A nica maneira de aprender e de gostar de ler lendo(Abril/2008) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Jornal da Educacao   
22-Mai-2008


A Matemtica sempre foi o "bicho-papo" da escola brasileira at que, h pouco mais de uma dcada, os apaixonados pelo raciocnio lgico decidiram implementar aes para acabar com este mito.

Entretanto, to logo o "monstro matemtica" foi dominado, seu lugar foi tomado por outro "bicho-papo" , a Lngua Portuguesa.

O desconhecimento do brasileiro acerca de sua Lngua Ptria decorrente especialmente da falta de hbito da leitura o maior de todos os monstros da atualidade.

Situao absolutamente compreensvel se considerarmos o fato de que quem no sabe ler, entendendo ler como interpretar e compreender qualquer texto de quaisquer gneros, jamais conseguir resolver qualquer problema matemtico. E se no consegue resolver o mais simples dos problemas matemticos, como resolver os problemas da vida pessoal e, especialmente, profissional? Qual empresa teria colocao para um analfabeto funcional?

Afinal, no a empresa que deve adaptar-se ao trabalhador, mas este empresa. A tecnologia, os relatrios de controle de produo, os equipamentos e a necessidade de trabalho em equipe so uma realidade em todo e qualquer espao do planeta Terra.

Com a conscincia de que o problema no era a Matemtica, mas a interpretao do problema, as pessoas envolvidas no processo educacional foram logo encontrando novos culpados pelo fracasso escolar: o professor das sries iniciais, o professor de Portugus e a presso dos gestores para reduzir os nmeros da reprovao.

Aos professores de Portugus foi atribuda a grande tarefa de ensinar a ler e interpretar, como se estas habilidades fossem possveis de serem ensinadas somente durante as aulas da Lngua Portuguesa. Novamente especialistas e apaixonados foram em busca de solues e criaram programas de incentivo leitura. Este ano ser realizada a primeira Olimpada da Lngua Portuguesa.

Mas como incentivar criana, ao adolescente, ao jovem ou mesmo ao adulto a ler? Assistir a uma contao de histria, uma dramatizao ou mesmo a um recital de poesias no , definitivamente, um incentivo ao desenvolvimento do hbito da leitura. No mximo, os assistentes vo se encantar pela histria e talvez, um entre mil, resolva ler a histria. O que, convenhamos, bastante raro, j que ele j a conhece por inteiro.

Neste ms de abril, durante as comemoraes do Dia Internacional e do Dia Nacional do Livro Infantil muitos equvocos, como este, voltaram a acontecer.

Repetimos, no se desenvolve o hbito da leitura e no se aprende a interpretar textos, sem ler sempre e muito e sem exercitar a interpretao e a compreenso do texto diariamente! Obviamente, s se aprende a ler, lendo sempre e muito!

Professores, e no somente os de Portugus, precisam encontrar formas de levar seus alunos a ler e interpretar, pois nossa histria, geografia, matemtica, enfim, a vida incompreensvel para quem no sabe ler. E quem no sabe ler, no sabe estudar, no sabe resolver problemas, no sabe se comunicar...

impossvel viver no mundo globalizado pela Internet, sem saber ler e interpretar as relaes entre a vida e a morte no planeta Terra.

Quem l aprende, raciocina, sabe estudar, descobre outros mundos, outros modos de viver. Quem no l, no vive, apenas sobrevive. E s se aprende a ler, LENDO.

 
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