Jornal da Educação

ISSN 2237-2164    -   Publicação com conteúdo editorial segmentado para o setor educacional. A versão impressa (disponível em Downloads) circula com maior ênfase nas regiões Norte, Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Vale do Rio Itapocu no estado de Santa Catarina. (Recomendamos navegação pelo internet Explorer) 

CONTATO: Fones: (47)  34336120 e 984150630 Whatsapp  -  Email: contato@jornaldaeducacao.inf.br 

Edição Agosto/2009

Novos artigos...
Festival
Jurados elogiaram qualidade física e técnica dos bailarinos
Image Joinville - Os jurados da terceira noite da Mostra Competitiva do 27º Festival de Dança de Joinville elogiaram a qualidade física e a técnica dos bailarinos que se apresentaram no palco do Centreventos Cau Hansen, nos gêneros de Balé Clássico e Danças Populares, na noite de 18 de julho. Noite em que a EM Pedro Ivo sagrou-se campeã do gênero danças populares, conjunto júnior, com a coreografia Guerreiro. Os primeiros lugares do gênero Danças Populares ficaram para Joinville. 
Pelo segundo ano con...
Leia mais >>

Pedagogia
Aprender arte usando técnicas ou materiais de cada época histórica
Image Indaial – A medida em que ensina a  história da arte a seus alunos do ensino fundamental e médio, a professora Cleomar Poffo Tomelim vai propondo experimetações que levem os estudantes a criar ou recriar utilizando materiais e técnicas diversificadas. 
Desde modo, ao referir-se à arte primitiva, com os cerca de 300 alunos, do primeiro ano do ensino médio, da Escola de Educação Básica Frederico Hardt, propos a utilização de materiais utilizados pelos artistas da época, como pigmentos naturais ret...
Leia mais >>

Prova Brasil
Secretaria aplica simulado da Prova Brasil
Araquari - A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto aplicou, nos dias 20 e 21 de agosto, o Simulado da Prova Brasil, com todos os 540 alunos, das 23 turmas, de 4ªs séries, das escolas das redes Municipal e Estadual de ensino da cidade. 
A secretária da Educação, Rose Cléia Farias Vigolo e sua equipe visam a efetivar um diagnóstico fidedigno do processo de aprendizagem destes alunos e repassar a todos os professores para que retomem os conteúdos em que os estudantes apresentarem difi...
Leia mais >>

Aniversário
CEJA festeja 17º aniversário
Joinville - O aniversário do Centro de Educação de Jovens e Adultos foi lembrado por programação específica para cada período. Entre as atividades, relatos de ex-alunos que contaram suas experiências e o que mudou na vida após a passagem pelo Ceja. Durante toda a semana, foram realizadas exposições e atividades lúdicas para os estudantes.
O objetivo do Ceja é de oferecer educação voltada a perspectivas profissionais e particulares das pessoas que querem e precisam ser alfabetizadas. Para a direto...
Leia mais >>

A matemática da agricultura
Estudo prova que alimento orgânico é bom para a saúde do corpo, do bolso e do ambiente
A professora de Matemática, Suzana Beatriz Kotovicz , da EMEB Paulo Fuckner, de Bateias de Cima, foi uma das 50 finalistas, entre os mais de quatro mil concorrentes de todo o país, na categoria professor de matemática, com o projeto Pirando com a Matemática e Esbanjando Saúde, desenvolvido com os alunos das 7ª série.  
Leia mais >>

Evento
Semana de História debate a diferença
Joinville - A diversidade que faz a diferença e o ideal da diferença usado sob a premissa de assegurar o direito à igualdade integram o tema central em debate na 16ª edição da Semana de História da Univille – SOBre a Diferença, marcada para 31 de agosto a 04 de setembro, no campus de Joinville. O objetivo é ampliar o debate sobre a questão, ainda muito presente no cotidiano das pessoas. O evento é gratuito e aberto à comunidade. 
“Cultura escolar, migração, relações interétnicas, religiosidades e...
Leia mais >>

Conscientização
Conscientização contra a homofobia
Florianópolis – A EEB Lauro Müller foi palco para a premiação dos vencedores do 1o Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia, no dia 29 de maio. 
O Concurso faz parte das atividades do Projeto “Papo Sério”, desenvolvido pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina. É fruto, também, de uma pesquisa realizada nas unidades escolares da Grande Florianópolis, que registram outros gêneros, além do heterossexual, e onde ficou ...
Leia mais >>

Capacitação
Jornada da Educação é transferida para novembro
Joinville - Seguindo determinação da Secretária de Saúde do município determinando o cancelamento de eventos como meio de prevenir a contaminação pelo vírus H1N1, o Comitê Temático da Educação da SDR de Joinville, adiou em reunião realizada no dia 18 de agosto, a  1ª Jornada da Educação "Saberes e Fazeres do Professor" para o mês de novembro. 

Novas datas: 
Dias 03 e 04 de novembro - Centreventos 
Dia 09 a 13  de novembro - a distância on-line 
Dia 18 de novembro - Oficinas - Anhanguera 

As inscriçõe...
Leia mais >>

Ecopedagogia
Professores de Garuva conhecem a ecopedagogia
Escolas serão monitoradas na aplicação de projetos ambientais Garuva - O Projeto Ecopedagogia em Ação, do Instituto Harmonia na Terra (IHT), foi apresentado aos 150 professores da rede pública, em cursos e oficinas realizos de 27 a 31 de julho.  Os três cursos de Ecopedagogia e duas oficinas temáticas, oferecidos gratuitamente para os profissionais da educação, tiveram o patrocínio da empresa Marcegaglia do Brasil e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Garuva. 
O IHT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) catarinense, fun...
Leia mais >>

Prêmio Nacional
EEB Júlia Lopes de Almeida é finalista
 Blumenau - O projeto “Telejornal da Escola”, desenvolvido por estudantes da 4ª série, da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida, sob a orientação da professora Tatiana Bianca Rebelo Basso, é finalista da etapa nacional do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. A final do concurso acontecerá nos dias 24, 25 e 26, em São Paulo. 
O projeto da escola blumenauense concorrerá com os projetos finalistas “Escrevendo com o escritor”, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, de Cataguases(MG) e...
Leia mais >>

Projeto
Revista em quadrinhos compartilha conhecimentos milenares sobre chás
Image Corupá - A professora Cathiússa de Cól Ramos desenvolveu com seus alunos das 5ªs séries, da EMEF  Francisco Mees, o Projeto: chá na escola. Para compartilhar os conhecimentos com os colegas e convidados da manhã e tarde do chá, os alunos apresentaram uma revista eletrônica com uma divertida história em quadrinhos.
Após pesquisar junto aos familiares, comundade e livros, os alunos sob a supervisão e com a ajuda da professora, registraram em uma apresentação eletrônica as principais informações, i...
Leia mais >>

Advertisement

Qual a sua opinião?