Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Garuva

Parcerias

     SAÚDE BUCAL - Em parceria com a Secretaria de Saúde, é realizado, desde 2005, um programa de prevenção da saúde bucal na Escola Municipal Vicente Vieira. Um exame para verificar dentes cariados, perdidos e restaurados é realizado no início de cada ano letivo, em  todos os 1300 estudantes.

     Durante o ano, os alunos participam de atividades, que reforçam a importância de cuidar dos dentes e manter a higiene bucal. 

     Semanalmente acontece à escovação supervisionada, sob a orientação e supervisão de profissionais da área da saúde. Em Abril foi realizado o Mutirão da Saúde.

     ACUIDADE VISUAL - No início deste ano letivo, os professores fizeram nos 1463 estudantes com idade a partir de cinco anos, um pré-diagnóstico da condição visual. O teste de acuidade visual detectou que  92 crianças necessitavam de um atendimento médico e todas foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde para agendamento oftalmológico.
 
  PROERD - Em parceria com a Polícia Militar aconteceu em todas as escolas do município, O PROERD-Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Em 2006, 217 alunos de 4a série  participaram das aulas ministradas por  policiais e neste ano de 2007, um total de 155 alunos de 6a série participaram do PROERD. 
O objetivo primordial é atuar na prevenção do uso de drogas e fortalecer a auto-estima das crianças e adolescentes, mostrando que a vida pode ser muito boa e divertida sem drogas e sem violência.

Formação de professores

     Pró-Letramento - Garuva aderiu em 2006, Pró-Letramento Mobilização pela Qualidade da Educação, realizado pelo MEC, em parceria com universidades federais. No primeiro ano de funcionamento, 26 professores de 1ª à 4ª série participaram do programa, perfazendo uma carga horária de 120 horas.

     Neste ano, 45 professores estão participando dos cursos de Linguagem e Alfabetização e Matemática sob a orientação das tutoras Adriane Beatriz Moecke Galando e Márcia Corrêa. O Pró-Letramento promove cursos de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.

Escrevendo o Futuro

     Por  meio de uma parceria com a UNDIME - União dos Dirigentes Municipais da Educação, Garuva foi contemplada com a formação pela tutora Adriane com oficinas de formação continuada para os professores da rede, integrando-se ao Programa Escrevendo o Futuro, da Fundação Itaú. 

     Ao longo deste ano foram disponibilizados materiais didáticos para duas oficinas de oito horas cada, com os temas Alfabetização e Letramento e Seqüências Didáticas. Na primeira oficina deste ano, participaram 40 professores.

     No próximo ano, acontecerá o prêmio, que hoje faz parte dos programas do MEC: Olimpíada da Língua Portuguesa, que abrirá possibilidade de participação para os alunos de 4ª, 5ª e 8ª série com produção de textos nos gêneros propostos para cada série.

Educação a distância

     A Secretaria Municipal de Educação é parceira da FACINTER/FATEC, com o objetivo de  possibilitar acesso ao Ensino Superior sem necessidade de deslocamento para outras cidades. A instituição oferece cursos a distância de Pedagogia, Gestão Financeira, Gestão Pública, Comércio Exterior, Gestão Empreendedora de Negócios.

     Na EM Vicente Vieira é ministrado o curso de Magistério (pós-médio) de educação a distância, oferecido pelo IESDE-Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino. Curso Normal Nível Médio, autorizado pelo Parecer CEE/SC 508 de 05/11/2002

Login Form