Jornal da Educação

ISSN 2237-2164    -   Publicação com conteúdo editorial segmentado para o setor educacional. A versão impressa (disponível em Downloads) circula com maior ênfase nas regiões Norte, Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Vale do Rio Itapocu no estado de Santa Catarina. (Recomendamos navegação pelo internet Explorer) 

CONTATO: Fones: (47)  34336120 e 984150630 Whatsapp  -  Email: contato@jornaldaeducacao.inf.br 

Que tipo de professor você é?
Que tipo de professor você é?


Leia mais >>
Edição Outubro/2007
Edição Outubro/2007
Poesia auxilia na conscientização
Poesia auxilia na conscientização ambiental e contra a caça

Image     Joinville- A poesia é o instrumento para desenvolver nos alunos da escola rural “Hermann Muller” a sensibilidade para as questões ambientais. Neste ano, o Projeto Canteiro de Poesias trabalhou a fauna local, objetivando diminuir a prática da caça ilegal pelos familiares e demais moradores da região do Rio Bonito.

     O projeto vem sendo desenvolvido há três anos e este ano, os animais típicos da região foram o alvo dos estudos e das poesias dos alunos. Criado há três anos, pelas  professoras Silvia Maria da Silva e Silvane A.da Silva Almeida, que também é diretora da escola, o projeto resulta em muito conhecimento, consciência ecológica e numa grande festa cultural.


Leia mais >>

Para estudar, basta ter disposição!?
Para estudar, basta ter disposição!?

     A falta de dinheiro já não é justificativa para deixar de fazer uma faculdade. Afinal, as universidades públicas são gratuitas e têm reserva de vagas para os estudantes advindos de escolas públicas.  O estudante de escola pública que obteve média superior a 45 no ENEM e quer estudar em faculdades particulares, pode se inscrever no PROUNI, programa de bolsas de estudos do governo federal.

     O PROUNI oferece bolsa integral e/ou parcial para o estudante de escola pública que obteve média superior a 45 pontos no ENEM e quer estudar em faculdades particulares. O programa de bolsas de estudos do governo federal atende quem tem renda familiar, por pessoa, de até R$ 570,00 com bolsa integral; e de 50% para os com renda familiar, por pessoa, de até 3 salários mínimos. Dentre estes últimos, os que se inscreverem em curso com mensalidade de até  R$200,00 receberão bolsa de 25%. Além da bolsa, o estudante pode pedir, depois que estiver cursando a faculdade, auxílio financeiro para moradia ou compra de material didático e livros.  


Leia mais >>

Licenciatura, bacharelado ou tecnólogo?
Licenciatura, bacharelado ou tecnólogo?

Bacharelado

     No bacharelado, a formação proporcionada ao aluno é voltada para o mercado de trabalho, numa determinada área de atuação. Os bacharéis formados em  odontologia, medicina, administração, direito, geografia, biologia, engenharia e outras faculdades estarão aptos ao mercado de trabalho.  Entretanto, dependendo do curso, além do diploma é preciso algum tipo de complementação, como é o caso dos advogados que precisam fazer o teste da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

     Após concluir o curso, o médico precisa fazer a residência e a especialização, caso contrário poderá atuar somente como clínico geral. Um grande número de profissões, além do diploma, exige o registro no órgão regulador e fiscalizador da profissão, como é o caso dos contabilistas, administradores, médicos e outros. Sem a inscrição no conselho, o profissional não pode exercer a profissão para a qual se habilitou.


Leia mais >>

Quer ser professor?
Quer ser professor?

Faça uma Licenciatura


Leia mais >>

Qual a melhor profissão??
Qual a melhor profissão?

     O primeiro passo é estipular o tipo de vida que você quer levar. E o tipo de pessoa e profissional que você é. Se for disciplinado, do tipo de consegue acordar sozinho, chegar pontualmente a seus compromissos, organizar o seu tempo estipulando as prioridades e aprendendo sozinho, você pode pensar na carreira de profissional liberal.

     O profissional liberal como advogado, médico,contador, arquiteto, jornalista, engenheiro, designer ou publicitário fará um curso de bacharelado e terá seu salário proporcional a sua capacidade individual de trabalho.Precisa também ser muito criativo, líder, audacioso e corajoso, pois precisará montar e administrar sua própria empresa.


Leia mais >>

O mundo não está a seu serviço
O mundo não está a seu serviço

Leia mais >>

O adolescente está habituado a escolher
O adolescente está habituado a escolher

     É comum ouvirmos dos pais a expressão “no meu tempo tudo era mais difícil”. E não são raras as mães que, diante da indecisão da filha em escolher a roupa ou o calçado dispara rapidamente,”se você tivesse uma única roupa, como eu tinha, saberia exatamente qual usar”.

     Tudo isso se deve à melhoria da qualidade de vida e à luta dos pais para garantir aos filhos tudo aquilo que não tiveram, seja por falta de dinheiro, seja porque a sociedade ainda não havia produzido tais produtos.


Leia mais >>

A escolha adequada o tornará um profissional bem sucedido e feliz
A escolha adequada o tornará um profissional bem sucedido e feliz

"Se você não for melhor que hoje no dia de amanhã, então para que você precisa do amanhã?"
Rabbi Nahman de Brastslav



Leia mais >>

Sistema nacional de avaliação
Sistema nacional de avaliação

     Para verificar a qualidade de um curso superior, a dica é visitar a página da internet (http://www.educacaosuperior.inep.gov.br.) do MEC - Ministério da Educação, que colocou no ar um cadastro das Instituições de Ensino Superior (IES) com todas as informações sobre os cursos e situação legal de cada uma delas.

     A primeira coisa a fazer é verificar se a instituição de sua escolha está credenciada junto ao MEC, pois sem este credenciamento, ela não existe de forma legal e não pode emitir diplomas. Se estiver credenciada, a instituição pode criar cursos novos, pedindo uma autorização para o MEC.


Leia mais >>

Verifique a situação legal do curso e da instituição junto ao MEC
Verifique a situação legal do curso e da instituição junto ao MEC

"Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar".
(William Shakespeare)

 

"Hoje é o dia mais feliz da minha vida. O Congresso acaba de aprovar o projeto para a construção de Brasília. Sabe por que o projeto foi aprovado? Eles pensam que não vou conseguir executá-lo".
Juscelino Kubitschek



Leia mais >>

Onde você quer estar daqui a cinco anos?
Onde você quer estar daqui a cinco anos?
Image
Leia mais >>

Lançamento do livro,missa e inauguração do Marco do Centenário
Lançamento do livro, missa e inauguração do Marco do Centenário finaliza programação oficial

Image
Livro registra centenário do Colégio
     Joinville - O lançamento do livro “Perfil Cultural e Turístico dos Municípios Catarinenses Município Joinville”, com destaque para o Centenário do Colégio dos Santos Anjos, marcou o início da última semana de eventos especiais relativos ao centenário. O livro foi lançado no dia 2 de outubro, Dia do Santos Anjos.

     Na semana anterior, foi realizada a  noite artística no Teatro Juarez Machado, com apresentação de peça teatral contando a história centenária e dos grupos de dança. Poesia, música e o espetáculo de dança intitulado "Encanto e Clamor da Amazônia" arrancaram aplausos e emocionaram tanto quem se apresentou, quanto a quem assistiu. O frio na barriga e o medo de errar, num dos principais palcos da cidade, foi superado pelo esforço individual e do grupo.


Leia mais >>

Alunos conheceram horta e Centro de Panificação
Alunos conheceram horta e Centro de Panificação

Image
Estudantes posam para foto depois de conhecer inúmeras variedades hortaliças
     Corupá - Alunos de 3ª série da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, no mês de setembro, conheceram a Horta Escolar e o Centro de Panificação, onde são produzidos os pães e doces que integram o cardápio da merenda escolar em Corupá. A padeira Emilinha Carvalho apresentou os equipamentos industriais da cozinha e explicou como acontece o processo de produção, o estocamento de produtos e os cuidados para evitar o desperdício.


Leia mais >>

Advertisement

Qual a sua opinião?

Edições do Jornal

Jornal da Educação 301 - Somos todos iguais?
JE 300 - Volta às aulas 2017
Jornal da Educação300 - Ética nas redes sociais
JE 299 - É preciso combater a corrupção pedagógica
Jornal da Educação 296- Junho 2016
Jornal da Educação295 Maio 2016
POR QUE VIVEMOS EM UMA CULTURA DO ESTUPRO?
Jornal da Educação 294 Abril 2016
JE 293- Sistema inglês de formação de diretores
Edição 292 - Janeiro-Fevereiro2016
Edição 291 Novembro/Dezembro2015
Edição 290- Outubro 2015
Edição 289 - Setembro 2015
Quem Cuida do professor?
Jornal da Educação 289 - Setembro 2015
Edição 289 - Setembro 2015
Edição 288 Agosto 2015
Edição 287 junho-julho 2015
Projeto Perfil - Renovação Pedagógica no Brasil
JE 285 - Janeiro-Fevereiro 2015
Jornal da Educação 284 - Novembro-Dezembro14
JornaldaEducação Nº283 - Outubro 2014
JE 282- Caderno especial projeto Perfil
JE 281- Agosto 2014 - Aniversário
Jornal da Educação 280 - julho 2014
Jornal da Educação279 - junho 2014
O mundo é das mulheres
Jornal da Educação276 - Março 2014
Edição 275 - 2014 - Em atualização
JornaldaEducação274 - NovDez2013
JornaldaEducação273
Edição de Agosto 2013 - JE 271
Indisciplina x Aprendizagem
JE 270 JULHO 2013
Jornal da Educação 269
Edição Maio - 2013 - em atualização
Edição Abril 2013
Edição Janeiro/Fevereiro/Março/2013
Câmara de Vereador faz homenagem JE
Edição 264 - Outubro 2012
Edição 263 - Setembro 2012
Edição 25 ANOS DO JE
25 ANOS VALORIZANDO O PROFESSOR
Edição Junho 2012
Edição Maio de 2012
Edição Abril de 2012
Edição Março de 2012
Edição Janeiro/Fevereiro de 2012
Edição Dezembro/2011
Edição Novembro/2011
Edição Outubro/2011
Edição Setembro/2011
Edição Agosto/2011
Edição Julho/2011
Edição Junho/2011
Edição Maio/2011
Edição Abril/2011
Edição Março/2011
Edição Janeiro-Feveveiro/2011
Edição Dezembro/2010
Edição Novembro/2010
Edição Outubro/2010
Edição Setembro/2010
Edição Agosto/2010
Edição Julho/2010
Edição Junho/2010
Edição Maio/2010
Edição Abril/2010
Edição Março/2010
Edição Janeiro/Fevereiro 2010
Edição Dezembro/2009
Edição Novembro/2009
Edição Outubro/2009
Edição Setembro/2009
Edição Agosto/2009
Edição Julho/2009
Edição Junho/2009
Edição 226/Maio de 2009
Edição Abril/2009
Edição Março/2009
Edição Janeiro-Fevereiro/2009
Edição Dezembro/2008
Edição Novembro/2008
Edição Outubro/2008
Edição Setembro/2008
Edição Agosto/2008
Edição Julho/2008
Edição Junho/2008
Edição Maio/2008
Edição Abril/2008
Edição Março/2008
Janeiro & Fevereiro/2008
Edição Novembro/Dezembro 2007
Edição Outubro/2007
Edição Setembro/2007
Edição Agosto/2007
Edição Julho/2007
Edição Junho/2007
Edição Maio/2007
Edicão Março/2007
Edição Abril/2007
Edição Fevereiro/2007
Edição Janeiro/2007
Edição Dezembro/2006
Edição 199