Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

De onde vem?

Na Idade Média achavam que a Terra era uma mesa!!?? (JE 270)

 
 
Nada mais longe da verdade! 
 
É muito comum ouvirmos falar e, às vezes, até lermos em alguns livros que os navegadores do início da Idade Moderna ainda tinham preconceitos medievais, achando que a Terra era quadrada ou em forma de uma mesa, inclusive chegando a dizer que teria sido Colombo ou Fernão de Magalhães que teriam provado que a Terra era “uma bola”. 
 
Na verdade,  a terra não é uma esfera, e sim uma geoide, pois é achatada nos pólos.
 
 
 
 
Desde a antiguidade, na Grécia, já temos estudos que comprovam que a Terra não poderia ser redonda. Filósofos, como Empédocles de Agrinito e Euclides de Alexandria, propunham uma teoria das esferas, pela qual a Terra seria um círculo interno, cercado por esferas de água (hidrosfera) de ar (atmosfera) e de fogo (heliosfera - onde ficariam o sol, a lua e as estrelas).
Todos os sistemas de universo surgem depois disso, seja em Roma, seja medievais, SEMPRE propõem a Terra como redonda, conforme podemos ver em alguns dos desenhos publicados nesta página.  
O que não se sabia, nessa época, é da existência de dois novos continentes.  Sempre representaram apenas a Ásia, África e Europa. 
Igualmente o sistema de universo que tinham era geocêntrico, ou seja, acreditavam que a Terra era o centro do universo.
Entretanto, em momento algum tínhamos a ideia de que essa Terra no centro do universo fosse uma mesa, era uma Terra redonda no centro do universo.
A ideia de dizer que os homens da Idade Média não sabiam sequer que a Terra era redonda veio do século XIX, quando pretendiam desmerecer aquela época uma vez que ela era baseada na fé, enquanto os pensadores “modernos” do XIX só criam na razão e na ciência. 
Entretanto, analisando um pouco das imagens e documentos de épocas, percebemos que tudo não passa de uma visão preconceituosa sobre a Idade Média.
 

Login Form