A RENOVAO ESCOLAR NA DCADA DE 1950 (JE294) PDF Imprimir E-mail
Classificao: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Norberto Dallabrida   
25-Abr-2016


Inaugurada em 1950, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque, funciona at hoje em Salvador.
Inaugurada em 1950, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque, funciona at hoje em Salvador.
A busca da qualidade de ensino na Educao Bsica deve olhar para experincias exitosas nos dias que correm e no passado. Na histria da educao brasileira, o perodo que merece uma releitura atenta a dcada de 1950, quando brotaram ensaios escolares singulares e inspiradores em todos os nveis de ensino. Trata-se, em realidade, de uma tradio educacional renovadora colocada em prtica em reformas estaduais nos anos 20 e 30 do sculo XX e defendida com contundncia pelo Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova (1932), sendo contida nos anos da ditadura getulista.
Em primeiro lugar, deve-se citar a criao, em 1950, na cidade de Salvador, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro mais conhecido como Escola Parque. Trata-se de uma escola pblica de qualidade, idealizada por Ansio Teixeira na condio de Secretrio de Educao do Estado da Bahia, que foi visitada e distinguida por tcnicos da UNESCO. A experincia da Escola Parque foi desdobrada e atualizada nos Centro Integrados de Educao Pblica (CIEPs), no Estado do Rio de Janeiro, na dcada de 1980, e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), na cidade de So Paulo, no incio do sculo XXI.
Em segundo lugar, preciso registrar a criao do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), em 1955, sob a batuta de Ansio Teixeira ento diretor do INEP. Essa iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre a UNESCO e o MEC-INEP, visando produzir pesquisas educacionais que concorressem para a modernizao do sistema pblico de ensino, com destaque para a formao de professoras/es. O CBPE tinha a sua sede no Distrito Federal, mas era formado por centros regionais de pesquisas educacionais com ncleos em Porto Alegre, So Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
Em terceiro lugar, importante lembrar as classes secundrias experimentais, experincia indita em estabelecimentos de ensino secundrio pblico iniciada pelo professor Lus Contier e autorizada pelo MEC, a partir do ano letivo de 1959. Trata-se de um ensaio educacional fundante, que foi apropriado das classes nouvelles francesas, particularmente por meio de estgio de professores/as brasileiros/as no Centro Pedaggico de Svres. Praticamente esquecidas pela historiografia brasileira, as classes secundrias experimentais podem ajudar a inspirar o Projeto do Ensino Mdio Inovador.
Por fim, no final dos anos 1950, Paulo Freire iniciou o seu trabalho criativo e politizado na educao de adultos, que o conduziu, no final do Governo Jango, coordenao nacional do Plano Nacional de Alfabetizao. A partir da dcada de 1960, a Pedagogia Paulo Freire se converteu numa referncia brasileira e mundial da educao libertadora.
Esse reflorescimento educacional que emergiu nos anos 1950 foi cortado pelo golpe militar. preciso rememor-lo na clave do tempo presente.

Norberto Dallabrida
Sobre este autor:
Professor na UDESC e autor de "A fabricao escolar das elites: O ginsio Ginsio Catarinense na Primeira (Editora Cidade Futura) e O tempo dos ginsios: ensino secundrio em Santa Catarina (final do sculo XIX meados do sculo XX). Endereo eletrnico: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinio?