Jornal da Educação

ISSN 2237-2164    -   Publicação com conteúdo editorial segmentado para o setor educacional. A versão impressa (disponível em Downloads) circula com maior ênfase nas regiões Norte, Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Vale do Rio Itapocu no estado de Santa Catarina. (Recomendamos navegação pelo internet Explorer) 

Contato: Fones: (47)  34336120 e 984150630 Whatsapp  -  Email: contato@jornaldaeducacao.inf.br 

Como a culinária pode ajudar no aprendizado
Como o uso de receitas pode tornar as aulas mais gostosas

Image     Gaspar - Os alunos do segundo ano da Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa, no Sertão Verde, descobriram que receitas de bolo são muito mais do que a junção de ingredientes que dão origem a uma comida gostosa de saborear.

     A turma de sete anos aprendeu que uma receita de bolo também pode dar origem a conhecimentos de matemática, português, história e informática. A descoberta começou quando, em uma aula de matemática, uma receita de bolo apareceu no meio da lição. "Aquilo chamou a atenção das crianças e elas quiseram saber mais", conta a professora Ione Deschamps.

     Em seguida, as crianças trouxeram de casa as receitas dos bolos preferidos. A professora aguçou a curiosidade das crianças, estimulando a análise das medidas e volumes e das diferenças entre as várias receitas do mesmo bolo.


Leia mais >>
Edição Novembro/Dezembro 2007
Edição Novembro/Dezembro 2007
Garuva em filme
Garuva em filme na Mostra Cultural e Feira de Ciências

O filme fez parte de um projeto elaborado para a Feira de Ciências e Mostra Cultural da Escola e agora vai concorrer com outros filmes amadores em concursos brasileiros.



Leia mais >>

Garuva oferece ensino de melhor qualidade
Garuva, a caminho do tempo integral, oferece ensino de melhor qualidade

     A conferência que discutiu e elaborou o Plano Municipal de Educação estipulou as metas a serem atingidas nos próximos dez anos, encerrou-se no dia 14 de novembro. A garantia de ensino fundamental obrigatório de nove anos de duração a toda criança de 6 a 14 anos e a ampliação da oferta deste nível de ensino aos demais munícipes, que não estudaram na idade própria, são as principais determinações.

     A próxima fase é a transformação do documento em lei e sua publicação oficial. Além da garantia de ensino, o novo plano prevê a implantação de tempo integral em todas as escolas da rede municipal até 2010. 

     Para implementar as propostas educacionais, a  administração do Prefeito João Romão contou, inicialmente, com o empenho da ex-secretária Marli Grun Parisotto, e desde o final de novembro, a Orientadora Educacional Márcia Corrêa assumiu a Secretaria de Educação.

     As primeiras Escolas a ser implantado o turno integral, são as Escolas Municipais "Içá Mirim" e "Guilherme Benkendorf".



Leia mais >>

Projetos de Informática
Projetos de Informática

ImageUnidade Móvel

     Com previsão de investimento de recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência - FIA, na ordem de R$ 110 mil será efetivado, a partir de 2008, um projeto de inclusão digital, com a ativação da unidade móvel de informática.

     O laboratório móvel terá 14 computadores, vídeo, internet, impressora e demais equipamentos.  O "Ônibus da Informática", inicialmente, estará à disposição para as  aulas de informática nas escolas municipais "Iça-Mirim", "Duque de Caxias", "Guilherme Benkendorf", "Ernesto Hattenhauer", "Maria Martins Budal", APAM e PETI.

     Este ano, as aulas de informática foram ministradas somente na escola EM Vicente Vieira, onde há laboratório. A partir de 2008, as demais escolas serão atendidas pela Unidade Móvel. 

     Atendida a demanda das escolas, inclusive das classes do EJA, havendo possibilidade, será ministrado curso de informática básica para as demais pessoas das comunidades.

     Outro projeto, em convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, prevê investimentos de R$ 69mil num novo laboratório de informática na EM Vicente Vieira.


Leia mais >>

Estudante aprende a SER CIDADÃO
Estudante aprende a SER CIDADÃO

Image     A implantação da disciplina Ética e Cidadania na grade curricular foi determinante para a implantação do projeto sócio-ambiental, Ser Cidadão, em parceria com a Promotoria de Justiça da Comarca de Garuva e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como coordenadora Luciany Elisa Piske Boeing.

     Os professores participaram de treinamento específico e os materiais de estudos são preparados com o apoio e recursos do Ministério Público.

     Nas aulas são abordados  temas como o combate à corrupção, meio-ambiente, trânsito, o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, trabalho e consumo,   pluralidade cultural, sexualidade e violência na escola.

     Em sua essência, o Projeto Ser Cidadão quer despertar as crianças  e adolescentes para o exercício da cidadania e da consciência  de que são agentes de transformação e podem construir uma sociedade mais humana, consciente e crítica.


Leia mais >>

Projetos e eventos
Projetos e eventos

Image     Utilizando-se de material produzido pelo Ministério Público que questiona a cada cidadão brasileiro "O que você tem a ver com a Corrupção|" os estudantes avaliaram as pequenas e grandes formas de corrupção existentes no dia-a-dia do país.
Entre as atividades deste estudo, houve a realização do Dia "C"- DIA DE COMBATE À CORRUPÇÃO, no dia 10 de outubro, quando houve passeata e distribuição de adesivos e cartilhas à população.  

     Em comemoração ao Dia da Árvore, no dia 2 de setembro, os alunos da EM Vicente Vieira, as professoras do projeto com o apoio dos funcionários da Secretaria de Infra-estrutura, plantaram mais de mil mudas de árvores nativas e coletaram  lixo nas ruas e locais próximo aos rios, no bairro Giorgia Paula.

Image     Passeios ecológicos aos zoológicos das cidades de Joinville e Curitiba, caminhada, distribuição de panfletos à população, peças teatrais, mutirão de limpeza das ruas, piquenique na praça, visita aos rios da cidade e a 1a Feira do Meio Ambiente com ênfase em Reciclagem, realizada no dia 4 agosto, nas dependências da Escola Municipal Vicente Vieira foram algumas atividades dos estudos sobre o meio ambiente.

     Durante o desfile cívico de 7 de setembro, alguns estudantes mostraram os resultados do estudo sobre o ECA. O tema saúde e educação sexual envolveu profissionais da área de psicologia e saúde.


Leia mais >>

Parcerias
Parcerias

Image     SAÚDE BUCAL - Em parceria com a Secretaria de Saúde, é realizado, desde 2005, um programa de prevenção da saúde bucal na Escola Municipal Vicente Vieira. Um exame para verificar dentes cariados, perdidos e restaurados é realizado no início de cada ano letivo, em  todos os 1300 estudantes.

     Durante o ano, os alunos participam de atividades, que reforçam a importância de cuidar dos dentes e manter a higiene bucal. 

     Semanalmente acontece à escovação supervisionada, sob a orientação e supervisão de profissionais da área da saúde. Em Abril foi realizado o Mutirão da Saúde.

     ACUIDADE VISUAL - No início deste ano letivo, os professores fizeram nos 1463 estudantes com idade a partir de cinco anos, um pré-diagnóstico da condição visual. O teste de acuidade visual detectou que  92 crianças necessitavam de um atendimento médico e todas foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde para agendamento oftalmológico.
 
Image  PROERD - Em parceria com a Polícia Militar aconteceu em todas as escolas do município, O PROERD-Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Em 2006, 217 alunos de 4a série  participaram das aulas ministradas por  policiais e neste ano de 2007, um total de 155 alunos de 6a série participaram do PROERD. 
O objetivo primordial é atuar na prevenção do uso de drogas e fortalecer a auto-estima das crianças e adolescentes, mostrando que a vida pode ser muito boa e divertida sem drogas e sem violência.


Leia mais >>

Esportes na escola
Esportes na escola

Image      O programa da disciplina de Educação Física da Rede Municipal desenvolve dois grandes projetos nas escolas. O primeiro, realizado desde 2005, visa descobrir as  potencialidades desportivas dos alunos da Rede e o segundo é o treinamento desportivo nas modalidades de futebol de campo, futsal, voleibol e xadrez, nos naipes feminino e masculino. 

     O treinamento desportivo é realizado com 77 alunos atletas da Escola Municipal Vicente Vieira, no contra-turno. A escola é a única da rede que tem alunos de 5a a 8a série, ou seja, com idade para participar das competições escolares, como o Moleque Bom de Bola e os jogos escolares. Os alunos atletas devem apresentar bom desempenho escolar para continuar nos times.

     "O esporte na escola é usado também como um modo de combater a infreqüência e para melhorar o rendimento escolar", esclareceu o professor Elvis Nei Estevam, supervisor da disciplina.

Image     Os professores de Educação Física realizam anualmente, desde 2005, o teste com todos os seus alunos. O objetivo é detectar precocemente algum tipo de distúrbio de coordenação motora ou no desenvolvimento físico das crianças, encaminhando-as para o serviço de saúde, se necessário. A partir da quarta série, há também o objetivo de identificar os alunos com características físicas e potencial para praticar alguma modalidade esportiva.


Leia mais >>

Diagnóstico de potencialidade
Diagnóstico de potencialidades

     Em 2007, cada aluno fez 12 testes para medir a flexibilidade, impulsão, reflexo, índice de massa corporal, envergadura, resistência, agilidade etc nos primeiros 30 dias de aula. Todos passaram pela avaliação e alguns apresentaram resultados fora da tabela  oficial e foram encaminhados, sob responsabilidade dos pais, para avaliação médica, realização de exames complementares e tratamento.

     Todos os testes foram computados pela Secretaria de Educação, e no momento em que há algum tipo de campeonato, os alunos com melhor potencialidade para cada disciplina são convidados a treinar, especialmente em atletismo, e participar representando sua escola.

     Em 2006, um ano após o início do diagnóstico de potencialidade, alunos da rede municipal começaram a ganhar competições. 

OLÉ GARUVA

     Em outubro de 2008, todos os alunos participarão das Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Garuva -"Olé Garuva" que já estão sendo preparadas pelo supervisor e pelos professores de Educação Física.

     As provas serão disputadas por faixa etária e serão diferenciadas para cada idade, considerando sempre as habilidades esportivas desenvolvidas durante as aulas de Educação Física nas escolas.

     Os jogos serão também um modo de comparar os resultados dos testes e diagnósticos verificando se podem ser considerados definitivos para a formação de uma equipe de atletismo bem estruturada  com uniforme completo e treinamento constante, para representar a cidade  em   competições  esportivas.


Leia mais >>

Garuva ganha uma nova história
Garuva ganha uma nova história

Image     Garuva - O livro Porto Barrancos, Berço de Garuva, de autoria do professor de História, Gleison Vieira, o primeiro sobre a história da cidade, será lançado em dezembro, durante as festividades de 44 anos de emancipação. O pré-lançamento será no dia 14 de dezembro, no Clube do Idoso, às 19h30minutos com a exibição do filme, "Três punhados de sonhos", com roteiro e direção de Gleison e atuação de seus alunos da EEB Carmem Seara Leite.

     O lançamento oficial se dará no dia 20 de dezembro, durante a cerimônia de comemoração dos 200 anos da localidade Barrancos, como parte da programação de aniversário de 44 anos de emancipação do Município de Garuva. O professor resolveu investigar a história de seu município e, por vias próprias, iniciou a garimpagem de material, especialmente porque não havia qualquer referência bibliográfica e, menos ainda, documentação histórica na região, que desse suporte à pesquisa.


Leia mais >>

Astropedagogia para professores
Astropedagogia para professores

ImageÁries (21/3 a 20/4)

     Janeiro será tranquilo. Marte, seu planeta regente, estará lento no céu até o dia 30 e você, de férias, usufruindo da alegria de ser professor e ter férias no mais quente dos meses quentes do verão. Suas atividades no plano profissional começarão a se desenvolver no início de fevereiro, com idéias excêntricas e "muita saudade" da escola.  Aproveite para manter seu corpo em atividade, afinal ele é uma obra-prima de seus pais. 

     Apesar dos conflitos internos e de desafios externos, você refinará seu modo de encarar a vida e a sala de aula enquanto o mês continuará a sobrar no final de seu salário. No segundo semestre, você estará menos maleável. O ano é favorável, de modo geral, para tomar cuidado com a saúde, pois você estará vulnerável e sensível às mudanças das políticas municipais que acontecerão no período.

ImageTouro (21/04 a 20/05)

     Em janeiro você estará mais cauteloso em as suas refeições e relacionamentos pessoais. Com Vênus - seu planeta regente -, em Sagitário, os solteiros sentirão vontade de se aventurar. Em fevereiro, suas atividades profissionais trarão idéias não tão convencionais.

ImageGêmeos (21/05 a 20/06)

     Em janeiro você estará aberto à comunicação, mas não da forma como gostaria. Em fevereiro, seus planos em relação ao trabalho começarão a se desenvolver, com muitas idéias inovadoras. Use seu vigor físico e mental para implementar novos projetos.

     No segundo semestre, as eleições municipais podem complicar um pouco sua rotina de trabalho, mas não se preocupe, o novo secretário da educação começa a trabalhar somente em 2009.

     Caso esteja infeliz com alguma parte de seu corpo, dialogue com ela. Escute a sabedoria de seu corpo.

     Você tem mais facilidade em se desdobrar para corrigir provas, testes e trabalhos, sem falar nas intermináveis perguntas dos alunos. Seu bom humor envolverá os alunos, diretores e os colegas. Tensão acarreta dúvidas, mal-entendidos, desentendimentos verbais e irritação, com desgaste inútil para você.

     As células de seu corpo são compostas de matéria reciclada desde os primórdios do universo. Poeira estelar você é, então, deixe sua luz brilhar! 
As aulas do taurino valorizam o prazer. Estes professores gostam do luxo dos trabalhos bem apresentados, se já estiverem corrigidos, melhor ainda.

     Variações de humor podem se intensificar por volta dos meses de novembro e dezembro, quando começa a pressão dos alunos por notas. Um programa de exercícios físicos não é punição de um corpo imperfeito, mas sinal de atenção.


Leia mais >>

Astropedagofia (continução)
Astropedagogia para professores (continuação)

ImageAquário (21/01 a 19/02)
     Os docentes deste signo se destacam pela originalidade de suas idéias pedagógicas, que sempre induzem, se não obrigam, a participação de toda a escola. O ano começa com muitas idéias e novos projetos, que começam a se desenvolver em fevereiro, especialmente a partir do dia 11.

     No próximo ano, mais ousadia, engenhosidade, expressividade e talento atraem novas oportunidades, novos alunos e novos colegas de profissão. Continue a se posicionar com autenticidade e se integre ao seu meio, de maneira original.

     Dê o melhor ao seu corpo, que ele lhe dará o melhor de si. Quando seu corpo lhe faltar de alguma forma, observe se você não lhe faltou no respeito às necessidades de descanso salutar, dieta e exercícios.

     No final do período, a agitação, o nervosismo e muitos compromissos podem alterar seu padrão mental e psíquico. Reserva mais tempo para exercícios, boa alimentação e algumas massagens providenciais.


Leia mais >>

CEI recebe visita
CEI recebe visita de Juarez Machado

Desde cedo as crianças tomam contato com arte. Os pincéis e o colorido das tintas visam despertar a sensibilidade dos pequenos.



Leia mais >>

Resgate de valores
Resgate do Valor Humano é tema de projeto em escola

Image     Joinville - A Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krish, provou que o pensar e o fazer coletivo podem gerar bons frutos entre alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar. Para isso, realizou durante o segundo ano consecutivo o Projeto

     "Resgatando o Valor Humano: auto-estima como prática educativa".

     "Acreditamos no 'ser-pessoa' como agente transformador da própria história", disse a professora Santa Miguel Medeiros Rosa, encarregada das atividades complementares da escola, explicando que durante todo o ano a comunidade escolar esteve engajada em uma série de atividades que valorizaram o ser humano, incentivando e auto-estima em cada um que participou.

     O Projeto foi encerrado no dia 23 de novembro, com apresentações em palco e também com o resultado das atividades desenvolvidas em sala de aula.


Leia mais >>

Educação brasileira piora
Professor brasileiro diz que educação piorou

Na rede particular, 71,1% dos professores estão satisfeitos com seu trabalho. Na rede pública, porcentagem cai a 42,4% 

     O Brasil já conhece um pouco melhor o que pensa um de seus mais importantes profissionais - o professor. Durante o Seminário sobre Valores e Educação para Cidadania, realizado no dia 31 de outubro, em São Paulo, foi divulgado o estudo As emoções e os valores dos professores brasileiros, realizado sob encomenda da Fundação SM e da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).


Leia mais >>

Semana Literária
Semana Literária e Cultural na Escola Pauline Paruker

Image     Joinville - Já há alguns anos a Escola Municipal Pauline Paruker, no Bairro Itinga, realiza a Semana Literária e Cultural, com o objetivo de incentivar nos alunos o gosto pela leitura e cultura. Neste ano, o evento foi entre os dias 03 e 07 de dezembro, englobando variadas atividades como contações de histórias, apresentações de danças e teatro, além de exposições de trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do ano.

     Nos dias 04 e 05 de dezembro, houve uma "Manhã da Leitura", que ocorreu na biblioteca da escola, para os alunos do Pré a 4ª série. Nessa manhã da leitura, a personagem Emília -  interpretada pela bibliotecária Carolina Lemke Moreira - e sua turma, contaram histórias, dançaram e até promoveram um desfile das personagens de contos de fadas.

     Os alunos também ganharam de presente as trapalhadas da palhaça Pipoca, interpretada pela aluna da 8ª série, Tâmara Eduarda Hess Borba, de 14 anos, que fez os alunos rirem muito. Foi uma semana diferente e prazerosa que com certeza trouxe resultados na formação de alunos com competência lingüística.


Leia mais >>

Eleições na Câmara Mirim
Eleita a nova Câmara Mirim de Joinville

Image     Joinville - Um total de 17630 estudantes de 10 a 14 anos, regularmente matriculados de 4ªa 8ªsérie, em 44 escolas de Joinville, distribuídos em 72 seções eleitorais, foram às urnas, no dia 26 de outubro, para eleger os  36 Vereadores Mirins para as legislaturas 2008 e 2009.

     As vagas foram disputadas por 197 candidatos que fizeram campanha e plano de governo. O Tribunal Regional Eleitoral coordenou o processo que imitou um pleito da Câmara de Vereadores.


Leia mais >>

Acadêmico premiado
Acadêmico da FAMEG é premiado nacionalmente

     O Prêmio IEL de estágio é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi e tem por objetivo identificar e divulgar as melhores práticas de estágio de forma integrada e participativa com as respectivas empresas, estagiários e instituições de ensino, levando-se em consideração a correlação teoria/prática, os resultados alcançados para as organizações, a formação de profissionais diferenciados e competitivos.

     Pela primeira vez, o IEL concedeu o Prêmio IEL de Estágio em âmbito nacional. O resultado foi divulgado no dia 06 de novembro de 2007, na sede da Confederação Nacional da Indústria CNI), em Brasília - DF.

     O estagiário Samuel Nardes, acadêmico de Administração com habilitação em Sistemas de Informação da Faculdade Metropolitana de Guaramirim - FAMEG, representou a empresa Mannes Estofados e Colchões e venceu o Prêmio IEL de Estágio na categoria Média Empresa. A empresa vencedora recebeu um troféu, a IES um certificado e o estagiário vencedor ganhou um laptop.


Leia mais >>

Aulas na Rede estadual começa dia 11 de fevereiro
Aulas na Rede estadual começa dia 11 de fevereiro

     Florianópolis - Mais uma vez, a Secretaria de Estado da Educação anunciou, em entrevista coletiva, o calendário unificado. A previsão é que, em 2008, finalmente,  nas 1324 escolas da rede pública estadual, das 36 Gerências Regionais de Educação (Gereds) as aulas iniciarão no dia 11 de fevereiro e os professores já deverão estar em suas unidades escolares no dia 7, logo após o Carnaval.

     Para isso, a Secretaria de Estado da Educação abriu período de matrículas em novembro. Entre os dias 14 a 18 de janeiro, haverá outro período de matrículas.
"Dessa forma, estamos oferecendo as condições para que as aulas reiniciem com todo o sistema organizado e com maior número de professores efetivados, o que é uma garantia de qualidade, ressalta o diretor de Educação Básica, Antônio Pazeto.

     De acordo com o último Censo Escolar realizado em 2006, a rede estadual atende cerca de 830 mil alunos, sendo 437682 do Ensino Fundamental, 226712 no Ensino Médio, 9960 da Educação Profissional, 149731 na Educação de Jovens e Adultos e 4584 na Educação Especial.


Leia mais >>

Aberta temporada de Concursos públicos
Aberta temporada de Concursos públicos

     Até o dia 9 de dezembro, estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Pomerode e até 14, de dezembro, o concurso para a Prefeitura de Jaraguá do Sul.

     Em Pomerode, as taxas variam entre R$ 18 e R$ 58,00. Os editais completos podem ser vistos no site www.aocp.com.br e também no mural do prédio da Prefeitura Municipal.


Leia mais >>

Advertisement

Qual a sua opinião?

Edições do Jornal

Jornal da Educação302 - 2017 MEC recolhe 93 mil li
Jornal da Educação 301 - Somos todos iguais?
JE 300 - Volta às aulas 2017
Jornal da Educação300 - Ética nas redes sociais
JE 299 - É preciso combater a corrupção pedagógica
Jornal da Educação 296- Junho 2016
Jornal da Educação295 Maio 2016
POR QUE VIVEMOS EM UMA CULTURA DO ESTUPRO?
Jornal da Educação 294 Abril 2016
JE 293- Sistema inglês de formação de diretores
Edição 292 - Janeiro-Fevereiro2016
Edição 291 Novembro/Dezembro2015
Edição 290- Outubro 2015
Edição 289 - Setembro 2015
Quem Cuida do professor?
Jornal da Educação 289 - Setembro 2015
Edição 289 - Setembro 2015
Edição 288 Agosto 2015
Edição 287 junho-julho 2015
Projeto Perfil - Renovação Pedagógica no Brasil
JE 285 - Janeiro-Fevereiro 2015
Jornal da Educação 284 - Novembro-Dezembro14
JornaldaEducação Nº283 - Outubro 2014
JE 282- Caderno especial projeto Perfil
JE 281- Agosto 2014 - Aniversário
Jornal da Educação 280 - julho 2014
Jornal da Educação279 - junho 2014
O mundo é das mulheres
Jornal da Educação276 - Março 2014
Edição 275 - 2014 - Em atualização
JornaldaEducação274 - NovDez2013
JornaldaEducação273
Edição de Agosto 2013 - JE 271
Indisciplina x Aprendizagem
JE 270 JULHO 2013
Jornal da Educação 269
Edição Maio - 2013 - em atualização
Edição Abril 2013
Edição Janeiro/Fevereiro/Março/2013
Câmara de Vereador faz homenagem JE
Edição 264 - Outubro 2012
Edição 263 - Setembro 2012
Edição 25 ANOS DO JE
25 ANOS VALORIZANDO O PROFESSOR
Edição Junho 2012
Edição Maio de 2012
Edição Abril de 2012
Edição Março de 2012
Edição Janeiro/Fevereiro de 2012
Edição Dezembro/2011
Edição Novembro/2011
Edição Outubro/2011
Edição Setembro/2011
Edição Agosto/2011
Edição Julho/2011
Edição Junho/2011
Edição Maio/2011
Edição Abril/2011
Edição Março/2011
Edição Janeiro-Feveveiro/2011
Edição Dezembro/2010
Edição Novembro/2010
Edição Outubro/2010
Edição Setembro/2010
Edição Agosto/2010
Edição Julho/2010
Edição Junho/2010
Edição Maio/2010
Edição Abril/2010
Edição Março/2010
Edição Janeiro/Fevereiro 2010
Edição Dezembro/2009
Edição Novembro/2009
Edição Outubro/2009
Edição Setembro/2009
Edição Agosto/2009
Edição Julho/2009
Edição Junho/2009
Edição 226/Maio de 2009
Edição Abril/2009
Edição Março/2009
Edição Janeiro-Fevereiro/2009
Edição Dezembro/2008
Edição Novembro/2008
Edição Outubro/2008
Edição Setembro/2008
Edição Agosto/2008
Edição Julho/2008
Edição Junho/2008
Edição Maio/2008
Edição Abril/2008
Edição Março/2008
Janeiro & Fevereiro/2008
Edição Novembro/Dezembro 2007
Edição Outubro/2007
Edição Setembro/2007
Edição Agosto/2007
Edição Julho/2007
Edição Junho/2007
Edição Maio/2007
Edicão Março/2007
Edição Abril/2007
Edição Fevereiro/2007
Edição Janeiro/2007
Edição Dezembro/2006
Edição 199