Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

De onde vem?

Jesus nasceu antes de Cristo? Mas que loucura é essa?

Pode parecer muito estranho para nossos ouvidos, mas é provável que essa frase seja verdadeira. A nossa contagem dos anos em Antes de Cristo(AC) e Depois de Cristo (DC) não começa com o nascimento Jesus. Como é de conhecimento geral, na época em que ele viveu com os seus discípulos, não foi considerado muito popular, especialmente pelas elites vigentes. O calendário oficial de Roma media os anos em "Antes da fundação de Roma" e "Depois da fundação de Roma" e o calendário judaico, mais comum na região de Israel onde Jesus viveu, estava por volta do ano de 3760 (hoje em dia o calendário judaico está no ano de 5772)

É apenas no começo do século IV com a conversão de alguns imperadores romanos (como Constantino) ao catolicismo que o cristianismo começa a realmente a tomar força entre os poderosos, mas somente em 525DC, o monge Dionísio Exíguo, define, com o apoio do papa João I, que Jesus teria nascido 525 anos atrás.

Após isso ainda levou mais de dois séculos até que a contagem fosse utilizada de forma ampla pelos reis europeus. Ou seja, antes de 525DC ninguém contava os anos em AC e DC.

O fato é que o sábio monge pode ter errado a contagem. Segundo o evangelho de Matheus, um rei de Israel, colocado pelos romanos, chamado Herodes o Grande (não confundir com Herodes Antipas, seu filho) teria mandado matar todos meninos de dois anos, para garantir que Jesus, recém nascido, não pudesse viver. Entretanto, segundo o nosso calendário, Herodes, o Grande, teria morrido em 5AC (3755 no ano judaico). Se ele morreu em 5AC como pode ter mandado matar as crianças? Se a bíblia realmente está correta, provavelmente o que esteja errado é a nossa contagem de calendário. Talvez estejamos já no ano 2017 e nem saibamos. Ainda segundo alguns outros documentos de época, no ano 6AC uma estrela brilhante teria surgido no céu por alguns dias, fenômeno que pode ser atribuído uma supernova segundo alguns astrônomos, talvez assim definindo corretamente a data de nascimento de Jesus.

Login Form