A origem da Bblia (JE 298) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Fernando Bastos   
17-Out-2016


O passado das civilizaes nada mais que a histria dos emprstimos que elas fizeram umas s outras ao longo dos sculos. (Fernand Braudel, 1902 1985, historiador francs)

At o sculo dezoito, poucos pesquisadores duvidavam da veracidade dos textos bblicos. A criao do mundo em seis dias, a feitura do homem a partir do barro, a enchente universal, uma arca capaz de abrigar milhares de pares de animais por cerca de cento e cinquenta dias, a entrega dos Dez Mandamentos a Moiss, as dez pragas, o mar aberto ao meio, o nascimento virginal de Jesus e seus milagres, a vitria sobre a morte e sua espetacular subida ao Cu, tudo era interpretado literalmente.
No se cogitava buscar provas dos acontecimentos ali narrados, pois a f j era suficiente para afastar qualquer argumento que pudesse pr em dvida a integridade das Escrituras. Mas, no incio do sculo dezenove, a descoberta de tabletas de argila, contendo textos em escrita cuneiforme, na biblioteca do imperador assrio Assurbanipal (668-627 A.E.C.), na cidade de Nnive, vai mudar a forma de se ler a Bblia.
Entre esses textos, chamou a ateno dos estudiosos as aventuras de um rei sumrio chamado Gilgamesh, devido as semelhanas de seu contedo com as histrias contadas na Bblia. O mais surpreendente que aqueles textos eram mais antigos do que a prpria Bblia. O Mito de Gilgamesh a obra literria conhecida mais antiga da Humanidade, e suas primeiras verses so do Perodo Babilnico Antigo (2000-1600 A.E.C.). Entretanto, segundo muitos especialistas, aquelas narrativas eram bem mais antigas, e provavelmente j existiam por volta do ano de 2700 A.E.C., poca em que o heri Gilgamesh teria vivido.
Por ser a obra literria mais antiga que se conhece, os pesquisadores concluram que ela exerceu forte influncia em muitas obras posteriores, como a Ilada e Odisseia de Homero (sculos VIII e VII A.E.C.) e, sobretudo, nos primeiros livros da Bblia, que s comeariam a ser escritos no primeiro milnio A.E.C., ou, como acreditam os modernos, a partir do sculo sete A.E.C. Ao fazermos as comparaes entre Gilgamesh e a Bblia, notamos que as histrias narradas em Gilgamesh ganharam verses muito parecidas na Bblia, e, embora com elementos e nomes de personagens diferentes, as ideias so as mesmas.
Alm da literatura sobre Gilgamesh, outro fato aconteceu para que muitas histrias contadas na Bblia comeassem a serem vistas como plgios de lendas antigas: o estudo das religies comparadas. Estudiosos como Joseph Campbell e Otto Rank perceberam que contos parecidos aos registrados na Bblia j existiam em povos to distintos como os sumrios, babilnicos, chineses, egpcios, fencios, gregos, etc.
Por exemplo: um homem que escreve um cdigo de leis a mando de um deus era comum entre os antigos. Atribuir uma legislao a um deus dava mais credibilidade e autoridade ao que o rei ou profeta pretendiam impor ao povo. A lenda do semideus que nasce de uma virgem fecundada por um deus, que far milagres, e depois ressuscitar dos mortos e subir ao cu existia em abundncia em diversas culturas pr-crists. O inferno, que o ex-papa Bento 16 acredita existir e no ser uma metfora, j era conhecido pelos egpcios, onde Amut, um demnio com cabea de crocodilo e o corpo com partes de leo e hipoptamo devorava os condenados.
Graas s descobertas arqueolgicas, aos estudos de religies antigas e s luzes da crtica moderna, muitos leitores da Sagrada Escritura passaram a v-la como uma reunio canhestra de diversas fontes, e que sua verdadeira inspirao no veio do Cu, mas das mais variadas culturas que a precederam.

Fernando Bastos
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