Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil

Escola Ecológica ensina a Preservação ambiental

     Entre os diversos projetos que visam  a preservaçao ambiental, realizados em todos os estabelecimentos da rede, está a "Escola Ecológica". Por meio deste projeto, a SEMED orienta as escolas a desenvolverem atividades tendo como tema e ações a Agenda 21 Escolar, a legislação ambiental, horta escolar, arborização da escola, água e tratamento de esgoto, lixo, pegada ecológica, coleta seletiva, entre outros.

     Desde o ano passado, em função da  implantação do sistema de tratamento de esgoto, foi institucionalizado um projeto, realizado em parceria com o SAMAE e a Construtora Andrade Gutierrez, que esclarece aos estudantes sobre a necessidade de preservação da água e de ligar o esgoto doméstico ao sistema que está sendo implantado na cidade, já que isso não é automático.

     Os alunos das 3as séries são os mais envolvidos. Os pequenos assistem a um vídeo mostrando como é o processo de tratamento de esgoto e saneamento básico e como isso é importante para a saúde das pessoas

Reaproveitamento da água da chuva

     Diversas escolas estão desenvolvendo projeto de educação ambiental. Na E.B.M Profª Aracy Hansen, o professor Oldemar Duvoisin, juntamente com seus alunos implantou o projeto "O Reaproveitamento da Água da Chuva",  como um meio de economizar água, um recurso natural não renovável. O objetivo é diminuir o consumo de água.

     Outro objetivo do projeto é sensibilizar para a preservação de nossos mananciais de água potável.

     Por meio de cartazes, maquetes e demonstrando por meio de cálculos simples, foram encontrados meios alternativos de usar racionalmente a água, economizando volume considerável de água potável.

     Após o trabalho, os alunos da 5a série apontaram a alternativa: a coleta das águas das chuvas em cisternas, para serem utilizadas na rega de hortas, jardins e para a lavação de calçadas, carros, banheiros e outros.

     Deste modo, além de economizar água e diminuir a conta no final do mês, é possível conservar os mananciais de água potável.

A terra pede socorro

     Na EBM  Maria Waltrudes de V. Krüger os alunos participaram do projeto A Terra Pede Socorro". Palestras, pesquisas e diversos outros trabalhos levaram os alunos a identificarem-se como parte integrante da natureza, percebendo que suas ações e atitudes pessoais são fundamentais para que as pessoas se conscientizem da necessidade de preservação ambiental.

     Entre outros conhecimentos, os alunos aprenderam que o homem, ao produzir ciência e tecnologia para suprir suas necessidades aumenta o consumo e, com o aumento da população e com a industrialização, é fundamental preservar o meio ambiente.

     Por outro lado, a escola proporcionou a formação da cidadania levando os alunos a ter consciência não somente de seus direitos, mas também de seus deveres como cidadãos. Com o projeto, a escola possibilitou que os alunos usem sua capacidade de contribuir para o bem da comunidade.

O MEIO SOU EU!

     Os 85 alunos do GEM Professor Carlos Döetsch estão participando do projeto O MEIO SOU EU! e aproveitaram a homenagem do Dia dos Pais para dar o recado. No dia 10 de agosto, os alunos apresentaram a peça Herdeira das Bruxas - A Poluição, usando o mundo do faz-de-conta para sensibilizar os colegas e os pais para o cuidado com o meio ambiente.

     Para aprender ainda mais sobre o meio ambiente, no dia 13 de agosto, os estudantes visitaram o Parque das Aves, em Rio Natal. Durante a aula passeio, conheceram um local de preservação ambiental, cheio de vida e aprenderam muito sobre a fragilidade da vida, através do conhecimento sobre o ciclo de vida das borboletas.

Login Form