobre a real situação da Mata Atlântica, um dos biomas ainda existentes e que precisa ser preservado. 
Neste ano, o tema “Plantando Vida” promoveu reflexões sobre a importância de se cuidar do ambiente da escola e seu entorno,  de promover o desenvolvimento sustentável e manter a vida no planeta Terra. 
 
Cuidando do próprio ambiente
Preservar os recursos naturais, possibilitar desenvolvimento e interação social, consolidar conceitos de preservação ambiental e reflorestar a mata ciliar foram os principais objetivos. 
A proposta do “Plantando Vida” associou a teoria à prática necessária para o aprendizado de fato e a mudança de hábitos visando a promoção de posturas corretas no tocante à preservação do Meio Ambiente.
O fiscal do Meio Ambiente Jean Carlos Gonçalves afirmou que “toda a comunidade escolar acreditou na proposta e passou a desempenhar ações de forma coletiva a fim de evidenciar as melhores posturas acerca do tema”.  
Escolas envolveram comunidade
Estudantes, professores, pais e comunidade escolar plantaram mais de 2000 árvores na cidade, distribuíram sementes de hortaliças, promoveram campanhas de conscientização, confeccionaram jardins, promoveram debates e solenidades cívico culturais. 
Os alunos da Escola Municipal Maria Martins Budal, da Vila Trevo, visitaram as residências vizinhas à escola e entregaram sementes de verduras como forma de incentivar a horta caseira. Ato que, além de possibilitar uma alimentação mais saudável, pode contribuir para o aumento da renda familiar.  
Na escola, de forma interdisciplinar, os alunos foram incentivados a confeccionar cartazes. As homenagens cívicas destacaram a Mata Atlântica através de teatro, música e poesia. 
Na Escola Municipal Duque de Caxias, bairro Baraharas, além dos estudos teóricos e homenagens, a  elaboração de um jardim na própria escola movimentou toda a comunidade.

Login Form