No ano em que completa os 50 anos de fundação, sob a direção da professora Karla Koerner Abumanssur, a EEM Governador Celso Ramos anuncia a abertura de matrículas para o ensino médio em tempo integral, que funcionará com cinco turmas de primeiro ano, a partir de 2012.
A renovação da matrícula para o segundo e terceiro anos já estão abertas. Os novos alunos devem se matricular de 28 de novembro a 2 de dezembro.

A escola que neste ano de 2011, tem pouco mais de 900 alunos matriculados, nos três anos do ensino médio e no curso de magistério, terá matrícula somente para cinco turmas de primeiro ano em turno integral, para o curso de magistério (quatro anos de duração) e para o turno noturno, exclusivamente para alunos trabalhadores.
O ensino integral será somente para o 1ºAno. Os demais continuam em turno parcial.
O curso de magistério para ingressantes no primeiro de quatro anos, terá matrículas somente no turno matutino; e nos dois turnos, matutino e noturno, para quem já tem ensino o médio.
Os 150 alunos do turno integral terão matriz curricular diferenciada e farão três refeições diárias na escola. As aulas serão das 8h às 17h. O avanço para os demais anos é gradual. O ciclo se fecha em 2014.
Haverá também matrícula para candidatos ao curso de magistério, com quatro anos de duração e matriz curricular básica até o segundo ano.
Em reunião com diretores de 15 escolas municipais da região sul, no dia 7 de novembro, a escola já começou a divulgar o novo ensino médio integral.

Laboratórios, leitura, inglês fluente e empreendedorismo
Além das disciplinas regulares do ensino médio, os estudantes que optarem pelo turno integral, terão parte das aulas das disciplinas de ciências como química, biologia, matemática e física, obrigatoriamente, em laboratórios.
Serão 12 aulas complementares por semana em oficinas temáticas organizadas pelos próprios professores.
Das cinco aulas semanais de língua inglesa, três serão de conversação. Leitura e a incumbência de ler no mínimo um livro por mês são outros diferenciais. Aulas de dança, teatro, música, informática e empreendedorismo, além de oficinas de aprendizagem e reforço e plantão com os professores manterão os estudantes ocupados durante todo o dia.
Haverá um orientador de convivência para acompanhar os alunos no horário de almoço. “Pensamos em reativar fanfarra a da escola e oferecer talvez espanhol como língua estrangeira opcional, mas vamos aguardar a demanda e a disponibilidade de professor para fechar a proposta de matriz curricular”, argumentou a diretora.
Para oferecer tanto diferencial, as instalações da escola sofrerão algumas adaptações. Os professores deverão dar dedicação exclusiva e serão contratados profissionais para os dois laboratórios de informática que funcionarão inclusive no horário do almoço e até às 19 horas, para a biblioteca que será ampliada e modernizada.
O objetivo é que os alunos completem o curso médio com formação diferenciada e realmente preparados para escolher entre continuar a formação na universidade, trabalhar para empresas já estabelecidas no mercado ou ser um empreendedor.
“Ao concluir o ensino médio, queremos que o jovem esteja pronto para atender às exigências atuais do mercado de trabalho, dominando o uso de tecnologias, com inglês fluente e com toda a formação necessária para fazer uma faculdade ou até mesmo para montar seu próprio negócio”, afirmou o Secretário de Estado da Educação, o engenheiro Marcos Tebaldi.
Um pouco da história
Em 1953, no dia oito de julho, a Lei Estadual n.º 88, criava o Ginásio Estadual Gov. Celso Ramos, que só passou a funcionar em 1961, em caráter precário, por meio de bolsas de estudos oferecidas a alunos carentes nas escolas particulares.
Pela Portaria 43.653/62, foi autorizado a funcionar, ainda precariamente, no Grupo Escolar Oswaldo Aranha, no alto da rua XV de novembro, com aulas no período vespertino.
Em 27 de setembro de 1965, no governo de Celso Ramos, foi inaugurado o novo prédio na Rua Plácido Olímpio de Oliveira, bairro Bucarein, em terreno de 4.715 m2 doado pela Prefeitura Municipal de Joinville.
O primeiro Diretor Geral foi o professor Francisco José Rodrigues de Oliveira, que era também o Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Joinville.
Em 11 de novembro de 1961, foi criada a Escola Normal de Joinville, que funcionaria no mesmo prédio do então denominado, Ginásio Estadual Gov. Celso Ramos.
O Curso Científico começou a funcionar no ano letivo de 1965.
Completou-se, assim a assistência escolar do governado do estado ao ensino de 2º grau por meia dessa escola.
Desde 28 de março de 2000, o Conjunto Educacional Gov. “Celso Ramos” passou a chamar-se Escola de Ensino Médio Gov. “Celso Ramos” e desde então, deixou de atender ao ensino fundamental, tendo seus alunos sido transferidos para outras escolas.
Desde aquele ano, a escola oferece somente ensino médio e o curso de magistério. A escola é também o centro de referência ao atendimento dos deficientes auditivos e surdos.
Magistério continua
O Ensino médio integral será uma reformulação completa no ensino médio. Os alunos matriculados no segundo e terceiro anos continuarão os cursos normalmente até terminar.
Já as novas turmas de primeiro ano terão ensino em tempo integral. A escola continuará a oferecer o curso de magistério, com matrículas para o primeiro ano, cuja matriz curricular é semelhante ao ensino médio e na modalidade pós-médio. Nesta modalidade, serão dois anos de magistério para quem já completou o ensino médio”, informa a diretora Karla.

Professores exclusivos
“Os professores que optarem por trabalhar no Integral deverão ter dedicação exclusiva. Todos serão contratados por 40 horas e ministrarão em média 15 aulas em sala de aula. No período restante, permanecerão na escola em cumprimento de horas atividades para planejamento e registro das aulas e avaliações. As demais 17 horas serão dedicadas às atividades de atendimento individualizado aos alunos, aos pais, em oficinas de aprendizagem e na participação das reuniões semanais de planejamento conjunto com a equipe pedagógica”, explica karla.
“O secretário nos garantiu que teremos prioridade e relativa liberdade na escolha dos professores para trabalhar com o Integral. Já conversamos com nossos professores efetivos que puderam optar e agora vamos completar o cargo com professores de fora. Estamos conversando com professores de outras escolas ou indicados ou candidatos que queiram trabalhar aqui. Todos devem ser efetivos na rede estadual ou passar no processo seletivo deste ano. Estamos selecionando”, acrescenta a diretora.
Além do “Celso Ramos”, localizada na região central da cidade, será implantado o ensino médio integral na “Nazib Zattar, no Jardim Paraíso e na “Arnaldo Moreira Douat”, no bairro Costa e Silva.
As escolas “Osvaldo Aranha” e “Jandira Dávila”, implantarão o chamado ensino médio inovador, com aulas em turno integral três dias na semana.
Festejando o cinquentenário
No dia 5 de novembro, a EEB Celso Ramos reuniu alunos, professores, diretores, autoridades e estudantes e profissionais que já passaram pela escola para a comemoração dos 50 anos de fundação.
Ao chegar à escola, cada um recebeu um bóton comemorativo de professora (ex), aluno(ex) ou diretor(ex), o ato singelo cobriu de emoção, inclusive o prefeito municipal, Carlito Mers que lecionou na escola.
Muitos receberam, dois ou até três bótons(aluno, professor e diretor), como é o caso da professora Evelise de Fátima Martins, atual Supervisora de Educação Básica da Gered de Joinville.
No mesmo dia, foi realizada a Feira das Instituições, evento anual para que os estudantes da escola conheçam os cursos técnicos e superiores oferecidos na região.
Neste ano, dez instituições de ensino superior realizaram oficinas e apresentaram atividades práticas, bem como levaram informações sobre os cursos que oferecem, formas de acesso, bolsas de estudos e possibilidades de ingresso no mercado de trabalho dos profissionais oriundos de seus cursos.
Durante a festa, foram apresentadas para aplausos, as equipes de vólei masculina, campeã invicta do JESC 15 a 17 anos; e a feminina terceira colocada na mesma competição.
A equipe masculina representará o estado nas Olimpíadas Escolares - 15 a 17 anos, no início de dezembro, em Curitiba (PR).
Outras equipes da região, a de futsal masculino, da EEB Alberto Bauer e de handebol feminino, da EEB José Duarte Magalhães, ambas de Jaraguá do Sul, também representarão o Estado.
Reforma completa
A EEM Governador Celso Ramos oferece ainda alguns diferenciais aos seus alunos. Anualmente são realizadas provas simuladas do ENEM e diversas aulas são ministradas em salas ambiente, a exemplo das de língua inglesa, filosofia, história e geografia.
Os laboratórios de química, informática, a sala de vídeo, salão de eventos com projetor multimídia, sala de dança, refeitório e duas quadras poliesportivas além de amplo pátio, completam a estrutura.
“A escola será a primeira a ser contemplada com uma reforma completa, até para atender ao turno integral. Neste primeiro momento, serão feitas algumas adaptações para iniciar as primeiras turmas, mas o projeto de reforma já está em fase de detalhamento, está previsto, inclusive a cobertura das quadras”, concluiu a diretora Karla.