Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Jornal da Educação completa 21 anos neste mês de agosto (Agosto/2008)

Em agosto de 1987, circulava a primeira edição do Jornal da Educação que trazia, em uma charge da capa as frases:

EDUCAÇÃO É UM DIREITO, NÃO UM PRIVILÉGIO 

EDUCAR É AGIR.

O editorial chamava os professores a participarem das edições seguintes enviando relatos de atividades pedagógicas de sucesso,  sugestões de pautas e textos opinativos que contribuíssem para a melhoria da qualidade do ensino na região de Joinville.
Desde então, o Jornal da Educação ampliou sua região de atuação, da edição impressa, para  35 municípios catarinenses e tem assinantes nos mais diversos pontos de país e quatro países do exterior. Além disso, desde abril de 2001, a página da internet (www.jornaldaeducacao.inf.br) é acessada diariamente por centenas de pessoas, ligadas direta, indiretamente ou simplesmente interessadas em educação, de todo o mundo.
Mas a ampliação da abrangência e a constante modernização, tanto no aspecto visual das edições impressa e digital, quando do conteúdo editorial, que foi sendo ampliado ao longo dos 21 anos de circulação ininterrupta, não resultaram em ampliação proporcional do envio de informações pelos professores e estabelecimentos de ensino à redação do JE para serem transformadas em reportagens.
Nestes 21 anos, o Jornal da Educação em parceria com outras instituições de ensino já promoveu doze edições do Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade na Educação e passou a circular mensalmente com edições totalmente coloridas. 
A versão digital foi totalmente reformulada no ano passado, foram ampliados os canais de comunicação com o leitor, a maioria professores.
A linha editorial também tem passado por constante aperfeiçoamento. Foram sendo incluídas reportagens especiais sobre educação ambiental, cultura e turismo educacional e criados projetos especiais como o Projeto Eu Vivo Aqui, que produziu material didático sobre mais de 20 dos municípios em que o JE circula; e o Projeto Perfil, Três x Um, entre outros.
No mês de setembro, pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, EJA e Ensino Técnico receberão gratuitamente o Caderno Especial do Ensino Superior contendo informações que possam contribuir para a escolha da profissão e do curso adequados a seguir após a conclusão da Educação Básica.
Apesar disso, nem todos os professores, principais leitores do JE - conhecem o veículo que foi criado e é mantido com a finalidade de auxiliá-los na tarefa diária de ensinar e educar com qualidade crescente.
Trabalhos relevantes que resultaram em ensino de qualidade, inovaram ou simplesmente surpreenderam pela criatividade, egoisticamente, ficam somente no âmbito da escola. Porque os professores, diretores ou assessores pedagógicos talvez desconheçam a possibilidade de enviar seus relatos, textos opinativos ou mesmo sugestões de pauta, para o Jornal da Educação.
Neste mês em que completamos 21 de fundação, informamos que o Jornal da Educação disponibiliza os seguintes endereços:
Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones (47) 34336120 e 84150630.

Login Form