Capacitar no valorizar professor (Outubro/2009) PDF Imprimir E-mail
Classificao: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Jornal da Educacao   
06-Nov-2009


O Brasil precisa de ensino pblico de qualidade. E mais do que isso, precisa de professores qualificados para atuar nas escolas pblicas. No somente de pessoa que v escola e entre na sala de aula, mas de um profissional capaz e eficiente, que saiba e queira ensinar com qualidade ao aluno que est na sua turma.

No entanto, estes profissionais no aparecero em um toque de mgica e nem como resposta a propaganda de projetos governamentais de pseudo valorizao do professor. E tambm no surgir ensino de qualidade enquanto o foco dos gestores estiver no uniforme ou no material escolar do aluno. Afinal, nada disso efetivamente ensino e muito menos aprendizagem.
O pas somente conseguir bons professores se investir verdadeiramente na formao e na valorizao efetiva deste profissional que acaba tendo que dar conta de toda sorte de problemas socioculturais e, muitas vezes, at pessoais e de sade, dos estudantes.
A receita simples, populao informada e culta mais exigente e mais participativa no processo educacional. E no somente nas festas e campanhas para arrecadar dinheiro.
Gestores e professores mais eficientes sabero indicar os campos, reas e profissionais que precisam de algum tipo de auxlio para conseguir resultados qualitativos. Sem mascarar notas ou usar de subterfgios para omitir as dificuldades no processo e na aprendizagem de seus alunos.
H quase trs dcadas, quando o Brasil discutiu a nova Constituio e estabeleceu os percentuais oramentrios mnimos a serem investidos em educao, o discurso de que a faculdade ensina somente a ensinar para o aluno ideal, permanece inalterado. Pesquisas publicadas pela UNESCO e at pelo MEC mostram que o currculo dos cursos de licenciatura esto muito distanciados da realidade.
No mesmo perodo conseguimos universalizar o ensino fundamental e agora estamos a caminho de universalizar toda a educao bsica. As crianas e adolescentes com deficincia de toda natureza foram matriculadas nas escolas regulares e, a formao dos professores, continua ruim. E tambm neste perodo, a profisso foi pertendo seu status e at mesmo o respeito da sociedade.
As universidades ainda no encontraram o caminho para a formao adequada dos professores. E, nem mesmo os tribunais de conta aceitam o tipo de capacitao a ttulo de valorizao do magistrio, que vem sendo dada aos professores no Brasil. Ou seja, o pas est investindo mau e no pouco em educao.
O professor brasileiro precisa ir para a sala de aula, olhar para seu aluno verdadeiro e constatar que seus colegas dos anos anteriores fizeram um bom trabalho. Os alunos esto chegando nas sries finais do ensino mdio sem saber ler e escrever.
J inventaram at um novo conceito para este tipo de cidado: o analfabeto funcional. Afinal, funcional para qu? E os governos de todos os nveis continuam investindo em uniforme escolar, palestras sobre incluso para que os professores ouam que precisam dar ateno diferenciada ao diferente.
Mas quem seria o diferente no momento em que se analisa ensino de qualidade e valorizao do professor? Ele precisa dar conta de ensinar o diferente e quem ensina o prprio profissional que diferente?
Pesquisa divulgada no Boletim Na Medida, do INEP, em Setembro, mostra que os candidatos aos cursos de licenciatura no Brasil, especialmente de pedagogia, teveram problemas de aprendizagem durante a educao bsica. Ou seja, a m qualidade do nosso professor comea nas sries iniciais do ensino fundamental. E a profisso no atraente para quem tem boa formao bsica.
Alm disso, muitos dos estudantes de cursos de licenciatura no querem ser professor por diversas razes. Entre elas, a indisciplina e desrespeito crescente de alunos e pais em relao ao professor.
O discurso sobre qualidade de ensino e valorizao do professor continua lindo, mas na prtica, pouco ou nada mudou nas ltimas dcadas no Brasil.
As prprias escolas tiraram a autoridade do professor que atacado fisicamente por adolescentes que acham que devem usar o celular em sala de aula. O ECA parece conter somente direitos de crianas e adolescentes, nada informa sobre seus deveres. Mandar limpar a parede que riscou ou a carteira de sala de aula, humilhar o aluno. Os pais tem poder at mesmo para ditar a nota que seu filho merece em trabalhos escolares. Isso valorizar o professor?
Dar curso e pagar o salrio possvel, seguramente no valorizar o professor. Valorizar significa respeitar e responsabilizar, remunerar e formar adequadamente, fornecer material didtico adequado e em quantidade suficiente e, acima de tudo, criar nas escolar o ambiente propcio ao ensino e aprendizagem efetivos.
O professor deve ser muito bem pago para ensinar a aprender, repassar e avaliar os conhecimentos produzidos pela humanidade.
Valorizar o professor construir uma escola totalmente voltada a ajud-lo e defend-lo de injustias cometidas por alunos e pais contra ele.
Valorizar o professor ter uma escola e uma comunidade atuando na defesa do direito principal do professor: ensinar e avaliar a aprendizagem de seu aluno.
Os bons profissionais somente deixaro suas vagas no mercado de trabalho, retornando sala de aula, se a sala de aula realmente for lugar de ensinar e aprender para professores e estudantes.
preciso fazer uma nova leitura do processo educacional e rever a escala de valores e investimentos.
Valorizar o professor atribuir o valor que ele realmente tem nasociedade.
Valorizar o professor devolvendo-lhe o lugar de REI ou RAINHA do templo do saber, que a sala de aula e sua extenso: a escola e a sociedade.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinio?