Famlia e Escola: Dilogo de Resgate! (JE 282) PDF Imprimir E-mail
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Colunistas - Psicologia da Educao
Escrito por Gilmar de Oliveira   
16-Set-2014



Retomei a rotina de palestras e visitas s escolas, aqui na Paraba. E, nas entrevistas que fao para entender a dinmica da escola no preparo das palestras e cursos, pude notar em vrias instituies um fenmeno em comum: o completo abandono que se encontra a relao da famlia com a escola! Claro, se a famlia no valoriza a escola, no o filho que ver a escola como um local importante.
incrvel que o bvio esperado no esteja acontecendo: pais presentes nas escolas, em reunio, e que acompanham a rotina diria (ler agenda, verificar tarefas, ajudar nos trabalhos), e que comparecem quando chamados escola. Estes fatos so a cada dia mais raros no universo escolar.
O fato de termos uma sociedade que julga como muito boa a escola dos seus filhos (a imensa maioria dos pais de alunos da rede pblica pensa assim) j uma tragdia colossal. O fato de termos escolas em runas, professores mal preparados e desvalorizados pelo governo causa um dano ao pas semelhante a milhares de bombas atmicas: os efeitos da m qualidade sentem-se por muitos anos, como a radiao. E temos uma classe mdia que coloca o filho na escola privada como deixa roupas na lavanderia, que despreza a escola, que manda o advogado representar os pais nas falhas disciplinares. Que a escola boa enquanto o filhinho no reclama ou enquanto a escola no incomoda os afazeres ou o sagrado passeio de fim de semana... a coisificao do ensino. Como se escola fosse bem material.
O aluno precisa sentir os pais preocupados com a aprendizagem, com o ritmo da aula, com o dever de casa bem feito, com a leitura dos assuntos trabalhados em sala, interessados em ler a agenda, em conferir o capricho com o material. Isso mostrar ao filho que resultados positivos se conquistam com trabalho, esforo e dedicao. Os filhos precisam sentir interesse dos pais na sua vida escolar, que a escola importante para os pais. Isto amor. Ter filhos exercer o dever de cuidar e formar vidas e mentes.
A escola precisa de pais que verifiquem se h estudo e dedicao em casa. E espera que os pais fiscalizem escola e aluno: se o contedo ministrado de forma correta, notar e incentivar o interesse, a dedicao ou, mesmo no gostando, que os trabalhos pedidos sejam feitos no prazo e bem feitos. Afinal, a vida assim: prazo, qualidade, luta para obter bons frutos. Ningum gosta de todas as rotinas da vida ou do emprego, mas precisam ser feitas, goste-se ou no! Mimar o filho, criticar a escola porque deu tarefas no final de semana, dar razo ao queridinho sem antes visitar a escola e entender as razes e estratgias ou as situaes de conflito s faz o aluno ver a escola como desprezvel. Pior para o aluno.
O que a escola no precisa pai e me dono da verdade, que comparece para reclamar de tudo e de todos quando seu filho rende pouco, sem observar o seu papel no processo de formao do aluno e da pessoa. Curioso: a escola visitada rapidinho por pais revoltados quando o professor chama a ateno do aluno, quando a nota baixa aparece. E vem cheios de razo, como se o filho jamais estivesse errado. Mas, entender COMO se construiu a tal nota, qual a responsabilidade sobre alguma m conduta, parece no interessar. Ah, o professorzinho malvado. O professor criticou a postura pedante e ignbil da mocinha lindinha do Papi? O professor constrangeu a filhinha, tadinha... O que tais famlias, hoje com dinheiro, mas sem postura tica esto criando para as geraes futuras? O mesmo que as classes mais pobres esto, achando que as escolas pblicas esto boas demais: jovens sem base de vida para enfrentar os desafios do mundo moderno, mais competitivo, exigente e tico.
A famlia precisa ver a escola como o lugar de ensino e transformao da informao em conhecimento. Lugar de ENSINO. A FORMAO MORAL DEVE VIR DE CASA! A escola no depsito de aluno, pois no obrigao dos profissionais da escola aturar jovens mal-educados, grosseiros, pedantes, que juram ser donos do mundo, ensinar e educ-los. A roupa vem limpa da lavanderia, os filhos no vm prontos da escola! Muitas vezes, ao chamar os pais escola, descobrem: o aluno at que est bem, frente aos pais grosseiros, estpidos e desbocados que possui. Tambm cabe escola encontrar um canal para deixar isto bem claro s famlias, sem medo de perder alunos ou sofrer presso poltica.
Todos precisam entender que falhas no processo de aprendizagem e eventuais transgresses dos alunos requerem PARTICPAO E DILOGO FAMLIA-ESCOLA. Muitas escolas privadas temem serem mais rgidas por medo de perder alunos, assim como muitos pais, que acham que perdero o amor dos filhos, se forem rgidos. Ao contrrio: o LIMITE TAMBM AMOR. sentido como amor. Escolas que fazem valer o regimento so mais valorizadas! Ningum d valor escola frouxa; Nem filhos do valor a pais permissivos e irresponsveis. A chave? Comunicao! Textos aos pais, reunies pessoais: aproximao!

Gilmar De Oliveira
Sobre este autor:
Psiclogo clnico e institucional; especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educao e Cultura. CRP 12/01950. Endereo eletrnico: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o Javascript ter de estar activado para poder visualizar o endereo de email
 
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