O trabalho da criança é brincar e estudar

Imprimir

Diversas pesquisas mostram que quando brinca, a criança esta aprendendo. Sabe-se também que ao diversificar as atividades e optar pela ludicidade, os professores conseguem fazer com que seus alunos aprendam mais e melhor, afinal, se a atividade for prazerosa, aprender é o mesmo que brincar, o verdadeiro trabalho da criança.

É com o objetivo de incentivar a aprendizagem que os professores incluem em sua programação anual aulas-passeio, projetos diversificados e jogos pedagógicos que aguçam a criatividade e levam o aluno a aprender enquanto se diverte.

Projetos especiais

Os professores inovam nas tecnicas, usam recursos tecnológicos, a sala informatizada, fazem experiências científicas, exploram o espaço escolar e lançam desafios para os alunos. Ao superar cada dificuldade na construção de uma maquete ou preparar o roteiro ou o figurino de uma peça teatral, entre outras atividades, o aluno aprende mais e levará esse conhecimento para o resto de sua vida.

O projeto “Brinquedos e brincadeiras” desenvolvido no primeiro trimestre pelas turmas de primeiro ano envolveu a família. Os pais foram chamados à sala de aula e junto com seus filhos, confeccionaram brinquedos com materiais reciclados. Além de aprender e passar bons momentos com os pais, a atividade resultou em aprendizagem e melhorou o relacionamento familiar.

Já os segundos anos desenvolvem o projeto “Poesia”. O objetivo é usar a poesia como forma de expressar os sentimentos e que além de gostar desse gênero literário, os alunos sejam mais estimulados para a leitura. O projeto ajuda a desenvolver a habilidade da escrita e o Sarau Literário, realizado no final, melhora também a oralidade da criança.

Os terceiros anos envolvem a família na apresentação final do projeto“Fábulas”. Com o objetivo de incentivar a leitura, as atividades do projeto incluem estudos e a montagem de uma peça teatral.

A vida e obra de Ruth Rocha, uma das principais escritoras de literatura infantil e juvenil do Brasil, são o principal tema do projeto de leitura desenvolvido pelos quartos anos.

Contos de mistério é o projeto dos quintos anos. Após lerem e aprenderem as características desse gênero, os alunos são estimulados a escrever seus próprios contos.