Notícias

Notícias - Últimas Notícias
ESCOLA ENSINA - FAMÍLIA EDUCA
JORNAL DA EDUCAÇÃO - 25-Jan-2017
Atenção senhores pais e mães‼ Está se aproximando o início do ano letivo e é sempre bom lembrar que é em casa que as crianças devem aprender:✅01- Bom dia✅02- Boa Tarde✅03- Por...
Notícias - Últimas Notícias
Abertas vagas para Ingresso nos cursos superiores do IFC
Assessoria IFC Araquari - 17-Fev-2016
CURSOS SUPERIORES GRATUITOS COM SELEÇÃO PELO HISTÓRICO ESCOLAR Quatro cursos de nível superior do IFC Araquari (e demais unidades de SC) estão com vagas abertas para cadastro de reserva, com sele...
Notícias - Últimas Notícias
Começa Feira Estadual de Matemática
Jornal da Educacao - 28-Out-2015
A partir desta quarta-feira, 28 de outubro, acontece em Joinville a 31ª Feira Catarinense de Matemática. A abertura será às 18 horas, no Expocentro Edmundo Doubrawa, seguida de visitação pública. A or...
Notícias - Últimas Notícias
Compusoftware promove série de webcasts gratuitos ao longo do ano - exclusivo internet
Jornal da Educacao - 13-Jul-2015
A Compusoftware Solutions & Reseller, empresa da Globalweb Corp, um dos maiores conglomerados brasileiros de Tecnologia da Informação (TI), promeve, ao longo do ano, uma série de webcasts mensais...
Notícias - Últimas Notícias
Planejamento escolar = sucesso nos estudos
MARIA GORETI GOMES - 05-Fev-2015
Cerca de 60 mil alunos começam nesta quinta-feira o ano letivo de 2015 nas escolas municipais de Joinville. Eles vão ocupar as salas de 83 escolas do ensino fundamental e de 61 dos centros de educaçã...

Cadastro






Esqueçeu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Grupo de contação apresenta manifesto contra a corrupção PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 2
PiorMelhor 
Escrito por Jornal da Educacao   
01-Ago-2007


     Joinville - A campanha "O que você tem a ver com a corrupção", projeto do Ministério Publico de Santa Catarina, para conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, de que a corrupção está em todos. E mudar a atitude visando à pratica da honestidade e transparência em todas as atitudes, na Escola Municipal Pauline Paruker, ganhou o reforço do grupo de contação de história Era Uma Vez, formado em 1999. 

     Modificar atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter e mostrar que a corrupção não está somente no Congresso e nos políticos, mas em nosso dia-a-dia são alguns dos objetivos da canpanha que surgiu em Chapecó no ano de 2004 e teve lançamento estadual em 2007.

     As Secretarias de Estado Regionais ficaram encarregadas de distribuir o material, inclusive o audiovisual, às escolas de sua área de abrangência.

     Cada escola utiliza o material de acordo com a sua metodologia. A campanha de 2007 será finalizada com um concurso entre as escolas, na qual serão selecionados três melhores projetos de combate à corrupção desenvolvidos pelas escolas.

     O professor de Ensino Religioso, Leovaldo Dutra da Silva trabalhou o tema com as 7as séries. O objetivo foi mudar a visão distorcida de que a corrupção estava apenas no Congresso e nos políticos; e mostrar que a responsabilidade e honestidade não estão só nas mãos dos adultos, mas também das crianças.

     O primeiro passo foi pedir aos alunos que escrevessem o conceito de corrupção. Após assistirem ao vídeo da campanha, O que você tem a ver com a corrupção? o professor coordenou uma conversa com os alunos perguntando sobre a visão sobre corrupção e constatou que muitos haviam mudado o conceito e percebido que a corrupção também pode estar perto de nós, em nossas casas e na escola.

     Em seguida, os alunos comprometeram-se em multiplicar esse novo conceito de corrupção para seus pais e amigos, mostrando como podemos combater a corrupção que está muito perto de nós.

     O professor de Geografia, José Pezenti, usou a mesma metodologia com as 6as e 8as séries. Mas optou por fazer um debate antes e outro, depois do vídeo. Após a discussão, solicitou aos alunos que expusessem as suas idéias em forma de redação, frase ou desenho. “No segundo debate, os estudantes demostraram um nível maior de consciência de  que a corrupção está em todos nós”, garantiu.

  

                                                                  Abraçando o projeto

 

Image     O grupo de contação de histórias da escola Era Uma vez abraçou a campanha e apresentou o texto Só de Sacanagem, escrito por Elisa Lucinda, aos colegas da 5ª à 8ª série.

     A contação acontece na escola desde 1999. Atualmente, o grupo formado por 13 alunos da 8ª série, sob a orientação da responsável pela biblioteca Caroline  e da professora de atividades complementares Cleide B. A. Costa, decidiu apresentar aos colegas o manifesto sobre corrupção, reforçando o conceito aprendido em sala de aula.

     Com blusa preta, nariz de palhaço e com o mapa do Brasil pintado no rosto, o grupo demonstrou tristeza com a corrupção na política, nas empresas e até mesmo nas escolas.

     "O nariz é para representar o papel de palhaço que o povo está fazendo, diante de todas essas atitudes corruptas", comentaram os membros do grupo.
Na apresentação, além do texto da Elisa Lucinda, o grupo apresentou as músicas Brasil Corrupção (Unimultiplicidade), da Ana Carolina e Brasil, de Cazuza.

     Os alunos da 5ªsérie que não discutiram o tema em sala, assistiram em silêncio à apresentação. Além de reforçar a discussão do tema e de transmitir para os colegas uma mensagem de protesto, os integrantes do grupo Era Uma Vez, garantem que a partir do estudo em sala e da apresentação, agirão com mais consciência, e que, estão convictos de que como alunos mais velhos da escola, têm que dar o exemplo aos demais.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Última Edição




Advertisement

Qual a sua opinião?