O que qualidade atualmente? Contedo demais atrapalha a vida!(JE295) PDF Imprimir E-mail
Classificao: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Gilmar de Oliveira   
05-Jul-2016


Estou preocupado com meus filhos. Chegam em casa e vo para os livros e cadernos. Para amanh, j tm de apresentar tarefas. Saem da rea de estudos s mais noite, esto mais preocupados e o tema das conversas fica sobre tarefas, trabalhos e seminrios. A casa precisa de mais vida: crianas e adolescentes gritando, brincando, agitando, bagunando... isso vida!
Parece bom ter filhos dedicadssimos aos estudos, mas no tanto, no. E no s na minha casa. Os alunos esto sendo mais cobrados, mais atarefados, e isso no Brasil inteiro, nas escolas particulares. J nas escolas pblicas, as parcas e raras cobranas ficam por conta de abnegados professores do Ensino Mdio, preocupados em salvar umas pobres almas para o Paraso das universidades, via ENEM. Infelizmente, a dura realidade. As escolas particulares treinam os alunos para ficarem com as vagas mais disputadas, das melhores carreiras, nas universidades pblicas. As escolas pblicas ficam tentando arduamente mostrar um caminho aos alunos j desassistidos e at conscientes de que lhes sobra uma chance maior no segundo plano social. Salvo raras excees.
Mas, voltando a falar sobre esta repentina mudana de paradigma no interesse dos estudos dos meus filhos (esto com 13, 12 e 9 anos. No 9 ano, 7 ano e 5 ano, respectivamente). Preocupei-me mais quando vi que os assuntos da escola, no papo descontrado deles na rede no eram os que falavam de alguma situao tola dos professores, ou uma grande aula, ou sobre a molecagem em sala de aula ou o papo de ptio. Passaram a discorrer de compromissos, achei at que era alguma influncia minha, pois vivo a diz-los da minha agenda, onde vou dar aulas, palestras, onde vou dar consultoria... Percebe-se neste ponto, que a escola no traz mais a fantasia das relaes sociais, de poder, de unio e desunio... o que fica na cabea de adolescentes a gama de tarefas e trabalhos que precisam mostrar amanh e tiveram de ser feitos hoje! A escola passa a trabalhar muito mais na quantidade do que na qualidade. No d tempo de se aprofundar em assuntos de maior interesse! O que est ocorrendo?
Outra constatao, tanto aqui no Nordeste como no Sul (onde estive recentemente) a de que as escolas tm anunciado mais sobre preparao para ENEM do que sobre ensino de qualidade ou ensino que faa refletir. Pelo pouco tempo que dispem de mdia paga e pela pouca criatividade dos comerciais clichs, as mensagens veiculadas denunciam as escolas. Passam a impresso que ter qualidade aprovar aos montes para o ENEM. Sabe aquelas escolas que mostram que APROVARAM 327432748 alunos no ENEM? Pois , aquelas escolas mentem! Primeiro, porque elas contratam alunos geniais, por via de bolsas de estudo, os melhores alunos de outras escolas. Algumas pagam mais dinheiro, fora a bolsa. Algo como os melhores times contratando craques. E estes alunos aprenderam em outras escolas; talvez aprenderam a pensar sobre a questo e depois resolv-la, enquanto os mortais, os atrados pelos comerciais, nas aulas a jato, decoram frmulas, sofrem, se angustiam, lutam para dar conta de tantas tarefas, e os pais, iludidos, felizes achando que tanto assunto a trabalhar seja sinnimo de boa qualidade de ensino, sendo relegados a segundo plano e vendo a cara feia, bufando, dos professores ao menor sinal de dvida que o aluno traga.
Se o seu filho no for um gnio, o melhor da sala, se ele est dentro da curva normal, notas de 7 a 10, acredite: no haver ensino de qualidade para seu filho naquelas escolas de passar no ENEM. Isso porque as escolas passam a ensinar a jato, sem trabalhar por mais tempo fundamentos importantes e, o pior: SEM TEMPO PARA ENSINAR A PENSAR E A RACIOCINAR. Sem tempo de trabalhar com metas coletivas, de se criar, a exemplo do mercado de trabalho, grupos com metas comuns, que se ajudam mutuamente, que aprendem a pensar num contexto. Eles j chegaro universidade sem pensar no global, onde a dinmica do ensino muito diferente. E o mercado de trabalho mais diferente ainda, altamente organizado em planos coletivos de metas. Mas nas escolas conteudistas com novas roupagens, agora com a Meca do ENEM, s o individual valorizado. Alis, s os destaques. A escola acaba no falando, nem de perto, a mesma linguagem que a sociedade moderna: habilidades coletivas so mais importantes que as individuais. Eu garanto: encher de atividades dirias, colocar mil professores em sala em disciplinas divididas, no qualidade. Nem ensina a viver bem. As famlias mal se veem, mal se falam, atolados em compromissos e a nossa sociedade gera riqueza para poucos e neuroses para muitos.
Filhos: Larguem tudo! Vamos praia! Nossos neurnios precisam de Sol, sal e sorrisos!

Gilmar De Oliveira
Sobre este autor:
Psiclogo clnico e institucional; especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educao e Cultura. CRP 12/01950. Endereo eletrnico: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinio?