Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Garuva

Esportes na escola

      O programa da disciplina de Educação Física da Rede Municipal desenvolve dois grandes projetos nas escolas. O primeiro, realizado desde 2005, visa descobrir as  potencialidades desportivas dos alunos da Rede e o segundo é o treinamento desportivo nas modalidades de futebol de campo, futsal, voleibol e xadrez, nos naipes feminino e masculino. 

     O treinamento desportivo é realizado com 77 alunos atletas da Escola Municipal Vicente Vieira, no contra-turno. A escola é a única da rede que tem alunos de 5a a 8a série, ou seja, com idade para participar das competições escolares, como o Moleque Bom de Bola e os jogos escolares. Os alunos atletas devem apresentar bom desempenho escolar para continuar nos times.

     "O esporte na escola é usado também como um modo de combater a infreqüência e para melhorar o rendimento escolar", esclareceu o professor Elvis Nei Estevam, supervisor da disciplina.

     Os professores de Educação Física realizam anualmente, desde 2005, o teste com todos os seus alunos. O objetivo é detectar precocemente algum tipo de distúrbio de coordenação motora ou no desenvolvimento físico das crianças, encaminhando-as para o serviço de saúde, se necessário. A partir da quarta série, há também o objetivo de identificar os alunos com características físicas e potencial para praticar alguma modalidade esportiva.

Login Form