Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

De onde vem?

Brasil descoberto por acaso? (JE267)

Até hoje ainda há alguns historiadores que defendem que sim, que a descoberta do Brasil teria sido por acaso; em especial, usam como argumento o fato de nenhum documento da época comprovar que os portugueses  realmente já sabiam sobre o continente americano. Essa teoria é defendida, por exemplo, pelo professor Paulo Roberto Pereira (professor da Universidade Federal Fluminense). Apesar disso, hoje em dia, a maior parte dos historiadores já possuem um consenso de que, mesmo sem documentos oficiais que comprovassem que a descoberta não foi por acaso, é praticamente impossível que ela realmente tenha ocorrido “do nada”. Veja alguns dos argumentos que embasam tal teoria.
1 - O caminho para as Índia já havia sido traçado por Vasco da Gama, e foi repetido com precisão por centenas de frotas, após Cabral. Não se tratava da busca por um caminho novo, mas de percorrer um caminho conhecido.
2 - Se a viagem às Índias era novidade, a viagem pela costa da África não era. A parte do caminho que Cabral teria “errado” já havia sido percorrida por vários navegadores, antes mesmo de Vasco da Gama, como por Bartolomeu Dias. 
3 - Não se trata do erro de alguns minutos ou nem mesmo de horas. O erro teria se iniciado oficialmente ao se sair de Cabo Verde, dia 22 de março e, durante um mês inteiro, Cabral teria navegado fora do roteiro até que, em 22 de abril, teria chegado ao Brasil. Um mês e meio de erro fora da rota é muito tempo para se “perder” . 
Veja no MAPA 1  o tamanho do “erro” que teria sido cometido.
 
 
4 - Embora a maior parte das embarcações da esquadra de Cabral fosse de navios pesados para transporte de mercadorias que viriam da índia (como era de se esperar de uma frota que estivesse fazendo comércio), havia dois navios em missões de comércio) e, normalmente, apenas um era necessário. Quando o Brasil é descoberto, um desses retorna com os relatos do descobrimento a Portugal.
5 - Os espanhóis já haviam feito descobertas de novas terras na região da América. Por que motivos Portugal, que era mais avançado na tecnologia naval, não iria querer fazer?
6 - Vários outros povos já haviam, comprovadamente, chegado à América, entre eles os chineses, que tinham mapas relativamente detalhados da região.
7 - Antes do tratado de Tordesilhas, havia o tratado de Toledo e a Bula Inter Coetera, que dividia o mundo entre Portugal e Espanha. Entretanto, segundo esses tratados, a América inteira ficaria com a Espanha. Portugal, oficialmente sem ter descoberto o Brasil, forçou que o tratado fosse “empurrado para o lado”, dando uma parte do Brasil a ele. Por que motivo fazer pressão, se não se conhece a terra? Veja no MAPA 2 
 

Login Form