Jornal da Educação

ISSN 2237-2164    -   Publicação com conteúdo editorial segmentado para o setor educacional. A versão impressa (disponível em Downloads) circula com maior ênfase nas regiões Norte, Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Vale do Rio Itapocu no estado de Santa Catarina. (Recomendamos navegação pelo internet Explorer) 

CONTATO: Fones: (47)  34336120 e 984150630 Whatsapp  -  Email: contato@jornaldaeducacao.inf.br 

Mundo virtual
Use a Internet como ferramenta pedagógica

 Image    

    O mundo virtual, ao alcance de professores e estudantes, pode ser uma ferramenta eficaz para a pesquisa ou mesmo para uso em sala de aula.
É preciso, entretanto, saber onde e como encontrar informações verídicas e confiáveis.

 

   

Jogo virtual combate desperdício de energia

 

     Página: www.wwf.org.br/jogocasa

     A WWF-Brasil lança jogo virtual que incentiva consumidores a combaterem desperdício de energia. No hotsite Casa Eficiente, o internauta aprende a evitar desperdícios e usar energia de forma consciente.

     Ao Navegar pela casa virtual, o usuário encontra dicas de como utilizar melhor os aparelhos eletrônicos e os eletrodomésticos para economizar energia e causar menos danos ao meio ambiente.      

     O objetivo do jogo é diminuir ao máximo o nível de desperdício na casa. À medida que visita os cômodos, o internauta tem que refletir sobre o que pode ser feito para reduzir essas emissões. Cada mudança de hábito garante mais pontos.   

    


Leia mais >>
Janeiro & Fevereiro/2008
Janeiro & Fevereiro/2008
Selo Escola Solidária
Anna Töwe Nagel recebe selo de escola solidária

    

Image
Os alunos arrecadaram e venderam vários materiais de reciclagem.
     Jaraguá do Sul- O Instituto Faça Parte, que incentiva o trabalho voluntário no Brasil, certificou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe Nagel, com o "Selo Escola Solidária 2007".


Leia mais >>

Projeto Perfil
Reorganização do tempo e do espaço (Edição 2008)

"É a idéia da intervenção durante o processo que gera a possibilidade de sanar a dificuldade na hora em que ela acontece", explica Vilmar Klemann, Diretor Administrativo da SEMED.

"Não gostamos do termo recuperação porque, a gente recupera algo que está perdido e esta criança não está perdida, ela tem a competência, mas precisa ser estimulada, motivada a aprender aquele conteúdo específico, superar aquela dificuldade momentânea", sentencia o Secretário.


Leia mais >>

Projeto Perfil
Inclusão social e empregabilidade na educação de jovens e adultos (Edição 2008)

     Desde 2001, os munícipes de Indaial podem contar com uma política de Educação de Adultos que atende aos interesses da classe trabalhadora, tendo como eixo nortear a educação como direito de todos. A Secretaria Municipal de Educação fez parceria em 2001 e 2002 com o Instituto Integrar-da Confederação Nacional dos Metalúrgicos e Escola Técnica Federal, para oferecer um programa de educação que de fato atendesse a realidade dos adultos.


Leia mais >>

Projeto Perfil
Cidade livre do analfabetismo (Edição 2008)

Image     No ano passado, Indaial recebeu o selo de cidade livre do Analfabetismo, isso por que possuí índice de analfabetismo menor que 4% da população adulta.


Leia mais >>

Projeto Perfil
Ensino Fundamental por ciclo de formação humana (Edição 2008)

Image
Pais participam da vida escolar
     A implantação dos ciclos de formação humana em todas as escolas de Ensino Fundamental provocou mudanças significativas no fazer pedagógico diário.

     A maior preocupação em garantir a aprendizagem dos alunos gerou a necessidade de construir o Referencial Pedagógico para nortear o processo ensino-aprendizagem e sistematizar o trabalho de todos os professores no Ensino Fundamental.


Leia mais >>

Projeto Perfil
Referencial Pedagógico para Educação Infantil (Edição 2008)

Image
Atividades incentivam a curiosidade das crianças
     Desde 1998, a responsabilidade pelo atendimento das crianças de 0 a 6 anos, passou para a Secretaria Municipal da Educação, respeitando a LDB que iniciou o processo de transição da educação infantil da esfera da assistência social para a esfera da educação. A partir de então, buscou-se imprimir um padrão de qualidade social ao atendimento além da incansável luta pelo aumento do numero de vagas.

     Com uma maior preocupação pedagógica, iniciou-se a partir de 2001, a construção coletiva do Referencial Pedagógico da Educação Infantil. Em 2005 uma revisão e a ampliação do Referencial estabeleceu o currículo próprio para esta faixa etária, que pauta o Projeto Político Pedagógico de cada unidade de atendimento.

     Desde então, todos os professores passaram a receber um exemplar do documento contendo os eixos norteadores e o currículo e sugestão inclusive de atividades e ações.

     Na rede municipal, o professor trabalha a proposta entendendo que as crianças têm diversas linguagens - oral, matemática, musical, corporal - as quais devem ser desenvolvidas desde o berçário. Brincadeiras e interações com os colegas de outras idades, fazem parte do processo de ensino e atividades em que a criança aprende.

     Ao mesmo tempo em que se amplia o número de vagas para melhor atender à comunidade, busca-se dar prioridade à formação continuada do profissional. Os cursos oferecidos durante o horário de trabalho ou em horários alternativos.


Leia mais >>

Indaial prepara festa de Instalação - FIMI
Indaial prepara festa de Instalação-FIMI

     Indaial - A Festa de Instalação do Município de Indaial - FIMI acontecerá de 27 a 30 de março no Pavilhão de Eventos do Parque Ribeirão das Pedras, que será inaugurado na mesma data.  O evento irá comemorar os 74 anos do município.


Leia mais >>

Língua Portuguesa
Controvérsias nas mudanças da Língua Portuguesa

Image     As mudanças só vão acontecer porque três dos oito membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ratificaram as regras gramaticais do documento proposto em 1990.


Leia mais >>

Sociesc incorpora IBES
Sociesc incorpora IBES

     Joinville - A Sociesc - Sociedade Educacional de Santa Catarina, anunciou incorporação do IBES - Instituto Blumenauense de Ensino Superior. Com quase 20 mil alunos e sede em Joinville, a Sociesc é reconhecida como centro de excelência em educação e tecnologia. A instituição é a terceira maior conveniada da Fundação Getulio Vargas na gestão dos cursos de MBA no Brasil. O IBES conta com 1.700 alunos em cursos de graduação e pós-graduação.


Leia mais >>

Projeto de inclusão digital
Projeto de inclusão digital para estudantes em SBS

Image     São Bento do Sul - O Instituto Catarinense de Desenvolvimento Sustentável - Icads inicia, no dia 11 de fevereiro, as primeiras turmas do Projeto de Inclusão Digital no município de São Bento do Sul. A parceria foi firmada com a Associação de Moradores do Mato Preto, que disponibilizou o espaço físico e inscreveu os moradores interessados. Totalmente gratuito, o projeto oferece curso itinerante de Informática Básica e conta com o patrocínio da Brasil Telecom.


Leia mais >>

Pesquisa
Pesquisa revela retrato da leitura no país

Image     O estudo vai desenhar o atual cenário da leitura com perspectivas de motivação, participação do educador, acesso ao livro, até a presença e o papel das bibliotecas públicas na formação de leitores.

 


Leia mais >>

Projeto Meu Lugar
Projeto Meu Lugar prepara força tarefa em Corupá

Leia mais >>

Professores do estado terão avaliação de desempenho

Image      Neste ano a SED vai criar um sistema de avaliação da aprendizagem e do desempenho dos professores, em parceria com a Diretoria de Organização, Avaliação e Controle (DIOC). Outra ação está voltada para a gestão do calendário escolar que será desenvolvido através de acompanhamento e controle da execução dos dias letivos, carga horária (por série, turma e disciplina), tanto no ensino fundamental como no médio.    


Leia mais >>

Capoeira, música e muito conhecimento
Capoeira, música e muito conhecimento

     A Escola Estadual de Educação Básica Plácido Olímpio de Oliveira, reuniu, nos dias 23 e 24 de novembro de 2007, professores, alunos e comunidade para a IV Mostra Cultural que teve o objetivo de expor à comunidade trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos no decorrer do ano letivo.


Leia mais >>

ArcelorMittal
ArcelorMittal Vega assume reforma de escola estadual

     São Francisco do Sul - A EEF Felipe Schmidt, em São Francisco do Sul, será reformada com verbas do Programa Adote Uma Escola.  O convênio entre a empresa ArcelorMittal Vega e o Governo do Estado foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Regional de Joinville.
     Serão feitos investimentos que variam de 100 a 150 mil reais por ano e beneficiarão diretamente aos 585 alunos da escola. O secretário Manoel Mendonça agradeceu à empresa pelo compromisso social.


Leia mais >>

Advertisement

Qual a sua opinião?

Edições do Jornal

JE 300 - Volta às aulas 2017
JE 299 - É preciso combater a corrupção pedagógica
Jornal da Educação 296- Junho 2016
Jornal da Educação295 Maio 2016
POR QUE VIVEMOS EM UMA CULTURA DO ESTUPRO?
Jornal da Educação 294 Abril 2016
JE 293- Sistema inglês de formação de diretores
Edição 292 - Janeiro-Fevereiro2016
Edição 291 Novembro/Dezembro2015
Edição 290- Outubro 2015
Edição 289 - Setembro 2015
Quem Cuida do professor?
Jornal da Educação 289 - Setembro 2015
Edição 289 - Setembro 2015
Edição 288 Agosto 2015
Edição 287 junho-julho 2015
Projeto Perfil - Renovação Pedagógica no Brasil
JE 285 - Janeiro-Fevereiro 2015
Jornal da Educação 284 - Novembro-Dezembro14
JornaldaEducação Nº283 - Outubro 2014
JE 282- Caderno especial projeto Perfil
JE 281- Agosto 2014 - Aniversário
Jornal da Educação 280 - julho 2014
Jornal da Educação279 - junho 2014
O mundo é das mulheres
Jornal da Educação276 - Março 2014
Edição 275 - 2014 - Em atualização
JornaldaEducação274 - NovDez2013
JornaldaEducação273
Edição de Agosto 2013 - JE 271
Indisciplina x Aprendizagem
JE 270 JULHO 2013
Jornal da Educação 269
Edição Maio - 2013 - em atualização
Edição Abril 2013
Edição Janeiro/Fevereiro/Março/2013
Câmara de Vereador faz homenagem JE
Edição 264 - Outubro 2012
Edição 263 - Setembro 2012
Edição 25 ANOS DO JE
25 ANOS VALORIZANDO O PROFESSOR
Edição Junho 2012
Edição Maio de 2012
Edição Abril de 2012
Edição Março de 2012
Edição Janeiro/Fevereiro de 2012
Edição Dezembro/2011
Edição Novembro/2011
Edição Outubro/2011
Edição Setembro/2011
Edição Agosto/2011
Edição Julho/2011
Edição Junho/2011
Edição Maio/2011
Edição Abril/2011
Edição Março/2011
Edição Janeiro-Feveveiro/2011
Edição Dezembro/2010
Edição Novembro/2010
Edição Outubro/2010
Edição Setembro/2010
Edição Agosto/2010
Edição Julho/2010
Edição Junho/2010
Edição Maio/2010
Edição Abril/2010
Edição Março/2010
Edição Janeiro/Fevereiro 2010
Edição Dezembro/2009
Edição Novembro/2009
Edição Outubro/2009
Edição Setembro/2009
Edição Agosto/2009
Edição Julho/2009
Edição Junho/2009
Edição 226/Maio de 2009
Edição Abril/2009
Edição Março/2009
Edição Janeiro-Fevereiro/2009
Edição Dezembro/2008
Edição Novembro/2008
Edição Outubro/2008
Edição Setembro/2008
Edição Agosto/2008
Edição Julho/2008
Edição Junho/2008
Edição Maio/2008
Edição Abril/2008
Edição Março/2008
Janeiro & Fevereiro/2008
Edição Novembro/Dezembro 2007
Edição Outubro/2007
Edição Setembro/2007
Edição Agosto/2007
Edição Julho/2007
Edição Junho/2007
Edição Maio/2007
Edicão Março/2007
Edição Abril/2007
Edição Fevereiro/2007
Edição Janeiro/2007
Edição Dezembro/2006
Edição 199