Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Garuva

Biblioteca móvel incentiva o gosto pela leitura (Setembro/2011)

Uma grande mala de viagem toda decorada e repleta de livros passeia pelos diversos ambientes da Escola Municipal Maria Martins Budal. A iniciativa, chamada de “Biblioteca Móvel”, partiu da direção da escola e sua aplicação ficou a cargo da professora Ivonir Terezinha Cardoso, que também doou a mala para a atividade. A ação é desenvolvida em conjunto com a comunidade escolar, como forma de estimular o gosto pela leitura.
 
 
 
Por onde a Biblioteca móvel passa, são realizadas leituras individuais e coletivas, contação de histórias, música, socialização de ideias, debates e outras sugestões dos alunos.
Fotos: Divulgação PMG/SME 
 

A mala da leitura inicialmente circulou entre as turmas de 4º e 5º ano e em seguida envolveu a todos da escola, passando pelo pátio, salas de aula, área coberta, horta escolar, tornando-se responsável por ampliar vocabulários, fomentar discussões e sugerir novas posturas acerca do ato de ler, reler, contar e recontar.
Para a Professora Ivonir “a proposta é sensacional por confrontar realidade e fantasia. Ler é sinônimo de liberdade e é exatamente isso que estamos sugerindo, ou seja, despertar sonhos, aplaudir invenções, valorizar pessoas e, por fim, facilitar ao nosso estudante o entendimento do mundo em formatos diferentes. Estamos felizes com os resultados obtidos através da leitura, como por exemplo, respeito às diferenças e, acima de tudo, a capacidade de criar relações pautadas na harmonia e na paz – algo importante em todos os tempos.” 
O Projeto “Biblioteca Móvel” integra os objetivos propostos pelo Plano de Curso Anual do município de Garuva, elaborado pela equipe pedagógica, diretores, especialistas e professores da rede municipal. 

Login Form