Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Histórias da Educação

EDUCASUL 2009 (Abril/2009)

Desde 2005, em Florianópolis, vem sendo realizado o EDUCASUL. Trata-se de um encontro anual que procura debater questões atuais sobre a educação básica brasileira, por meio de diversificadas atividades tais como conferências, mini-cursos, oficinas, painéis, divulgação de livros e a "Feira do Aprender".
 O EDUCASUL é dirigido especialmente para os educadores que atuam como professores, pedagogos, diretores de escolas, estudantes de graduação e de pós-graduação na área da educação e gestores do sistema público e de instituições privadas. Ele tem se convertido num espaço instigante e criativo de atualização pedagógica, bem como numa oportunidade de trocas de experiências educacionais.
  Assim, entre os dias 22 e 24 de julho de 2009, no Centrosul de Florianópolis, vai ocorrer a quinta edição do EDUCASUL, cujo tema será "Avaliação: desafios e perspectivas". A programação do presente ano indica que uma das conferências de abertura terá como título "Sociologia da Infância" e será ministrada pelo doutor Eric Plaisance, professor vinculado à Université René Descartes - Paris V (Sorbonne).
A conferência de encerramento é intitulada "Educação e Ética" e será proferida pelo professor e escritor Rubem Alves, que tem marcado o debate no Brasil com posições criativas e polêmicas.
 No entanto, a novidade no EDUCASUL do presente ano é a possibilidade de apresentação de trabalhos científicos. Os pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, enfim, educadores, poderão apresentar os resultados de suas investigações científicas na forma de comunicação oral e de pôster. Os trabalhos podem ser inscritos e apresentados num dos seguintes eixos temáticos: 1. Avaliação escolar e institucional; 2. Gestão escolar e os mecanismos de avaliação do MEC; 3. Educação, escolarização na infância; 4. Currículo e cultural escolar. As informações detalhadas dos procedimentos para a inscrição de trabalhos no EDUCAUL podem ser acessadas no site www.educasul.com.br
 Além de continuar a ser um espaço de atualização pedagógica e de trocas de experiências educativas, o EDUCASUL 2009 será uma oportunidade para a disseminação de trabalhos acadêmicos, que podem ser produto de tese de doutorado, dissertações de mestrado e monografia de graduação, mas também resultados de pesquisas de professores e pedagogos que atuam efetivamente em instituições educativas.

Login Form