Notícias

Notícias - Últimas Notícias
ESCOLA ENSINA - FAMÍLIA EDUCA
JORNAL DA EDUCAÇÃO - 25-Jan-2017
Atenção senhores pais e mães‼ Está se aproximando o início do ano letivo e é sempre bom lembrar que é em casa que as crianças devem aprender:✅01- Bom dia✅02- Boa Tarde✅03- Por...
Notícias - Últimas Notícias
Abertas vagas para Ingresso nos cursos superiores do IFC
Assessoria IFC Araquari - 17-Fev-2016
CURSOS SUPERIORES GRATUITOS COM SELEÇÃO PELO HISTÓRICO ESCOLAR Quatro cursos de nível superior do IFC Araquari (e demais unidades de SC) estão com vagas abertas para cadastro de reserva, com sele...
Notícias - Últimas Notícias
Começa Feira Estadual de Matemática
Jornal da Educacao - 28-Out-2015
A partir desta quarta-feira, 28 de outubro, acontece em Joinville a 31ª Feira Catarinense de Matemática. A abertura será às 18 horas, no Expocentro Edmundo Doubrawa, seguida de visitação pública. A or...
Notícias - Últimas Notícias
Compusoftware promove série de webcasts gratuitos ao longo do ano - exclusivo internet
Jornal da Educacao - 13-Jul-2015
A Compusoftware Solutions & Reseller, empresa da Globalweb Corp, um dos maiores conglomerados brasileiros de Tecnologia da Informação (TI), promeve, ao longo do ano, uma série de webcasts mensais...
Notícias - Últimas Notícias
Planejamento escolar = sucesso nos estudos
MARIA GORETI GOMES - 05-Fev-2015
Cerca de 60 mil alunos começam nesta quinta-feira o ano letivo de 2015 nas escolas municipais de Joinville. Eles vão ocupar as salas de 83 escolas do ensino fundamental e de 61 dos centros de educaçã...

Cadastro






Esqueçeu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Festa e atividades educativas para comemorar os 25 anos de CEI PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 16
PiorMelhor 
Escrito por Jornal da Educacao   
01-Ago-2007


Image
Foto antiga do CEI, antes da recente reforma
     Joinville - A dramatização da história do Centro de Educação Infantil  Nossa Senhora Aparecida aos alunos em sala de aula e em seguida à comunidade do Profipo, deu início às atividades comemorativas dos 25 anos da instituição educacional. 

     A abertura do Projeto CEI 25 anos de História que tem como objetivo principal mostrar aos 105 estudantes, seus pais e à comunidade, a história do CEI desde sua fundação em 1982,  contou com a presença dos pais, crianças, professores, direção, funcionários e comunidade em geral. Desde o dia 18 de maio, toda a comunidade escolar está envolvida no projeto.

     Atividades como a releitura de fotos antigas, reconstrução da história do CEI, baile, encontro com ex-alunos e funcionários, linha do tempo, composição de poemas, músicas, peças teatrais e entrevistas com pessoas da comunidade e pais, serão realizadas durante todo o ano letivo.

     Nas salas de aula, as crianças participam de atividades desenvolvidas de forma lúdica e prazerosa, visando festejar o ilustre aniversariante e reforçando a importância do Centro de Educação Infantil para o bairro em que moram.

     Dentro do projeto CEI 25 anos de História foram planejadas atividades específicas para cada turma, de acordo com a faixa etária e programa curricular específico.A atividade Parabenizando o CEI envolveu as turmas neste primeiro semestre e terão continuidade no segundo semestre.

     Interagindo com os diversos espaços do CEI, como o parque, e expressando de modo simbólico suas fantasias e desejos através de brincadeiras como ovo choco, roda e brincadeiras livres, as crianças criam e imaginam situações diversas adquirindo conhecimentos construídos a partir das experiências vivenciadas.

     E já que para os pequenos, aniversário deve ter bolo, festa e presentes, a preparação do bolo de aniversário foi de forma coletiva pelo Maternal I e a turma preparou também a festa. O Parabéns ao aniversariante também foi especial.

Image
Foto recente do CEI, após a reforma,
Parabéns ao CEI

     O maternal I preparou coletivamente um bolo para comemorar o aniversário do CEI (foto ao lado). A preparação do bolo aconteceu de forma coletiva, oportunizando experiências através de questionamentos e descobertas.

     O objetivo da atividade foi gerar uma melhor compreensão deste momento histórico, tão significativo para instituição e para todas as crianças que fazem parte desta trajetória.

     O Maternal II  Criança Feliz escutou da “Vovó naná...” personagem de uma peça teatral, o relato da construção do CEI. Esta foi a motivação para atividades de resgate da história, como a comparação da sede e do uniforme  atuais do CEI, com os antigos.

     Após observar fotos, enquanto pintavam, “vestiam” e desenhavam os estudantes e professores, os estudantes exploravam os diferentes modelos, cores, tamanhos, etc...

     A turma complementou a atividades desenhando um bolo gigante que foi decorado coletivamente. Cada criança desenhou também o presente que gostaria de dar ao aniversariante.

     Os trabalhos foram expostos  na 10ª Mostra do CCQ Embraco (Círculo de Controle e Qualidade), num estande do CEI, visitado pelo governador Luiz Henrique da Silveira.

     Já o maternal II Favo de mel efetivou atividades com vistas ao resgate do ambiente educativo de trocas afetivas, seja nas brincadeiras, diálogos, interações, num constante processo de experimentação, de comunicação e de produção coletiva. 

     Neste clima de coletividade, foi desenvolvida a atividade "Construindo poço". Músicas sobre a água, uma visita à casa da Dona Maria, funcionária do CEI, para conhecer um poço artesiano e pesquisas resultaram na construção de uma maquete gigante com sucatas e um Poço Artesiano.

     Fotos das diversas fases da história do aniversariante foram a  motivação para  conversas no Jardim Mundo Encantado.
Apresentação teatral sobre a história resultou num livro gigante, totalmente ilustrado pelas crianças, elaboração de música, quebra-cabeças e jogo de memória com fotos.

     O Jardim Encantado desenvolveu atividades semelhantes, e usou a criatividade para criar também poesias e sua representação por meio de desenhos,  sobre o CEI.


                                                             Parabenizando o CEI

Image
Maternal fez o bolo e a festa dos 25 anos do CEI

 

Parabéns pro CEI
Aniversário ele faz.
Está muito feliz
E sempre a sorrir

Ele bate palminhas
E assopra as velinhas
Junto com as crianças
Numa só alegria

É big, é big, é big
É hora, é hora, é hora
Rá, ti, bum
CEI, CEI, CEI.
Viva os 25 anos do CEI 

 


  

Image
Apresentação feita aos pais e alunos

 

 

 

Crianças quando nascem vem logo para o CEI
Mamãezinha vai trabalhar
Para logo a criança brincar
De manhã, logo bem cedo
Todos estão no portão
Esperando sua professora que os ama de montão.

 

 

 

 

 

 


                                                     De mãos dadas com a natureza

Image
Crianças fabricando papel reciclado

     O "Projeto de mãos dadas com a natureza" desenvolvido pelo CEI há três anos, este ano foi incorporado às comemorações dos 25 anos de fundação. O projeto envolve todos os estudantes e professores do Centro de Educação e a comunidade do Profipo em atividades de incentivo à reciclagem, reutilização  de materiais e preservação ambiental.

     Neste primeiro semestre, as crianças foram incentivadas a produzir papel reciclado e peças decorativas, não apenas como um dos recursos para enfeitar as salas de aula, mas também como uma maneira de preservar o meio ambiente.

     O papel foi usado inclusive para produzir os convites para reuniões com os pais e a comunidade.

 


 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Última Edição




Advertisement

Qual a sua opinião?