Notícias

Notícias - Últimas Notícias
ESCOLA ENSINA - FAMÍLIA EDUCA
JORNAL DA EDUCAÇÃO - 25-Jan-2017
Atenção senhores pais e mães‼ Está se aproximando o início do ano letivo e é sempre bom lembrar que é em casa que as crianças devem aprender:✅01- Bom dia✅02- Boa Tarde✅03- Por...
Notícias - Últimas Notícias
Abertas vagas para Ingresso nos cursos superiores do IFC
Assessoria IFC Araquari - 17-Fev-2016
CURSOS SUPERIORES GRATUITOS COM SELEÇÃO PELO HISTÓRICO ESCOLAR Quatro cursos de nível superior do IFC Araquari (e demais unidades de SC) estão com vagas abertas para cadastro de reserva, com sele...
Notícias - Últimas Notícias
Começa Feira Estadual de Matemática
Jornal da Educacao - 28-Out-2015
A partir desta quarta-feira, 28 de outubro, acontece em Joinville a 31ª Feira Catarinense de Matemática. A abertura será às 18 horas, no Expocentro Edmundo Doubrawa, seguida de visitação pública. A or...
Notícias - Últimas Notícias
Compusoftware promove série de webcasts gratuitos ao longo do ano - exclusivo internet
Jornal da Educacao - 13-Jul-2015
A Compusoftware Solutions & Reseller, empresa da Globalweb Corp, um dos maiores conglomerados brasileiros de Tecnologia da Informação (TI), promeve, ao longo do ano, uma série de webcasts mensais...
Notícias - Últimas Notícias
Planejamento escolar = sucesso nos estudos
MARIA GORETI GOMES - 05-Fev-2015
Cerca de 60 mil alunos começam nesta quinta-feira o ano letivo de 2015 nas escolas municipais de Joinville. Eles vão ocupar as salas de 83 escolas do ensino fundamental e de 61 dos centros de educaçã...

Cadastro






Esqueçeu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Festa junina do Centenário e da confraternização PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Jornal da Educacao   
01-Ago-2007


Image     Há cem anos, quando havia pouquíssimas opções de lazer para a população joinvilense, as festas juninas, geralmente realizadas pelas igrejas e escolas, eram uma das poucas oportunidade de confraternização entre os moradores e, também, uma das principais fontes de renda das instituições que as realizavam.

     Durante anos, as festas juninas do Colégio dos Santos Anjos tiveram a finalidade de confraternizar, mas também arrecadar fundos para construir salas de aulas, teatros e outras instalações ou adquirir materiais necessários ao fazer pedagógico da escola.

     Na segunda metade do século passado, a festa tinha também a missão de arrecadar verbas para manter os trabalhos comunitários das Irmãs da Congregação da Divina Providência, em Joinville, como o Lar Abdon Batista e o Hospital São José.

     Na segunda metade da década de 90, a festa junina do Santos Anjos ganhou outra finalidade, a de redescobrir a tradição popular. A festa junina era uma grande festa cultural. Ao mesmo tempo em que apresentavam seus trabalhos na feira e em apresentações artísticas, os alunos e familiares se confraternizavam.  

     Em 2002, no dia 6 de julho, ano em que festejava os 95 anos, a Família Santos Anjos passava a realizar a Festa Junina como um dos grandes momentos de confraternização e alegria. A feira foi suprimida, o momento não é de arrecadação de fundos, mas de pura alegria, encontros e reencontros.

Image     Desde então, a cada ano, um número  maior de pessoas, a maioria familiares dos estudantes, participa da festa.  Pais, mães, filhos, avós, netos, primos, amigos, colegas, vizinhos, vestidos a rigor-"de caipira", disputam o melhor ângulo para a foto que registrará para sempre um dos momentos mais divertidos e alegres de suas vidas.

     A festa dura bem mais do que um dia. Antes da festa é preciso providenciar o figurino e preparar o corpo para a diversão, dançar a quadrilha, as mãos para aplaudir e o rosto para sorrir de alegria.

     As fotos e vídeos multiplicam os momentos de alegria, que se perpetuam na lembrança. E, neste ano, registrou a alegria dos alunos do Terceirão que fizeram a quadrilha mais divertida da Festa Junina do Centenário, integrando aos passos da dança, as dificuldades do dia-a-dia de quem vai, pela última vez, vestir a roupa de caipira e dançar a quadrilha de São João na escola.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Última Edição




Advertisement

Qual a sua opinião?