Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

De onde vem?

De onde vem?

Todas as cidades, estados, bairros e localidades do Brasil possuem uma origem para seus nomes, algumas destas origens são conhecidas, outras não, há também aquelas cuja origem possui mais de uma versão. Para meus leitores desta nova seção que se inicia neste jornal resolvi elencar algumas das curiosidades a respeito de lugares conhecidos de nossa terra.

{mospagebreak}

Quase todo mundo sabe que Brasil vem de "Pau-Brasil" mas por que motivo a árvore tem esse nome? Brasil vem de BRASA, pois da árvore sai uma tinta que tem a cor de carvão em brasa. Essa tinta era muito valiosa na europa pois, antes dela, a única forma de se obter tal tonalidade era com lascas de rubi moídos misturados na tinta óleo.

Francisco Dias Velho, teria construído na atual Ilha de Santa Catarina uma igreja em homenagem à Catarina de Alexandria (antes a ilha se chamada Ilha dos Patos). Este nome, diversas vezes na história, esteve ligado a mulheres que mudaram o mundo Catarina de Alexandria teria desafiado o imperador romano Maximino Trácio por sua crueldade, tendo sido morta por ele em defesa dos cristãos. Outra Santa Catarina, a de Siena por sua vez teria mudado a história do mundo, sendo uma das causadoras do Cisma do Ocidente. Os papado já tinha se movido há 70 anos para Avignon, pois estavam sob certo domínio dos monarcas franceses.

 Em 1376, Santa Catarina de Siena consegue entrar em contato com o papa Gregório XI, convencendo-o de que ele poderia, sim, desafiar o poder do monarca francês e retornar a sede para Roma. Apesar de bem sucedido o papa morre dois anos depois dando início ao episódio chamado Cisma do Ocidente. Isso ocorre pois em Avignon os cardeais leais ao rei elegem um outro papa, ao mesmo tempo que os cardeais dissidentes em Roma elegem ao mesmo tempo um pontífice. Até o ano de 1415 a Igreja Católica ficará dividida entre o poder de dois (ou mais) papas. A própria Joana D’arc, que muda o rumo da França, teria recebido suas orientações da própria Santa Catarina em suas visões para tomar os rumos que tomou.

A cidade de São Paulo foi fundada no dia deste santo, mas só isso não é justificativa. Na bíblia Paulo é o primeiro grande apóstolo a sair do meio dos judeus que haviam se convertido e ir levar o cristianismo para todos os outros cantos do império romano. Portanto a pessoa perfeita para apadroar um centro de ensino católico no novo continente

Não é difícil achar a história de que os portugueses acharam que a baia de Guanabara era um rio, e como colonizam a região em janeiro fica o nome Rio de Janeiro. O que poucos sabem entretanto é que o nome original era São Sebastião do Rio de Janeiro, mas com dezenas de outras cidades tendo o mesmo padroeiro resolveram deixar apenas a parte final dos nomes. Agora, porque São Sebastião era tão popular? Na tradição católica ele foi morto a flechadas por soldados romanos, e aqui no Brasil, muitas vezes os enviados da Europa tinham o mesmo fim.

*Amazonas – *Amazonas são as lendárias mulheres guerreiras da mitologia grega. Navegadores portugueses ao adentrarem o rio Amazonas viram nas duas margens muitas tribos indígenas utilizando-se do arco e flecha para caça,devido à imensa habilidade que eles tinham ao fazê-lo e o fato de não usarem barba, logo os portugueses associaram os indígenas às mitológicas amazonas.

*Pará – *Na linguagem tupi, Pará significa Rio-Mar, fazendo menção à grandeza do rio amazonas e também do encontro entre o rio e o mar. Entretanto uma interessante curiosidade é que na bíblia havia duas menções de Pará, Gen 21,21 e 1Sam 25,1. Isso porque em hebraico a mesma pronúncia significa região de caverna. Outra ligação do estado com os tempos bíblicos é a cidade de Belém, capital do estado cópia do nome da cidade Israelense.

*Alagoas – *Apesar de ser um dos menores estados do Brasil, Alagoas tem mais de 20 lagoas, formadas por seus rios antes de chegarem ao mar. Entre as quais temos lagoa da Manguaba, Lagoa dos Paus, Lagoa da Anta entreoutras.

*Rondônia – *O nome é em homenagem ao Marechal Rondon, o nome foi dado em 1956, dois anos antes da morte do marechal. Rondon era famoso por tentar a integração do território nacional, expandir relacionamento com os povos indígenas, organizar a exploração de recursos naturais que se encontravam na região da floresta amazônica."

Login Form