Jornal da Educação

ISSN 2237-2164    -   Publicação com conteúdo editorial segmentado para o setor educacional. A versão impressa (disponível em Downloads) circula com maior ênfase nas regiões Norte, Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Vale do Rio Itapocu no estado de Santa Catarina. (Recomendamos navegação pelo internet Explorer) 

Contato: Fones: (47)  34336120 e 984150630 Whatsapp  -  Email: contato@jornaldaeducacao.inf.br 

Edição Maio/2011
Edição Maio/2011

Novos artigos...
Em Jaraguá
Leveza e encantamento na declamação de poesia
Jaraguá do Sul – Em sua 12º edição, o Concurso Interno de Declamação, que acontece na EMEF Erich Blosfeld, foi realizado na tarde do dia sete de maio e contou com a participação de 14 candidatos, um aluno por turma.
O concurso foi criado para estimular o gosto pela poesia, ampliar e ressaltar valores na arte de interpretar e incentivar o hábito da leitura.

Image
A aluna Edinara Kreis Antunes declamou “Festa no céu” de Noel Rosa. 
...

Leia mais >>

Em sala de aula
Um horto de aromas, sabores e conhecimento!
O projeto Chá com Arte – A formação da consciência ecológica começa pelos sentidos, um dos ganhadores do 18º Prêmio Embraco de Ecologia 2010, está sendo aplicado no CEI Raio de Sol I e já conseguiu levar para a escola até mesmo os avós, que participaram de uma oficina de chás.
 
 Image
 As crianças descobriram sozinhas como fazer para contar quantas peças de corpo de prova precisariam.
 
...

Leia mais >>

Histórias da Educação
Ensino Médio (Maio/2011)
A escolarização média no Brasil tem boas notícias. No último dia cinco de maio o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes nacionais para o ensino médio. Pesquisa do IBGE indica que está crescendo o número de jovens de 15 a 17 anos que só estudam.
As novas diretrizes nacionais para o ensino médio aprovadas pelo CME estimulam os colégios a construir currículos mais flexíveis e afeitos à realidade dos estudantes. Elas sugerem que cada escola estruture o ensino em torno de quat...
Leia mais >>

Família na escola
As mães foram homenageadas no Dia da Família na Escola
Joinville – O Dia da Família na Escola, promovido pela Prefeitura de Joinville, aconteceu no dia sete de maio, em 26 unidades escolares da cidade. Entre exposições dos trabalhos desenvolvidos, oficinas, palestras e apresentações de canto e dança, as mães receberam homenagens especiais.
 
Image 
A pintura do rosto foi uma das diversões dos alunos na EM Governador Heriberto Hülse durante a manhã do sábado.  
...

Leia mais >>

Opinião do Jornal
Educação é caos e não prioridade no Brasil (Maio/2011)
As palavras e o vídeo da Professora Amanda Gurgel, (http://www.videolog.tv/video.php?id=657067), em audiência pública para discutir o cenário atual da educação do Rio Grande do Norte, correu pela internet a todos os cantos do Brasil e serviu claramente para mostrar que o Brasil não é um país continental e nem mesmo “dos contrastes” quando se  analisa a educação oferecida a seus cidadão e salários aos professores.



Leia mais >>

Atualidades
Drogas - Escola e família devem ser o porto seguro
Neste mês, o Jornal da Educação dá continuidade à reportagem iniciada na edição anterior sobre a questão das drogas. Em abril, publicamos a primeira reportagem da série informando aos leitores sobre os tipos de drogas e apresentando algumas alternativas para que a escola e a sociedade  consigam detectar os problemas logo nos primeiros sinais e implementem  ações e atitudes que resultem na recuperação do dependente. 


Leia mais >>

Projeto Perfil - Garuva
Meus pais brincavam, eu também quero brincar (Maio/2011)
Image
Brincadeiras da infância dos pais divertem estudantes. 
 
O projeto “Meus pais brincavam, eu também quero brincar”, desenvolvido durante as aulas de educação física nas escolas da rede municipal de ensino de Garuva visa integrar ainda mais a escola e a família. 
Em conversa com os pais, irmãos mais velhos e demais familiares, os estudantes descobrem quais eram e as regras dos jogos e brincadeiras folclóricas de sua infância. Na escola, os alunos socializam as atividades com os colegas. 


...

Leia mais >>

Psicologia e Educação
As queixas do conselho de classe (Maio/2011)
Acabaram as provas do primeiro bimestre, estamos em maio e há poucos dias, os boletins devem ter ido às mãos dos pais. Ainda no Brasil, temos as provas, amaldiçoada por educadores nas décadas passadas, mas ainda tão utilizada que, quando um professor não as aplica, é visto como um ET pelos seus colegas de profissão.
Eu ainda aplico provas quando o regimento me obriga, caso da instituição que leciono atualmente. Claro que exponho aos alunos tudo o que vou inquirir na prova. Eles já fazem a prova s...
Leia mais >>

AABB Comunidade
Aulas diferenciadas em favor da cidadania
Joinville – O programa Integração AABB Comunidade há cinco anos, fornece aulas gratuitas de natação, música, coral, artes e atividades esportivas para estudantes de seis a 16 anos, da rede pública municipal de ensino, como forma de contribuir para inclusão social, reduzir a evasão escolar e melhorar desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes.
 
 Image
A adesão ao projeto é realizada pelas próprias diretoras e supervisoras das escolas. Ao final do ano, a Secretaria da Educação seleciona quais...
Leia mais >>

Cinema na escola
Cinema e diversão nas escolas de Guaramirim
Guaramirim – Cerca de 80 crianças da EM Atilano Kruger assistiram a uma animação nacional “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, no dia 28 de abril, na própria escola, em uma sala com telão, sonorização, e até pipoca, como um cinema real.
A atividade faz parte do projeto Socializando Arte e Criando Cidadania - Sacci, desenvolvido no município desde 2010, que visa levar mais cultura e diversão a população, através de apresentações de cinema nas escolas mais retiradas da cidade. e também estimular ...
Leia mais >>

Greve
Escolas publicas de Joinville estão paralisadas
A quase totalidade das escolas públicas estaduais e municipais da cidade de Joinville está paralisada total ou parcialmente. 
Em ambas as redes de ensino, os governantes, condicionam a abertura de negociação ao fim da greve. 
Os servidores públicos municipais de Joinville foram os primeiros a paralisar, no dia 9 de maio, os professores da rede estadual iniciaram a greve em 18 de maio. 

Image
 
 
...

Leia mais >>

Exame Nacional do Ensino Médio
ENEM será realizado em duas etapas
Brasília - As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM devem ser feitas até 10 de junho, exclusivamente pela internet.
Este ano, as provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. O edital com informações detalhadas pode ser consultado no site do INEP (www.inep.gov.br/enem).  
A taxa de inscrição para estudantes de escolas particulares, egressos do EM de anos anterior é de R$ 35,00. Concluintes do Ensino Médio em instituições públicas de ensino ou quem apresentar Declaração de C...
Leia mais >>

Advertisement

Qual a sua opinião?

Edições do Jornal

Jornal da Educação