A violncia da sociedade j chegou escola (Maio/2009) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Jornal da Educacao   
29-Mai-2009


A escola sempre foi o foco irradiador de cultura e socializao das comunidades. Quando menor o povoado, maior o valor e influncia das instituies sociais que a integram sobre si. Ao mesmo tempo, so tambm estas instituies que contribuem decisivamente para o desenvolvimento destas mesmas aglomeraes.
Entretanto, nos ltimos anos, a violncia crescente na sociedade tem se refletido nos estabelecimentos de ensino. Por muitos anos, a escola foi tida como o reduto da paz, segurana e aconchego para as crianas, adolescentes e jovens em formao. Mas esta situao vem mudando de forma gradual e rpida.
As polticas pblicas de incentivo frequncia escolar iniciadas no governo de Fernando Henrique Cardoso levaram para dentro dos muros da escola, as divergncia entre os moradores, que antes no tinham qualquer interesse em l estar.
Por outro lado, se considerarmos a escola como um dos espaos privilegiados de socializao, especialmente para as crianas e adolescentes, que construiro ali relaes de amizades que vo perdurar por toda a sua vida, fcil entender porque a escola passou a ser vista tambm como um espao para resolver os conflitos entre os integrantes da mesma comunidade. portanto, tambm natural, que os conflitos pessoais sejam levados para dentro dos muros da escola.
Alm das questes eminentemente de ordem pessoais, ao trazer para si a responsabilidade pelo transporte, alimentao, vestimenta e material escolar, a escola tirou da famlia a responsabilidade pela sobrevivncia fsica de seus filhos; e o desenvolvimento sociocultural dos membros jovens da sociedade capatilista, na qual cada indivduo tem o valor exato de sua produo e consumo.
E, agravou ainda mais a situao, pois com esta atitude transpareceu aos pais a inexistncia da necessidade de prover o filho de bens materiais. Neste ponto, os pais perdem-se na imposio dos limites e sentiram passar por entre os dedos a autoridade paterna. Ao ficarem sem a moeda de troca mais valiosa de seu ponto de vista cultural: enquanto eu te sustentar, voc tem que me obeder, os pais j no tem mais argumento para impor a autoridade.
Assim, os pais foram desresponsabilizados e a escola assumiu tambm o papel de lar para as crianas. E, cultural e historicamente o lar o lugar mais adequado para resolvermos os problemas de ordem pessoal.
Ou seja, a escola deveria ensinar o saber cientfico e social e jamais o religioso e pessoal, pois famlia cabe educar e formar carcter. Este, definitivamente, no pode ser um papel da escola. Alm de tudo, a escola passou a ser o lugar ideal para se encontrar e manter grupos de amizades, construir teias de relacionamentos e de proteo e portanto, de conflitos.
Sob a tutela dos profissionais da educao, a escola transformou-se tambm no lugar mais seguro para resolver conflitos pessoais, especialmente porque tudo que uma criana ou adolescente precisa, ter algum para direcionar os passos e apontos caminhos de resoluo dos problemas de relacionamento com os pares. Em casa, sentem-se abandonados pelos pais que j deixaram, h muito, de ser os seus dolos.
Nos ltimos meses, noticirios nacionais e regionais tem se ocupado de descrever brigas entre estudantes ou agresses fisicas aos professores e demais profissionais que atuam na educao. Enquanto noticiam, jornalistas, apresentadores e entrevistados deixam transparecer a perplexidade diante dos fatos.
Outros, cuidam de ampliar dezenas de vezes a gravidade dos acontecimentos numa tentativa desesperada, talvez, de transformar em notcia aquilo que nunca deveria ter acontecido: brigas dentro da escola. Situaes impensveis para o ambiente que deveria ser um templo do saber e humanizao.
A nica alternativa para diminuir a violncia na escola, ser fazer o caminho oposto. preciso tirar gradativamente da escola o excesso de responsabilidade, devolverdo aos pais o papel de provedor e educador, sociedade o de possibilitar s famlias condies socioculturais e financeiras para s famlias.
A escola precisa trazer para si sua funo primordial que de ensinar o saber cientfico, histrico, cultural, social e tecnolgico, nada mais.
 
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