Um casal de corujas, que fixou residência no pátio do CEI Bem Me Quer, em Joinville, surpreendeu as crianças e tornaram-se objetivo de estudos e de aprendizagem para os pequenos e professoras.
O estudo dos animais e suas características e da natureza são temas recorrentes nas salas de aula da unidade, mas o contato direto com os pássaros aguçou a curiosidade das crianças.
Os estudantes tiveram se surpeenderam quando descobriram que um casal de corujas, há aproximadamente um mês, todos os dias pela manhã, se abriga na quadra de esportes do CEI.
"As crianças conversavam sobre as aves e estão fazendo inúmeras indagações, levantando hipóteses tentando descobrir de onde vieram, se é um casal ou duas aves da mesmo sexo, o que elas comem, onde moram", relata a auxiliar de direção, Elita Maria Dallabarba.
A professora Carin Lúcia Klitzke da Silva ao perceber o interesse de todos pelos animais tão diferentes, convidou os alunos do segundo período a pesquisarem sobre os hábitos e características dos pássaros. O conhecimento resultante da pesquisa foi socializado com os demais colegas da turma.
Além das investigações, as atividades envolvem músicas, poesias e histórias sobre os animais. Entre as principais descobertas, a análise da cor que denunciou tratar-se de corujas da espécie buraqueiras. Após analisar as cores, descobriu-se também tratar-se de um casal que poderá, em breve, aumentar a família, no ninho do pátio do CEI.
Estão planejadas ainda uma aula passeio ao zoobotânico para conhecer outras espécies de corujas e demais animais do parque e uma palestra com biólogo no próprio CEI.