ENEM: CINCO DICAS PARA A RETA FINAL PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Jornal da Educação   
01-Nov-2016


Revisar as anotações do plano de estudos e descansar na véspera da prova são essenciais para obter bom desempenho


Em contagem regressiva para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), um dos exames mais importantes do país, é necessário que o candidato esteja preparado para alcançar resultados positivos.

O conteúdo da prova é muito extenso, porém, os estudantes podem aproveitar esses últimos momentos para revisar os temas mais específicos e mantê-los frescos na cabeça. A coordenadora pedagógica da Prepara Cursos, Sileide Vaz Vieira, pontua dicas para quem quer fazer um plano de estudos eficaz.

 

ü  DEFINA AS PRIORIDADES: Nesse momento, é importante recordar os assuntos  que não são tão familiares ao aluno. "Como você não terá tempo de se dedicar a todos os conteúdos do exame, tenha como foco aqueles com maior grau de dificuldade", comenta a pedagoga.

 

ü  TENHA DISCIPLINA: É necessário determinar um tempo exclusivamente para este plano de estudo, com horas estipuladas para cada área de conhecimento. "Quanto mais organizado o aluno for, mais vantagens ele terá no momento da prova", comenta.

 

ü  CONSULTE SUAS ANOTAÇÕES: Sileide comenta que, provavelmente, o estudante não terá tempo de ler novamente todos os textos estudados ao longo do ano, mas, pode retomá-los por meio de resumos e tópicos feitos no caderno.

 

ü  USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR: "Hoje em dia, é possível assistir vídeo-aulas e até resumos comentados pela internet, para otimizar o tempo conte com essas ferramentas", diz.

 

ü  DESCANSE : O momento é de muita pressão para todos que prestarão o ENEM, porém, o nervosismo pode atrapalhar os candidatos. Na véspera da prova, faça alguma atividade que lhe traga prazer.  " Após um ano inteiro de dedicação, descanse e aplique todo o conhecimento adquirido em seu teste. Boa sorte",  finaliza Sileide. (Fonte? www.prepara.com.br)


Maria Goreti Gomes
Sobre este autor:
É diretora, editora e jornalista do Jornal da Educação  (ISSN 2237-2164)  e do Jornal do Santos Anjos.   Mestre em Educação e Cultura pela UDESC. Especialista em Jornalismo pela FURJ-INPG. Membro do Comitê de Planejamento Estratégico de Educação, do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville, do Comitê Regional de Educação da SDR-Joinville. É voluntária na Comissão OAB vai à Escola, da seccional de Joinville.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinião?