Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

De onde vem?

De onde surgiu o Dia do Professor? (Ed. 264)

Primeiramente é importante saber que o Dia Mundial dos Professores é 5 de outubro. O dia 15 de outubro é comemorado apenas no Brasil. Outros países festejam o dia em outras datas, como veremos a seguir.

No Brasil

Foi D. Pedro I, que em 1827, de certa forma, criou a data. Foi o ano da promulgação da lei das Escolas das Primeiras Letras, a primeira lei brasileira pós independência que regulamentava a educação no Brasil, estabelecendo os primórdios de um curriculo básico e leis de salário de professores.

A data foi escolhida por D. Pedro por causa da Santa Tereza D’Avila. Tereza, no século XVI havia revolucionado a ordem das Carmelitas, quando tornou-se escritora, mística e impôs a ideia de mosteiros pequenos (entre 13 e 20 freiras) permitindo a dedicação aos estudos e oração. (quem nos dera pudéssemos voltar a esse tamanho médio de turmas de aprendizado)

A data vira oficialmente dia do professor apenas em 1947, no governo de Dutra, não sendo feriado obrigatório, em nosso país algumas escolas dispensam os alunos nesta data e outras não. Não há uma forma oficial de comemoração aqui no Brasil, mas vamos ver como o resto do mundo comemora os seus professores:

Coreia do Sul – 15 de maio

Os alunos são dispensados mais cedo e entregam flores aos professores. O mais interessante é que há o costume de ex-alunos visitarem seus professores para relembrarem da importância destes em suas vidas, homenagem que se estende aos professores falecidos.

China

O país que tem a melhor educação mundial (segundo o exame internacional PISA) comemora o dia dos professores em 27/28 de setembro. A data foi escolhida por ser o nascimento de Confúcio. Além de líder religioso Confúcio era famoso por conseguir fazer sábios ensinamentos em poucas palavras e desenvolver a ideia de respeito, família, entre outros valores fundamentais para a educação.

Guatemala – 25 de junho

Em 1944, nesse dia, houve o confronto entre um grupo de manifestantes formado de alunos e professores contra a ditadura de Castañeda, que já durava 13 anos. A professora Maria Chinchilla foi morta nesse confronto, e sua morte foi inspiradora nos alunos que continuaram a luta até a derrubada do governo dias depois. Assim a data do dia dos professores também é símbolo de conhecimento que liberta.

Vietnã

Comemora-se no dia 20 de novembro. Os alunos não têm aula, ao invés disso visitam seus professores em suas casas levando flores em agradecimento.

Estados Unidos – (Não há)

Parece que o Tio Sam não fez a lição bem feita. Não há um dia oficial dos professores nos Estados Unidos, a data até chegou a ser criada e definida em 7 de março, mas a partir de 1980 não foi mais considerada oficial.

Por ironia do destino, o único estado americano a ter uma data oficial, Massachusetts, a colocou em 11 de setembro (data escolhida em 1976) é muito azar.

Login Form