Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

SC tem 16 das 64 cidades livres do analfabetismo do país

     Brasília - O governo federal distribui neste mês,  um selo para os 64 municípios brasileiros com menos de 4% de analfabetos, considerados livres de analfabetismo, com base no Censo Demográfico de 2000.

     Santa Catarina aparece como o segundo Estado melhor colocado, com 16 municípios. São João do Oeste lidera o ranking nacional dentre as 5560 cidades brasileiras.

     Dentre os municípios - Pomerode, Timbó, Blumenau, Indaial, Gaspar, Rio dos Cedros e Brusque - pertencem a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí.

     "Esse selo é o reconhecimento do Governo Federal às administrações municipais que aplicam em ações de fomento ao desenvolvimento do Ensino Fundamental" afirma o presidente da Ammvi, Ércio Kriek, prefeito de Pomerode.

     Feliz com o resultado, Kriek parabeniza os municípios do Vale pelo prêmio e, em especial, à população e à equipe da secretaria municipal de Educação de Pomerode. O município atingiu a quarta colocação no ranking nacional e a segunda no estadual, com taxa de 1,87% de analfabetos.

     As únicas capitais que constam da lista são as do Sul. Curitiba aparece em 39º lugar, com taxa de analfabetismo de 3,38%. Porto Alegre vêm em seguida (41º), com 3,45% e Florianópolis está em 47º (3,56%).

     A cerimônia em que os 64 prefeitos receberam o selo de Cidade Livre do Analfabetismo aconteceu no dia 20 de junho, no Palácio do Planalto.
O selo de Cidade Livre do Analfabetismo é um dos ítens da nova política do Ministério da Educação, anunciada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 

JECC IV - 2022