Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Água e Saneamento

Dia do Meio Ambiente

Você sabia? 
Os humanos fazem parte de um número reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população. Enquanto isso, muitas outras estão se extinguindo (PNUMA, 2010).
 
Em 1972, durante a Conferência de Estocolmo para o Meio Ambiente Humano, a Organização das Nações Unidas - ONU definiu o dia 5 de junho, como o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A data deve ser usada como marco para avaliar as relações entre a sociedade e  a natureza.
 Para nortear a campanha desse ano, foi eleito o tema “Muitas espécies. Um planeta. Um futuro”, que reflete o apelo em prol da conservação da diversidade de vida no planeta. 

Ação contraditória
Em busca do desenvolvimento, as sociedades provocam sérios danos à natureza, grande parte pela insustentabilidade dos métodos de produção e pelo padrão de consumo adotados. As agressões incluem a destruição de habitats, a expansão das cidades, a poluição, o desmatamento, superexploração dos recursos naturais e a introdução de “espécies invasoras”, entre outros
Consequentemente, os humanos estamos arriscando perder algo que é fundamental para a sobrevivência humana, a variedade de vidas ou a “biodiversidade”, responsável pelo fornecimento dos alimentos, vestuário, combustível etc. Esta ação é, no mínimo, uma ação contraditória. 
E qual a solução?
A solução tem início quando cada ser humano faz a sua parte para a preservação do meio ambiente, adotando um padrão mais sustentável de produção e de consumo. Esse padrão consiste no fornecimento e consumo de produtos e serviços que otimizem o uso dos recursos naturais, eliminando ou reduzindo o uso de substâncias prejudiciais ao ambiente, emissões de poluentes e o volume de resíduos gerados.
A soma do esforço individual com os de outras pessoas contribui para reduzir a taxa de perdas da biodiversidade e com isso melhorar a qualidade de vida e resguardar a vida das gerações presentes e futuras. 
 Ao comemorar o Dia do Meio Ambiente deve-se refletir sobre as atitudes que cada um deve tomar pelo objetivo comum de preservar a vida no planeta. 

JECC IV - 2022