Mostra Arte Para Todos de Joinville PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Jornal da Educacao   
29-Set-2015


Foto Chico Maurente
Foto Chico Maurente

 

Evento que será realizado no dia 30 de setembro, terá painel sobre o papel da arte no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e apresentações de dança e teatro. A entrada é gratuita

 

            No dia 30 de setembro, às 10h, no Teatro Juarez Machado, será realizada a quarta edição da Mostra Arte para Todos, que tem entrada gratuita e é promovida pelo Impar – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento em parceria com Naipe - Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial, da Secretaria de Saúde de Joinville. O evento reúne em cena apresentações dos projetos desenvolvidos pelo programa de formação cultural Arte para Todos, que visa promover a inclusão e a inserção sociocultural de pessoas com deficiência intelectual (crianças, adolescentes e adultos) por meio das artes cênicas - nas áreas de dança e teatro.

            A programação da Mostra abre com o painel “Observações e reflexões sobre papel da atividade artística no desenvolvimento dos participantes do programa Arte para Todos”, com participação do pediatra e geneticista Guilherme Colin, da psicóloga Vivianne Conzatti e do professor de teatro Robson Benta. As apresentações de dança e teatro iniciam, na sequência, com os alunos das turmas de dança e teatro infantil e adolescentes; e com as turmas do Laboratório de Teatro, que envolve alunos com idade acima dos 18 anos. A Mostra finaliza com a apresentação do espetáculo Olhares, do Grupo de Teatro Arte para Todos, que pela primeira vez encena a peça sem a participação de atores convidados (pais ou profissionais do projeto).

            Os participantes do Arte para Todos são crianças, jovens e adultos atendidos pelo NAIPE e que manifestam aspectos de diferentes deficiências, como transtornos do desenvolvimento psicomotor, síndromes genéticas, acometimentos na parte física como a diplegia e a paralisia cerebral, além de alterações do comportamento. “Ao subir ao palco do Juarez Machado, estes artistas vão compartilhar com o público o resultado de um processo, de um exercício constante de autoconhecimento e superação dos seus limites, por meio da arte”, ressalta Robson Benta, professor de teatro e coordenador do Arte para Todos.

            Criado no início de 2012, o Arte para Todos desenvolve suas atividades no Centro Cultural Deutsche Schule (anexo ao Ielusc) e envolve diversos projetos: Oficinas de Dança e Teatro, para crianças e adolescentes; Laboratório de Teatro, para alunos com mais de 18 anos; Grupo de Teatro Arte para Todos (formado por ex-alunos do Laboratório de Teatro), diversas atividades de dança, teatro e terapia ocupacional envolvendo pais e familiares; visitas a eventos e instituições culturais; palestras e workshops sobre arte inclusiva para estudantes e profissionais das áreas social, cultural, de saúde e educação; além de apresentações em eventos, empresas, escolas e instituições. Conta ainda com um importante acompanhamento dos estagiários do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade Guilherme Guimbala / Associação Catarinense de Ensino - ACE, sob a coordenação da professora Winny Kessy Keller da Costa.

            O programa Arte para Todos é uma realização do IMPAR. Tem a parceria do NAIPE e o apoio da Secretaria de Saúde de Joinville. Para a realização das Oficinas de Dança e Teatro conta com o apoio da ONG Moradia e Cidadania e o patrocínio do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento Cultural; para viabilização das aulas do Laboratório de Teatro, conta com a parceria do Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. Já a manutenção do Grupo de Teatro é viabilizada com o trabalho voluntário dos profissionais envolvidos (professores de teatro e dança, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e produtora) e com a captação de recursos via edital/patrocínios para os projetos de montagem e circulação de espetáculos. Para sua viabilização o programa conta ainda com o apoio dos parceiros: Centro Cultural Deutsche Schule/Ielusc, Clic Propaganda, Chico Maurente Fotografia, Mídia Quatro Filmes e RW Contadores.

 

Programação

10h - Painel de abertura: “Observações e reflexões sobre papel da atividade artística no desenvolvimento dos participantes do programa Arte para Todos”, com participação do pediatra e geneticista Guilherme Colin, da psicóloga Vivianne Conzatti e do professor de teatro Robson Benta.

10h40 – Início das apresentações:

·         Oficina de Dança e Teatro Infantil

·         Oficina de Teatro para Adolescentes

·         Oficina de Dança para Adolescentes

·         Laboratório de Teatro – Turma 01

·         Laboratório de Teatro – Turma 02

11h30 – Apresentação do espetáculo Olhares, do Grupo de Teatro Arte para Todos.


 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinião?