Planejamento escolar = sucesso nos estudos PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 0
PiorMelhor 
Escrito por MARIA GORETI GOMES   
05-Fev-2015


Escola Municipal Elizabeth Von Dreifuss, em Joinville,  foi reformada para receber os alunos
Escola Municipal Elizabeth Von Dreifuss, em Joinville, foi reformada para receber os alunos

Cerca de 60 mil alunos começam nesta quinta-feira o ano letivo de 2015 nas escolas municipais de Joinville. Eles vão ocupar as salas de 83 escolas do ensino fundamental e de 61 dos centros de educação infantil (mais 54 conveniados) para mais uma jornada pelo conhecimento.  Entre as expectativas, o desejo de “ir bem na escola”. Mas  como conseguir sucesso nos estudos? A definição de um plano individual logo no começo das atividades é um dos caminhos para um período organizado e produtivo, segundo a gerente de desenvolvimento educacional da Editora FTD Viviane Flores. Confira as dicas da especialista:

 Organize seu espaço – não importa se estamos falando de um quarto ou uma escrivaninha, crie um lugar onde todos os seus materiais possam ser encontrados. Centralize anotações, livros e demais pertences lembrando que, por ser este seu espaço de estudos, deve ser também um lugar que propicie esta atividade. Tenha liberdade para deixar o espaço escolhido agradável e iluminado, um ambiente saudável ajuda bastante na concentração para a realização das atividades.

 Estabeleça sua rotina – é importante elaborar um planejamento das atividades diárias considerando o tempo que terá para se dedicar aos estudos fora da escola. Quando este horário se torna sagrado, você limita um período em que outras coisas não serão possíveis. E seja religioso no cumprimento deste planejamento, quanto menos "furar" com seu plano, mais dedicação. O foco neste momento é realizar tudo o que é necessário além das aulas. Lembre-se de que nas tarefas em que o uso da internet é necessário, o cuidado com as distrações deve ser constante. Evite utilizar ferramentas de comunicação, sites de relacionamento não ligados ao que está sendo estudado, etc.

Descubra o seu estilo – muitos assimilam melhor os conceitos ouvindo. Para outros, é necessário escrever tudo o que compreendem. Descubra de que forma fica mais confortável para você. Estudar é algo muito particular e é muito importante respeitar a forma como nos relacionamos com o saber.

Compartilhe – adotar um par ou mesmo um grupo para determinados momentos. Combine com colegas com quem tem afinidade um grupo de apoio que pode se reunir com regularidade. O intuito é esclarecer as dúvidas de todos e, para isso, é importante que todos compartilhem o que sabem, suas habilidades em determinadas matérias e mesmo as dúvidas para, se necessário, buscar auxílio com outras pessoas. Um grupo regular cria o hábito de estudo e pode ser bem interessante para trocar ideias sobre como cada um aprende.

 Explore outras ferramentas – aproveite todos os recursos disponíveis para melhorar seus estudos. Muitas vezes, em sua escola, os murais trazem dicas de estudo, materiais complementares, convites para aulas de reforço e você quase não aproveita as oportunidades. É importante que ferramentas disponibilizadas em seus materiais didáticos, portais e outras oferecidas em sua escola sejam conhecidas e utilizadas até antes das dúvidas surgirem.

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Qual a sua opinião?