Um bom planejamento gera melhor resultado com menor esforo (Jan-Fev/2010) PDF Imprimir E-mail
Classificao: / 1
PiorMelhor 
Escrito por MARIA GORETI GOMES   
19-Fev-2010


O principal beneficiado de um planejamento anual bem feito o prprio professor que ter de dispender menos esforo durante o ano letivo e alcanar melhores resultados na aprendizagem de seu aluno.
Nestas primeiras semanas de aula os professores esto s voltas com o planejamento das atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo. A confeco dos planos de curso deve ser minuciosa e levar em considerao todo o universo do processo ensino-aprendizagem.
Muitos professores alegam dificuldade em planejar sem antes conhecer seu aluno, mas ser mesmo possvel conhecer um aluno? O mais fcil, ento, planejar atividades avaliativas diferenciadas para o mesmo contedo em uma mesma turma. Isto possibilitar avaliar cada aluno em sua peculiaridade.
Os professores que j atuam h mais tempo na escola, tambm podem ajudar nesta tarefa de planejar para alunos reais. Entretanto, antes de iniciar tal empreitada, o professor deve considerar que no sistema brasileiro de ensino, o contedo programtico definido nacionalmente, sobrando pouco a modificar, acrescentar ou mesmo inovar. Portanto, no que se refere ao contedo, no mximo a metodologia e as atividades avaliativas podero ser escolhidas pelo professor.
E no poderia mesmo ser diferente, tendo em vista a unidade da nao e porque no se admite que um estudante, ao mudar de turno, numa mesma escola, encontre alm de uma nova metodologia , tambm o contedo completamente diferente.
Alm deste aspecto, h que se considerar que as provas do ENEM, de vestibulares, de concursos pblicos e de disputa de vagas de emprego na iniciativa privada, so exatamente iguais para os que cursam a mesma srie em todo o pas. Esta j uma razo forte o suficiente para que NENHUM professor se julgue acima da lei e imponha contedos prprios, sem antes dar conta do currculo mnimo nacional.
No se admite que, para mascarar sua dificuldade em determinados contedos decorrentes de sua m formao e da preguia intelectual o aluno seja prejudicado. O professor um autodidata por formao e tem plena condio de superar sua prpria dificuldade com estudo e pedindo ajuda aos colegas e superiores se for o caso.
Por outro lado, praticamente todas as escolas pblicas de ensino bsico recebem livros didticos distribudos gratuitamente para os estudantes.
Portanto, os professores devem se antecipar e estudar os contedos e atividades propostas nos livros, acrescentando outras que julgar mais apropriadas sua metodologia de trabalho.
O investimento de dinheiro pblico na aquisio de tais livros, sem considerar o mrito dos contedos e abordagens de alguns autores, torna injustificvel o desprezo dos mesmos pelos professores.
Afinal, o plano de curso da escola e do aluno, cabe ao professor sua execuo. E se os alunos receberam um livro, no h razo para no us-lo implementando sua marca pessoal.
Um bom planejamento facilita em muito a jornada dos professores, pois pensado no incio do ano, h tempo suficiente para solicitar materiais, agendas espaos e equipamentos na escola e programar aulas fora do ambiente escolar. Afinal, sempre melhor facilitar do que complicar.
Esta facilidade ser ainda maior se houver uma padronizao das metodologias usadas por todos os profissionais da escola. importante que todos os equipamentos e espaos didticos e pedaggicos sejam usados, mas que tambm haja rodzio de cada uma entre os professores, caso contrrio, as aulas cairo na rotina do diferente e sempre.
Escola que tem projetos de slides, por exemplo, precisa, alm de organizar uma agenda de utilizao, planejar conjuntamente para que os professores diversifiquem suas aulas. Ou, em pouco tempo haver o professor power point, o professor DVD, o professor trabalho em grupo e o sei l, entende!?.
As formas de avaliao tambm precisam ser diversificadas e considerar as mltiplas inteligncias. E exatamente neste aspectos que a ateno deve ser redobrada.
Nem s prova oral, nem s prova de mltipla escolha, nem s prova dissertativas, nem s redao, nem s trabalho em grupo, o estudante precisa experimentar de tudo. Pois este o papel da escola e planejar um ano letivo o mesmo que planejar a vida das centenas de crianas e adolescentes matriculados em nossas escolas.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinio?