Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Garuva

Atendimento educacional especializado (Setembro/2011)

Desde 2010, Garuva oferece aos alunos da rede municipal de ensino, uma sala de recursos multifuncionais destinada ao Atendimento Educacional Especializado – AEE. A sala é parte das inovações propostas pela Política Nacional de Educação Especial, dentro da Perspectiva da Educação Inclusiva.

 
 
Fotos: Divulgação PMG/SME 

Atualmente o AEE atende a onze estudantes nas dependências da Escola Municipal Vicente Vieira. O objetivo é promover um maior desenvolvimento e autonomia do estudante e integrar o universo escolar ao contexto familiar. 
Não tem a responsabilidade de atuar como reforço ou recuperação escolar. Ele existe com o objetivo maior de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, eliminando barreiras, promovendo a plena participação dos alunos e considerando as necessidades específicas de cada estudante.
Para tanto, utiliza de diversos recursos diferenciados que auxiliam durante a construção do processo de ensino aprendizagem, como computadores com programas e adaptações específicas para Educação Especial, instrumentos musicais, sacolão criativo, material dourado, quebra cabeças superpostos, tapete de alfabeto encaixado, dominós de frutas e de animais em língua de sinais, dominó de associação de idéias, entre outros.
“A cada dia são novas conquistas e evidentes progressos o que nos deixa felizes e com a sensação de dever cumprido. Entendemos que os resultados são processuais, porém, acreditamos estar realizando um excelente trabalho nesse cenário da Educação Especial em Garuva e, é claro, a sala de recursos multifuncionais já se situa como recurso indispensável em meio a esse contexto”, declara a professora da sala de AEE, Dejanira da Conceição Ferreira.

Login Form