Alimentação aprovada pelos estudantes (Junho/2011)

Imprimir
Garuva – Uma parceria de sucesso e o trabalho em equipe envolvendo a nutricionista da prefeitura, as unidades escolares, diretores e merendeiras garante alimentação escolar dentro das normas estipuladas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, aos mais de dois mil estudantes matriculados nas unidades escolares da rede municipal de ensino. 

A refeição das creches inclui sopas, vitaminas, iogurtes, arroz, feijão, frutas e verduras. 
Diariamente, é oferecida na escola alimentação capaz de atender a mais do que os 15% estabelecidos como obrigatoriedade das necessidades nutricionais diárias dos educandos que permanecem meio período na escola. No caso dos que permanecem o dia inteiro, as refeições suprem praticamente toda a necessidade nutricional diária, bem acima dos 70% estipulados pelo MEC, como ideais.
Para conseguir isso, as refeições feitas na escola incluem variedade de frutas, legumes, verduras, proteínas (carnes) e carboidratos, o que colabora com a melhora da qualidade na alimentação diária de todos e contribui para a aprendizagem e desenvolvimento integral da criança. 
O cardápio é planejado bimestralmente e fixado em local visível na cozinha, refeitório, sala dos professores e na secretaria de cada unidade escolar. 
Qualquer alteração no cardápio deve ser registrada no caderno da merenda com justificativa da direção e da merendeira da escola, sob a avaliação da nutricionista da Prefeitura de Garuva.
A prefeitura complementa a verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE para custear a aquisição dos ingredientes. Os produtos das hortas escolares complementam o cardápio diário.  
Nas creches, as refeições ofertadas para as crianças do maternal 1, são sempre amassadas ou picadas para facilitar a ingestão e melhorar a aceitação por parte das crianças. Já os legumes das sopas, são amassados com garfo ou passados na peneira sem utilizar liquidificador.
A secretária municipal de educação, Márcia Corrêa, explica ainda que “incentivamos a construção e a manutenção de hortas nas escolas municipais. O objetivo é que seus produtos sejam inseridos na alimentação escolar. Até porque, os alimentos possuem valor nutricional comprovado e a associação entre eles garantem uma alimentação saudável, sustentável e de elevada qualidade. Fatores indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes”.
O Cardápio ofertado nos estabelecimentos de ensino incluem sopa de legumes, macarrão, frango e feijão, risoto, macarrão à bolonhesa, saladas, frutas, polenta com frango, bolos, esfirras, sanduíches, pão caseiro, almôndega, achocolatados e sucos de frutas e verduras.
 
Acompanhe o cardápio para os meses de junho e julho de 2011: 
 
Escola Municipal Vicente Vieira
2ª feira: sopa de legumes, macarrão, frango e feijão;
3ª feira: risoto de carne, salada de alface e tangerina;
4ª feira: macarrão com picadinho, salada de repolho e laranja;
5ª feira: polenta com frango ao molho e salada de alface;
6ª feira: bolo sabor de cenoura na 1ª sexta-feira, chocolate na 2ª sexta-feira, banana na 3ª sexta-feira e farofa na 4ª sexta-feira, café com leite e banana.

Pré Escolar Dente de Leite
2ª feira: sopa de legumes, macarrão, frango e feijão;
3ª feira: risoto de carne e legumes e tangerina;
4ª feira: macarrão com picadinho, salada de alface e laranja; 
5ª feira: sanduíche natural (pão fatiado, margarina, frango desfiado, cenoura ralada) e café com leite;
6ª feira: bolo sabor de cenoura com cobertura de chocolate na 1ª sexta-feira, banana na 2ª sexta-feira, nega maluca na 3ª sexta-feira e farofa na 4ª sexta-feira, café com leite e banana.

Escolas com menos de 300 alunos
2ª feira: sopa de legumes, macarrão, músculo e feijão;
3ª feira: risoto de frango, salada de repolho e tangerina;
4ª feira: pão fatiado com margarina e doce, achocolatado e banana;
5ª feira: polenta com frango ao molho e salada de alface;
6ª feira: bolo sabor cenoura na 1ª sexta-feira, chocolate na 2ª sexta-feira, banana na 3ª sexta-feira e farofa na 4ª sexta-feira, café com leite e laranja.