REFORMA DO ENSINO MDIO SEM PRS, S CONTRAS (JE300) PDF Imprimir E-mail
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PiorMelhor 
Escrito por Gilmar de Oliveira   
23-Fev-2017


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Eu realmente vi como urgente e muito necessria a reforma no Ensino Mdio. Mas est atrasada, creio que esta reforma nasceu sem os sinais vitais da preparao para o mundo contemporneo. No creio que este modelo de Ensino Mdio v melhorar ou atender aos anseios da sociedade globalizada. Muito menos sendo que a responsabilidade do Ensino Mdio dos estados brasileiros, j falidos em tudo, menos na habilidade de produzir corrupo, onde cada estado expert.

Os estados conseguem piorar tudo o que pem a mo: hospitais, sistemas educacionais, estradas, defesa do meio ambiente e segurana em geral.
A reforma educacional nas mos dos estados ser de uma desorganizao fatal ao j combalido ensino bsico brasileiro. O nvel de ensino vai piorar.

Outra questo que, apensar de eliminar a obrigatoriedade de estudar disciplinas que sejam desnecessrias e desinteressantes (nica boa nova), o que cada contedo das disciplinas vai ensinar ainda no mudou.

Nem a forma pr-histrica de se ensinar sem recursos e sem atualizaes didtico-pedaggicas foi alterada, o que se faz urgente.
Este caos didtico continuar fazendo das escolas os lugares mais detestados do mundo pela maioria do adolescentes e jovens. E reflete naquilo que se aprende e para qu se aprende.

No toa que o que mais se v so estudantes largando o Ensino Mdio e indo fazer cursos preparatrios para ENEM e fazendo testes supletivos para ganharem o certificado de Ensino Mdio.
Se o MEC no retirasse do ENEM (em 2017) a possibilidade de ter o diploma com 450 pontos em cada rea e 500 em redao, a debandada de estudantes abandonando o Mdio seria ainda maior.

Afinal, o que o Ensino Mdio objetiva hoje, infelizmente, apenas capacitar respondedores de provas de ENEM, sem pensar, sem refletir. Eu conheo adolescentes fazendo isso: s cursinho, sem ter de se submeter a notas a cada bimestre ou trimestre e correr o risco de reprovar.
Para piorar, entram em cena na reforma do Ensino Mdio os cursos tcnicos profissionalizantes, juntos com as disciplinas dos eixos norteadores.

Os cursos do PRONATEC foram um fracasso, mesmo pagando para alunos o passe de nibus e a bolsa, a maioria desistiu. So cursos que pouco ou nada atendem para a formao profissional do jovem.

E o pior: se estes jovens entram no mercado de trabalho aos 17, 18 anos, com um curso tcnico que vale o equivalente ao curso de datilografia (ou cursos profissionalizantes de auxiliar de escritrio) nos anos 80, estaro fadados a estudarem noite nas universidades particulares, se conseguirem pagar seus estudos com o salrio que recebem. SE forem estudar.

De um lado, quem pode, paga cursinho pr-ENEM. Do outro, quem no pode, fazendo Ensino Mdio em escola pblica, sem a devida estrutura, poucas chances para passar nas boas carreiras, nem se capacitando da forma como deveriam para trabalhar.

Enquanto vemos o mundo normal (os pases que deram certo) adiando a entrada no mercado de trabalho dos jovens para melhorar a formao, o Brasil induz os mais pobres, que dependem do Ensino Pblico, a se afastarem das universidades pblicas (poucas federais no Brasil oferecem cursos noturnos e os cursos so os de menor procura e menor reconhecimento de carreira) e iniciarem sua jornada de 200 anos at a aposentadoria j fadados aos baixos salrios e com dificuldades de acesso Educao Superior, se dependerem do Ensino Tcnico oferecido.

a perpetuao das diferenas sociais e do abismo entre ricos e pobres. Estou exagerando?
Vejam os editais de concursos pblicos que pedem cursos tcnicos e observem os salrios, se algum deles passa de dois salrios mnimos. E servio pblico ainda paga um tanto mais (menos pior). Veja nas agncias de emprego quanto um tcnico em informtica vai receber mensalmente: com experincia: nenhum passa dos 1100 reais.

A ampla maioria dos estados oferecia, no PRONATEC, cursos sem estrutura de laboratrios, bibliotecas e computadores, cursos sem a devida atualizao, com poucos professores gabaritados e com experincia no mercado, afugentando os alunos. Algo vai fazer melhorar quando iniciarem os cursos tcnicos do novo EM?

Por fim, o pargrafo da lei que permite a profissionais com notrio saber, mas sem formao para ensinar, possam dar aulas no Ensino Tcnico, traz para os gestores estaduais uma porta escancarada para cabides de emprego de seus cabos eleitorais.

Mas vai piorar: Como faro as escolas com tempo integral aparecerem? Como chegaro a 1300 horas anuais sem escolas em tempo integral? Se as verbas para a Educao congelaro os aportes j em 2018 por 20 anos (lembram?), construiro com vento?

Sem contar a regulamentao das ofertas das disciplinas e reas, que ser de (ir) responsabilidade dos estados. uma equao muito complexa, e o resultado, infelizmente, j sabemos.

Gilmar De Oliveira
Sobre este autor:
Psiclogo clnico e institucional; especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educao e Cultura. CRP 12/01950. Endereo eletrnico: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
 
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