Educação ambiental durante todo o ano PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 3
PiorMelhor 
Escrito por Jornal da Educacao   
01-Jul-2010


Jaraguá do Sul - O Programa de Educação e Valorização da Água – PROEVA foi criado pelo Samae em 2005 para promover a educação ambiental para o público infantil. 

A partir de 2010 o programa passou a ser responsabilidade da Secretaria da Educação de Jaraguá do Sul, já que os encontros acontecem dentro da escola com orientação e assessoria pedagógica feita pela secretaria.
Image 
Através do estudo da água, da mata ciliar, do ecossistema, bioindicadores, doenças transmitidas pela água, esgoto sanitário, preservação do desperdício entre outros temas, o programa objetiva o conscientizar os alunos dos 4ºs anos de 32 escolas do município sobre o uso adequado e melhoria da qualidade desse recurso natural tão importante para a sobrevivência de todos.
A cada semestre, quatro estagiários de Ciências Biológicas da Faculdade Jangada trabalham com 16 escolas, totalizando 15 encontros por unidade escolar. Estes encontros são realizados dentro de sala de aula, em espaço cedido pelo professor de classe. 
As estratégias de desenvolvimento dos temas são criativas e envolvem os alunos nas brincadeiras. 
Eles realizam pinturas, recortes, maquetes, peças teatrais e visitam os locais com mata ciliar perto da escola para vivenciar a teoria.
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Educação, viabiliza a visita dos alunos até a Samae, e lá são recebidos por técnicos que apresentam e explicam os sistemas de tratamento da água e esgoto.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinião?