Jornal da Educação

ISSN 2237-2164    -   Publicação com conteúdo editorial segmentado para o setor educacional. A versão impressa (disponível em Downloads) circula com maior ênfase nas regiões Norte, Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Vale do Rio Itapocu no estado de Santa Catarina. (Recomendamos navegação pelo internet Explorer) 

Contato: Fones: (47)  34336120 e 984150630 Whatsapp  -  Email: contato@jornaldaeducacao.inf.br 

Edição Novembro/2011
Edição Novembro/2011

Novos artigos...
Opinião do Jornal
A escola é um lugar onde vivemos os mais belos momentos da vida (Novembro/2011)
 Neste mês de novembro, os joinvilenses festejam os cem anos da EEB Conselheiro Mafra e 50 de fundação da EEM Governador Celso Ramos, duas das mais tradicionais, antigas e queridas escolas da cidade.
Felizmente o brasileiro está acordando para a importância de celebrar datas festivas com eventos capazes de produzir emoção nas pessoas. Somente nestes momentos é possível perceber que a escola é sim um lugar de emoção e o quanto é importante na vida de todos e de cada um de nós.

...

Leia mais >>

Caderno especial - Centenário Conselheiro Mafra
100 anos da Reforma Orestes Guimarães
Pesquisa e texto: Gladys Mary Ghizoni Teive* e Norberto Dallabrida**

 
Tal como afirmam Rosa Fátima de Souza e Vera Teresa Valdemarin, no livro “A ESCOLA DA REPÚBLICA: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina,  a ser lançado no dia 2 de dezembro, durante a Sessão Solene em homenagem ao centenário  da EEB Conselheiro Mafra,  “centenários são ocasiões propícias para reavivar a memória coletiva, celebrar e comemorar, mas se constituem também em excelentes oportunidade...
Leia mais >>

Caderno especial - Centenário Conselheiro Mafra
Pioneirismo de Joinville
Pesquisa e texto: Prof. Ms. Karyne Johann 
 
No dia 15 de Novembro deste ano de 2011 a Escola Conselheiro Mafra completa 100 anos de História. A escola foi instalada no início do século XX, nos novos moldes de educação, os chamados Grupos Escolares.
O Grupo foi o primeiro instalado em Santa Catarina, em 15 de novembro de 1911, e serviu de “modelo” para a instalação dos demais Grupos Escolares do Estado. 
 
Image 
Escola do Padre Carlos 
...

Leia mais >>

Caderno especial - Centenário Conselheiro Mafra
Festas comemorativas oficiais
Image
Elly Francisco, emocionado, homenageou sua professora Olívia M. Mazzolli, que lecionou na escola até 1954 
 
No dia 15 de novembro de 1961, o Grupo Escolar Conselheiro Mafra comemorou 50 anos de sua fundação. Para as comemorações a escola ganhou uma pintura nova e diversas empresas e pessoas da comunidade presentearam o estabelecimento com peças de mobiliário e decoração.
O mestre de cerimônia, o radialista Ely Francisco, ex-aluno da escola, voltaria a apresentar o cerimônia de 75 anos e o centenár...
Leia mais >>

Caderno especial - Centenário Conselheiro Mafra
Apaixonados por cinema

É pra escola? Eu faço...

 Image

Dênis (com microfone), Eduardo (mesa de som) Regi (filmagem), karune (historiadora) e D. Iutta Hagemann (ex-aluna) gravando depoimento. 

 

 As palavras de voluntários, pessoas que abrem mãos de afazeres e prazeres pessoais para ajudar na organização de eventos ou na própria manutenção das escolas públicas repetem-se dia após dia. E, repetidas ao longo dos cem anos de história do Conselheiro Mafra.

Além de um grupo de ex-professoras e ex-diretoras que se dispuseram a aj...
Leia mais >>


Caderno especial - Centenário Conselheiro Mafra
História de minha vida...
No bagageiro da bicicleta do pai, que tinha um comércio na rua Abdon Batista, sob sol ou chuva, a pequena Tânia Maria Eberhardt, saia do Glória para estudar no Grupo Escolar Conselheiro Mafra na década de 50. Eram os primeiros anos de aprendizagem das letras. 

Image
Tânia - somos uma geração privilegiada 
...

Leia mais >>

Projeto Perfil - Garuva
Brinquedoteca: espaço mágico do brincar e aprender (Novembro/2011)
No dia 19 de outubro, foi inaugurada a Brinquedoteca da Escola Municipal Ernesto Alberto Hattenhauer, no bairro Três Barras.
O antigo sonho que se tornou realidade para os 117 alunos, professores, direção, pais e comunidade tem 46,20 metros quadrados. A obra foi construída e equipada com recursos da Empresa Garuva Abrasivos e da Feira da Partilha promovida pela Receita Federal.

Image
...

Leia mais >>

Histórias da Educação
A reforma Orestes Guimarães (final) (Novembro/2011)

Gladys Mary Ghizoni Teive*

 

Em 15 de novembro – dia da proclamação da República – comemora-se o centenário da inauguração do Grupo Escolar Conselheiro Mafra, de Joinville. A data não poderia ser mais emblemática: os grupos escolares foram criados no Brasil no início do período republicano para serem os pilares da República, a instituição que segundo o imaginário republicano, deveria civilizar através da alfabetização, da educação moral e cívica e do acesso a conhecimentos científicos e patri...
Leia mais >>


Projeto Perfil - Garuva
Mostra educacional mobiliza comunidade (Novembro/2011)
A IV Mostra Educacional, Esporte, Cultura e Turismo de Garuva, realizada no dia 25 de outubro, no Ginásio de Esportes Evandro Nagel, reuniu exposição de trabalhos realizados durante o ano, projetos culturais e apresentações de dança, num evento que mobilizou toda a cidade.
 
 
Image 

Leia mais >>

Meio Ambiente
Brincar e preservar o meio ambiente
Joinville – A arte e a ecologia fazem parte da vida das crianças de três e quatro anos, do maternal II B do CEI Alegria de Viver.  O projeto “Arte da terra” desenvolvido pelas professoras Priscila Miranda, Raquel Ypsilon e Janaina Wiener levou aos pequenos, como elemento natural, os conceitos iniciais de preservação, meio ambiente e ecologia, por meio da arte.
 
Image 
...

Leia mais >>

Direito e Educação
Aviso prévio - Lei nº 12.506 de 11 de outubro de 2011
A legislação trabalhista sofreu nova alteração, o aumento do prazo para aviso prévio. Esta mudança também reflete na categoria profissional dos professores, principalmente para aqueles que lecionam em escolas particulares onde aplicam-se as regras previstas na Consolidação das Leis do Trabalho e, por conseqüência, o “novo” aviso  prévio.     


Leia mais >>

Em sala de aula
Nós também somos artistas
Joinville - Os alunos da 8ª1 e 1ºs anos 1, 2, 3 e 4, da EEB Giovani Pasqualini Faraco tiveram a oportunidade de conhecer e estudar o artista joinvilense Amandos Sell, durante as aulas de artes da professora Estela Maris Pereira de Souza.
 
 
Image 

Leia mais >>

Psicologia e Educação
Planejamento familiar nas escolas: Por um Futuro Melhor (Novembro/2011)
Por mais estranho que possa parecer, existem, e muitos, pais que não suportam dividir seu tempo e seu mundo com os próprios filhos. Para eles somente o que eles dizem e o que fazem é certo e é bom. Aí suportam ficar próximos de suas crias, quando percebem que são admirados. Esquecem que em casa são pais, não são os profissionais ávidos por cargos e dinheiro que incorporam quando colocam o pé fora de casa. 


Leia mais >>

Ensino médio
“Celso Ramos” completa 50 anos anunciando o ensino em tempo integral
No ano em que completa os 50 anos de fundação, sob a direção da professora Karla Koerner Abumanssur, a EEM Governador Celso Ramos anuncia a abertura de matrículas para o ensino médio em tempo integral, que funcionará com cinco turmas de primeiro ano, a partir de 2012. 
A renovação da matrícula para o segundo e terceiro anos já estão abertas. Os novos alunos devem se matricular de 28 de novembro a 2 de dezembro. 
 
Image 
...

Leia mais >>

Projeto Perfil - Garuva
Garuvense é destaque no soletrando (Novembro/2011)
Mais uma vez a qualidade do ensino da Rede Municipal recebeu projeção. Desta vez foi através do estudante Maicon Douglas Belitato, da 7ª série, da Escola Municipal Vicente Vieira, que no dia 26 de outubro esteve em Florianópolis participando da seletiva estadual do quadro Soletrando, do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão.


Leia mais >>

Opinião do leitor
A tecnologia com o pé no chão da sala de aula (Novembro/2011)

Por Antônio Sérgio M. de Castro*

 

Assim que os primeiros computadores começaram a chegar às escolas, ainda na década de 1980, começaram a ser notadas certas dificuldades que marcariam, desde então, a disseminação do uso da tecnologia como estímulo à aprendizagem. Alguns equívocos e preconceitos tornaram-se marcas ainda atuais. Por exemplo, a ideia de que primeiramente se investe em infraestrutura, depois em formação.

 

 


Leia mais >>

Diretrizes da educação
Professores discutem as diretrizes curriculares
Blumenau - Os professores da rede municipal das unidades escolares e Centros de Educação Infantil de Blumenau - CEIs definem as novas diretrizes curriculares da Educação Básica do município. A discussão foi iniciada em agosto de 2010, com a formação continuada, dando ênfase na fundamentação teórica e base conceitual. 
 
Image 
...

Leia mais >>

Advertisement

Qual a sua opinião?

Edições do Jornal

Jornal da Educação302 - 2017 MEC recolhe 93 mil li
Jornal da Educação 301 - Somos todos iguais?
JE 300 - Volta às aulas 2017
Jornal da Educação300 - Ética nas redes sociais
JE 299 - É preciso combater a corrupção pedagógica
Jornal da Educação 296- Junho 2016
Jornal da Educação295 Maio 2016
POR QUE VIVEMOS EM UMA CULTURA DO ESTUPRO?
Jornal da Educação 294 Abril 2016
JE 293- Sistema inglês de formação de diretores
Edição 292 - Janeiro-Fevereiro2016
Edição 291 Novembro/Dezembro2015
Edição 290- Outubro 2015
Edição 289 - Setembro 2015
Quem Cuida do professor?
Jornal da Educação 289 - Setembro 2015
Edição 289 - Setembro 2015
Edição 288 Agosto 2015
Edição 287 junho-julho 2015
Projeto Perfil - Renovação Pedagógica no Brasil
JE 285 - Janeiro-Fevereiro 2015
Jornal da Educação 284 - Novembro-Dezembro14
JornaldaEducação Nº283 - Outubro 2014
JE 282- Caderno especial projeto Perfil
JE 281- Agosto 2014 - Aniversário
Jornal da Educação 280 - julho 2014
Jornal da Educação279 - junho 2014
O mundo é das mulheres
Jornal da Educação276 - Março 2014
Edição 275 - 2014 - Em atualização
JornaldaEducação274 - NovDez2013
JornaldaEducação273
Edição de Agosto 2013 - JE 271
Indisciplina x Aprendizagem
JE 270 JULHO 2013
Jornal da Educação 269
Edição Maio - 2013 - em atualização
Edição Abril 2013
Edição Janeiro/Fevereiro/Março/2013
Câmara de Vereador faz homenagem JE
Edição 264 - Outubro 2012
Edição 263 - Setembro 2012
Edição 25 ANOS DO JE
25 ANOS VALORIZANDO O PROFESSOR
Edição Junho 2012
Edição Maio de 2012
Edição Abril de 2012
Edição Março de 2012
Edição Janeiro/Fevereiro de 2012
Edição Dezembro/2011
Edição Novembro/2011
Edição Outubro/2011
Edição Setembro/2011
Edição Agosto/2011
Edição Julho/2011
Edição Junho/2011
Edição Maio/2011
Edição Abril/2011
Edição Março/2011
Edição Janeiro-Feveveiro/2011
Edição Dezembro/2010
Edição Novembro/2010
Edição Outubro/2010
Edição Setembro/2010
Edição Agosto/2010
Edição Julho/2010
Edição Junho/2010
Edição Maio/2010
Edição Abril/2010
Edição Março/2010
Edição Janeiro/Fevereiro 2010
Edição Dezembro/2009
Edição Novembro/2009
Edição Outubro/2009
Edição Setembro/2009
Edição Agosto/2009
Edição Julho/2009
Edição Junho/2009
Edição 226/Maio de 2009
Edição Abril/2009
Edição Março/2009
Edição Janeiro-Fevereiro/2009
Edição Dezembro/2008
Edição Novembro/2008
Edição Outubro/2008
Edição Setembro/2008
Edição Agosto/2008
Edição Julho/2008
Edição Junho/2008
Edição Maio/2008
Edição Abril/2008
Edição Março/2008
Janeiro & Fevereiro/2008
Edição Novembro/Dezembro 2007
Edição Outubro/2007
Edição Setembro/2007
Edição Agosto/2007
Edição Julho/2007
Edição Junho/2007
Edição Maio/2007
Edicão Março/2007
Edição Abril/2007
Edição Fevereiro/2007
Edição Janeiro/2007
Edição Dezembro/2006
Edição 199