Jornal da Educação

ISSN 2237-2164    -   Publicação com conteúdo editorial segmentado para o setor educacional. A versão impressa (disponível em Downloads) circula com maior ênfase nas regiões Norte, Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Vale do Rio Itapocu no estado de Santa Catarina. (Recomendamos navegação pelo internet Explorer) 

CONTATO: Fones: (47)  34336120 e 984150630 Whatsapp  -  Email: contato@jornaldaeducacao.inf.br 

Edição Dezembro/2011
Edição Dezembro/2011

Novos artigos...
Opinião do Jornal
Então é Natal... e o ano novo já vem... (Dezembro/2011)
Mais um ano se foi. Um ano conturbado é verdade, com greve na rede estadual e na rede municipal de ensino de Joinville. Ambas com mais de 50 dias de duração. Os movimentos aconteceram em outras redes municipais também, embora algumas, como a de Blumenau, administrada tão rapidamente que sequer interferiram no andamento do ano letivo.


Leia mais >>

Projeto Perfil - Garuva
Estudantes conhecem e estudam os meios de comunicação
Internet, televisão, jornal e revistas foram os meios de comunicação estudados por 52 alunos dos terceiros anos da Escola Municipal Vicente Vieira, entre os dias primeiro e 16 de novembro, coordenado pela professora Eliane Fiedler.
Os trabalhos começaram com um resgate histórico sobre o tema, levando os alunos a perceberem a forma que a comunicação era realizada antigamente e como é realizada hoje, traçando a expansão e modernização de cada sistema.
 
Image 
...

Leia mais >>

Psicologia e Educação
Avaliação dinâmica e contextualizada (Dezembro/2011)
Sou coordenadora pedagógica de uma escola de ensino fundamental e gostaria  de saber sua opinião sobre as avaliações que os professores realizam, pouco contextualizadas, com questões pobres, sem atrativo algum para os alunos que a realizam... Resultando em desinteresse e resultados insatisfatórios.
Gostaria que me enviasse algum artigo de auxílio para trabalhar em minha reunião de professores... Se puder me ajudar, ficarei muito grata.
Atenciosamente,
Caren D.

...

Leia mais >>

Educação em Santa Catarina
Municipalização passa a valer somente em 2013
Dentre os cerca de trinta municípios das regionais de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Timbó entrevistados pela redação do Jornal da Educação, somente o de Garuva reportou negociação e provável assinatura de convênio ainda este ano, com o governo do estado, para a transferência da gestão de uma escola, a EEB Tancredo de Almeida Neves” com mais de 600 alunos, para o município.


Leia mais >>

Homenagem
Sessão solene da ALESC em Joinville marcou Centenário
Joinville - Atendendo a proposição do Deputado Darci de Matos (PSD) a Assembléia Legislativa de Santa Catarina realizou, no dia dois de dezembro, em Joinville a Sessão Solene em homenagem ao centenário da EEB Conselheiro Mafra e da Reforma Orestes Guimarães.
 
 Image
Solenidade foi presidida pelo deputado Darci de Matos 

 
Darci de Mattos presidiu a Sessão e fez breve relato histórico da trajetória do primeiro grupo escolar do estado de Santa Catarina informando ainda que sua fundação era fruto do trabalh...
Leia mais >>

Direito e Educação
Doenças profissionais no espaço acadêmico (Dezembro/2011)

Inez Robert*

 A intensa mudança de paradigmas da moderna sociedade do trabalho assinala para a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados e com um excelente nível de inteligência emocional, capazes de enfrentarem situações inusitadas constantes. 

Essa nova configuração, que tem exigido dos profissionais uma forte adaptação para atender aos perfis desejados, para alguns, tem se refletido em formas de adoecimento de sua relação com o ambiente de trabalho. 

 

...

Leia mais >>

Aulas de teatro
Teatro desperta sensibilidade e paixão
Joinville – Desde setembro, 22 alunos de 7ºs, 8ºs e 9ºs anos da EM Orestes Guimarães participam do grupo de teatro criado pela professora de históriaLiane Renate Nering Coral. Os ensaios do projeto “Encenando na Escola” acontecem uma vez por semana no contra turno. “Leciono há dezoito anos e sempre utilizo técnicas de artes cênicas em classe, percebi então que essa arte é capaz de verdadeiros milagres com os adolescentes. Com o teatro, eles se sentem parte do meio, inseridos, importantes... Entã...
Leia mais >>

Eleição para diretores
Pais, professores e alunos escolhem novos diretores
Gaspar - Professores, pais e estudantes a partir do 6º ano foram às urnas, no dia 25 de novembro, para eleger os novos diretores de escolas e de Centros de Desenvolvimento Infantil-CDIs da rede municipal. Os diretores eleitos tomarão posse no próximo ano e terão um mandato de dois anos.
 
 
Image 

Leia mais >>

Projeto Perfil - Garuva
Escolas municipais decoram e tornam o Natal ainda melhor em Garuva (Dezembro/2011)
No dia 16 de dezembro, serão conhecidas as escolas vencedoras do 1º Concurso ECOART de Decoração Natalina. As escolas da rede municipal de ensino tornaram o Natal Luz 2011 ainda mais bonito e colorido ao participarem do concurso. 

  Image
 Associação de Pais e Amigos da Criança e do Adolescente - APAM e Projeto Garuva Dança
 
...

Leia mais >>

Resgate de valores
Aqui o Caráter Conta
Joinville – Durante o ano inteiro, os alunos de 4ª série ao 3º ano do Ensino Médio da EEB Dr. Paulo Medeiros envolveram-se com os pilares do projeto “Resgatando Valores”, do programa O Caráter Conta, aprendendo e relembrando lições que muitas vezes ficam esquecidas no dia a dia da escola e do convívio social e familiar, como responsabilidade, senso de justiça e cidadania, sinceridade, zelo e respeito, promovendo e disseminando uma cultura de paz.
 
Image 
...

Leia mais >>

Doutorado em Educação
Udesc oferecerá doutorado em Educação a partir de 2012
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou no dia 30 de novembro, a aprovação do curso de Doutorado em Educação no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed/Udesc), a partir de 2012. 


Leia mais >>

Opinião do leitor
Muros sem escola (Dezembro/2011)

Marcelo Tavares*

 

Procura-se um local para chamá-lo de Escola onde a igualdade e a justiça sejam características pertinentes a todos. Há muito tempo frases do tipo “temos que promover a igualdade” ou “devemos fazer justiça” emolduram pronunciamentos que, além de estarem distantes do que se pratica, são totalmente insuficientes.

 


Leia mais >>

Educação Ambiental
Crianças constroem casa ecológica e aprendem a preservar o meio ambiente
Blumenau – Com a intenção de ensinar às crianças de três a seis anos a importância da reciclagem de lixo, consumo consciente e preservação da natureza, o Centro de Educação Infantil Olga Brehmer desenvolveu ao longo do ano o projeto “Casa Ecológica, Reciclagem e Educação Ambiental”.
 
Image 

Leia mais >>

Troca de experiências
“Hermann Muller” recebe “Rio da Estiva”
Joinville/Itaiópolis- O projeto pedagógico voltado à ecologia aplicado na escola joinvilense “Hermann Muller” foi a motivação para a visita da também rural, Escola Municipal Rio da Estiva,  de Itaiópolis, no dia 30 de novembro.  
A escola visitante conheceu o projeto da anfitriã no blog (http://escolahermannmuller.blogspot.com) e decidiu pela visita com vistas à troca de experiências. Em Itaiópolis, a escola desenvolve, com os alunos da 6ª à 8ª séries, o projeto Educação do Campo, em horário opos...
Leia mais >>

Feira
Público infantil se encanta no mundo dos livros
Araquari – Durante a 1ª Feira do Livro e do Conhecimento de Araquari, realizada entre os dias 17 e 18 de novembro, pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto da cidade, alunos de escolas municipais e estaduais viveram um momento de cumplicidade e intimidade com o universo da literatura.
 
Image 

Leia mais >>

Premiação
Homenagem internacional
Durante o XLII Painel Latino Americano de Integración, que aconteceu entre os dias dois e três de dezembro, no Hotel Crowne Plaza, em Curitiba, a Secretaria Municipal de educação de Itapoá, Valci Terezinha de Souza, recebeu o Prêmio Integración Latino Americano 2011, que busca reconhecer e homenagear exemplos de liderança, competência e força de trabalho, que auxiliam para ampliar e consolidar a integração educacional no Brasil, com reflexos positivos nos demais países da América Latina.

...

Leia mais >>

Histórias da Educação
Caminhos cruzados: Desigualdades e relações de gênero no Dias Velho (Dezembro/2011)
*Dayane Mezuram Trevizoli
*Letícia Vieira
 
 
 O Colégio Estadual Dias Velho diferenciava-se das instituições que ofereciam o Ensino Secundário na capital catarinense principalmente por suas características inovadoras: oferecia os dois ciclos previstos pela Reforma Capanema de 1942 para o Curso Colegial, era gratuito, ministrava aulas no período noturno – o que permitia aos alunos flexibilidade para trabalhar e estudar no contra turno – oferecia um ensino secundário misto e de caráter laico e mantin...
Leia mais >>

Meio Ambiente
Parque de pneus ensina sobre reaproveitamento de materiais
Joinville - Para as crianças, o brincar é uma maneira de vivenciar experiências, exercitar habilidades, estimular a criatividade e aprender a relacionar-se com os outros e com o meio ambiente. Sob essa ótica, o CEI Cachinhos de Ouro desenvolveu o projeto “Diversão, com direito a pé sujo e muita descontração”. 
Ganhador do Prêmio Embraco de Ecologia do ano passado, o projeto previa a construição de um grande parque em uma área inutilizada da unidade. 
 
 Image
Entre outras plantas, alunos e professores pl...
Leia mais >>

Em sala de aula
Feira incentiva leitura e produção textual
A EM Prof. Oswaldo Cabral promoveu, no dia 5 de novembro, a Feira Literária 2011, com contação de histórias e exposições dos trabalhos relacionados à literatura. Puderam ser apreciados Anúncios Poéticos que convidavam a uma vida de alegria, o Bichonário e o Alfabeto dos animais usados para a alfabetização, as pandorgas e violas confecionadas a partir da leitura, textos sobre a cultura africana, religião e exposições de fotos e objetos antigos, de pesquisas das mais diversas disciplinas, uma inst...
Leia mais >>

Natal
Anjos de garrafa PET
Image
 
Garuva - Em um grande mutirão, alunos professores, funcionários mães e voluntários da APAE confeccionaram e montaram os motivos natalinos que enfeitaram a instituição.
Foram necessários quatro meses de trabalho, em duas etapas, em 2010 e 2011, e usados cerca de 10 mil garrafas pet, filtros de papel, latinhas de refrigerante e caixas de papelão. Juntos formaram uma linda árvore, presépio, anjos e guirlandas de Natal. 
A coordenação das atividades ficou a cargo da professora Rosane Palandi, da ofic...
Leia mais >>

Advertisement

Qual a sua opinião?